Por que se comemora sao joao

Criança Esperança

Há 3 semanascriança esperança

Mar do Sertão

Há 2 semanas

TV & Famosos

Há 2 diasTV & Famosos

O Dia de São João, que acontece em 24 de junho, é uma das festas mais comemoradas do Brasil, principalmente no nordeste. Muitas vezes usado como sinônimo de Festa Junina, você deve estar se perguntando o que ele tem a ver com os arraias, né? Calma que o TudoGostoso explica! Aqui no blog nós contamos as curiosidades sobre o Dia de São João e sua relação com a Festa Junina. Confira!

Foto: Shutterstock

O Dia de São João é celebrado por festas repletas de comidas e danças

Curiosidades sobre a Festa de São João

O Dia de São João é celebrado em 24 de junho para comemorar o nascimento de João Batista. Segundo a Igreja Católica, São João foi o profeta que previu o nascimento de Jesus Cristo. Também conhecido como Santo Festeiro, o dia de São João não poderia ser diferente: repleto de festividade no mundo inteiro. No Brasil, ele é celebrado em meio aos arraiais com comidas, danças, músicas e brincadeiras.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Porém, a relação da Festa Junina com a Festa de São João não é uma tradição de origem brasileira.  Tudo começou com os países do hemisfério norte, que celebravam a colheita e a fertilidade do solo e dos humanos com um ritual pagão muito parecido. Contudo, os rituais de fertilidade não eram bem vistos pela Igreja Católica naquela época.

No início, a Igreja opôs as celebrações, mas depois adaptou-as para uma festa cristã. A fogueira desses rituais foram substituídas pelas fogueiras de São João já que, segundo a tradição, a mãe de João teria mandado acender uma fogueira para avisar Maria que o menino tinha nascido.

Mas foi graças a Portugal que a Festa Junina chegou ao país! Na verdade, antes de ser trazida ao país pelos colonizadores portugueses, ela se chamava Festa Joanina, exatamente em homenagem a São João Batista. Com o passar do tempo, as pessoas começaram a chamá-la por conta do mês em que ocorre, mas a Festa Junina não perdeu sua tradição religiosa! Em Pernambuco, Alagoas e Paraíba, por exemplo, o Dia de São João é feriado. Não é para menos, afinal, são os estados onde mais se celebra a Festa Junina!

Além do dia de São João, os dias Santo Antônio e São Pedro também são comemorados em junho, nos dias 13 e 29 respectivamente.

Foto: Shutterstock

As comidas da Festa de São João são a parte favorita da maioria das pessoas, sem dúvidas!

Receitas para comemorar a Festa de São João

Nada de passar a Festa de São João em branco, viu? O TudoGostoso separou receitas deliciosas para você preparar em casa, ideal para aquele arraial com a família e os amigos. Veja só!

Cuscuz de tapioca com leite condensado

O cuscuz de tapioca é um doce típico da Festa de São João. Feito com coco e leite condensado, o cuscuz de tapioca é fácil de fazer com ingredientes do dia a dia. Essa receita usa apenas leite integral e água, mas se você prefere um cuscuz mais durinho, você pode substituir a água por leite de coco.

Maçã do amor fácil

Muitas pessoas tem dificuldade de fazer maçã do amor, mas a verdade é que ela é muito fácil de fazer, basta seguir a receita e ficar atento às dicas do TudoGostoso! O pulo do gato está em não usar colher para mexer a calda, porque pode acabar açucarando. Para que a calda fique perfeita,  misture apenas balançando a panela levemente. Você ainda pode incrementar a sua maçã com confeitos coloridos, mas despeje-os sobre os maçãs do amor com a calda ainda quente!

Pastel de queijo com presunto

Se o que você curte não é receita doce e sim salgada, você precisa fazer esse pastel. Crocante e muito sequinho, o pulo do gato para garantir um pastel igual de feira está no uso de cachaça, que deixa a massa muito crocante. O recheio fica a seu critério, mas o tradicional queijo com presunto nunca deixa a desejar, não é?

