Por que os dedos incham

Quando nossas mãos estão inchadas, é fácil perceber. Até mesmo um anel fica difícil de ser colocado ou retirado, caso os dedos também tenham sido acometidos pelo inchaço.

Algumas causas do surgimento dos edemas são bastante comuns e não apresentam qualquer risco para a saúde. 

Dias de calor, por exemplo, tendem a ser um motivo para inchaço de pés e mãos de muitas pessoas. Isso acontece porque a alta temperatura dilata vasos sanguíneos, provocando uma alteração na circulação sanguínea. 

Mas, hoje quero falar sobre três condições que também causam inchaço nas mãos e que esse sinal precisa ser visto como um alerta para investigação médica.

Trombose: Problemas na circulação sanguínea estão bastante relacionados com o surgimento de edema (inchaço) em membros com pé e mãos. A trombose é o surgimento de coágulos em veias profundas do corpo e pode acontecer por diversos motivos, sejam eles uma predisposição genética, uso de medicações e até mesmo determinados posicionamentos por tempo prolongado.

O maior risco da trombose venosa é  que caso esse trombo se desprenda pode chegar a circulação pulmonar e gerar distúrbios respiratórios.  

Por isso, o inchaço sem motivo aparente (picada de inseto ou calor, por exemplo) é um sinal que precisa ser levado a sério.

Artrite reumatoide: A artrite reumatoide é uma doença inflamatória autoimune, que atinge pequenas e grandes articulações. Um dos sintomas clássicos da doença é justamente o inchaço nas mãos e nos pés, por conta do processo inflamatório.  O tratamento é feito inicialmente com um reumatologista, com o intuito de controlar a doença. Mas, em alguns casos com grande comprometimento das articulações da mão, também podemos utilizar de tratamento cirúrgico.

Síndrome do Túnel do Carpo:A STC causa bastante dúvida quando falamos em cirurgia da mão e por isso já abordei o tema diversas vezes em minhas redes. O Túnel do Carpo é um canal  osteo-fibroso e por ele passam do antebraço para a mão o nervo mediano e os tendões responsáveis pela flexão dos nossos dedos,.

O problema aparece quando surge uma compressão do nervo mediano. Os sintomas comuns incluem formigamento, inchaço e dor na mão afetada. Com esses sintomas, um médico especialista em mão deve ser consultado.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. 

Dr. Guilherme Ogawa
Cirurgião da Mão e Microcirurgião (RQE 24943)
Atendimentos em Londrina
(43) 3361-3807
(43) 99161-3807

Por que os dedos incham
Foto: Shutterstock

Se você fica com as mãos inchadas ao correr, você não está sozinho. Embora muitas vezes seja apenas sutil, essa é uma situação bastante comum. Vamos entender o que acontece – e como evitar.

Por que os dedos incham

Por que os dedos incham

Por que fico com as mãos inchadas ao correr?

Suas mãos normalmente incham quando está quente, mas não é um sinal de desidratação. Pelo contrário: mãos e dedos inchados podem ser um sinal de hiponatremia. Esse fenômeno ocorre quando você bebe muito líquido ao longo de uma corrida.

+ 3 dicas de como evitar lesões ao retornar depois de um tempo parado