Cocada mole de laranja

Nós já ensinamos diversas receitas de cocada, desde a tradicional cocada de corte até a cocada cremosa de leite condensado. Agora mostramos como fazer a cocada mole de laranja, perfeita para impressionar seus convidados. O melhor é que ela é muito fácil de fazer, só misturar todos os ingredientes na panela e está pronta!

Pudim de milho verde

O milho é o ingrediente queridinho das Festas Juninas e ele também não pode faltar nas celebrações do Dia de São João. Então que tal uma receita diferente para o seu arraial? O pudim de milho verde é uma sobremesa não convencional mas que é superprática e muito gostosa.

Bolo de fubá sem leite e sem farinha de trigo

É claro que uma boa Festa de São João não pode faltar o clássico bolo de fubá, né? Nós separamos essa receita para quem precisa fazer um bolo de última hora porque mais fácil que ela impossível! A receita substitui o leite por iogurte desnatado e dá muito certo.

Veja mais:

13 receitas de Festa Junina que ficam prontas em até 30 minutos

Festa junina diet: veja como fazer os deliciosos doces típicos da época sem açúcar

Faça renda extra com Festa Junina: ganhe dinheiro com receitas típicas

São João é conhecido como o "Santo Festeiro”. Essa festividade faz parte das tradicionais comemorações das festas juninas do país, que são celebrações no mês de junho marcadas por danças, pratos típicos e brincadeiras.

O dia de São João é comemorado em 24 de junho para lembrar o dia em que nasceu João Batista, o profeta que previu o nascimento de Jesus Cristo e faz parte do calendário da Igreja Católica.

No mês de junho também é comemorado o Dia de Santo Antônio, no dia 13, e o Dia de São Pedro, dia 29.

História de São João Batista

São João nasceu no dia 24 de junho, em Israel, na cidade de Aim Karim, situada a seis quilômetros de Jerusalém. Seu pai era sacerdote e chamava-se Zacarias. Sua mãe, conhecida como Santa Isabel, era prima de Santa Maria, mãe de Jesus.

O casal nunca tinha tido filhos. Estudos indicam que, além de idosa, Santa Isabel era estéril. No entanto, um dia, o anjo Gabriel anunciou a Zacarias que eles teriam um filho e ele deveria se chamar João. O acontecimento foi considerado um milagre.

São João é considerado o santo mais próximo de Cristo, pois além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por ele nas margens do rio Jordão.

Morte de São João Batista

João é lembrado como o primeiro mártir da Igreja. Segundo o Novo Testamento, o profeta denunciou a vida adúltera do rei Herodes Antipas. O monarca havia se envolvido com sua ex-cunhada, Herodíades.

No aniversário de Herodes, a filha de Herodíades, Salomé, dançou de forma tão surpreendente que, admirado, o rei prometeu dar o que ela quisesse. Salomé, incentivada pela mãe, pediu a cabeça de João Batista em uma bandeja. Antipas, então, ordenou a prisão do santo, que morreu decapitado na cadeia, no dia 29 de agosto.

Festa Junina no Brasil

As festas juninas eram tradições bastante populares em Portugal e Espanha, e os portugueses trouxeram durante a colonização, assim como outras tradições. Inicialmente, a festa era conhecida como ‘Festa Joanina’, em referência a São João, mas, ao longo dos anos, teve o nome alterado para festa junina, por ocorrer em junho.

O crescimento da festividade aconteceu sobretudo no Nordeste. A festa representa a gratidão aos santos pelas chuvas nas lavouras e impulsiona a economia local. As duas maiores festas juninas do Brasil duram 30 dias e são realizadas em Caruaru (PE) e Campina Grande (PB).

Nos estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba, o dia de São João é feriado. Este também é um feriado municipal nas cidades onde o santo é padroeiro e em outras que homenageiam o santo.

GettyImages

Fogueira de São João

Antes do nascimento de São João, Santa Maria perguntou à Isabel como ela saberia do nascimento. Então Santa Isabel disse que, nesse dia, ela acenderia uma grande fogueira para que, de longe, a prima soubesse que o bebê havia vindo ao mundo. Por esse motivo, a fogueira é o símbolo principal do Dia de São João.

Pexels

Leia mais: Cinca penteados de cabelos para Festa Junina; Recife suspende festas juninas e destina recursos para vítimas das chuvas

Última postagem

Tag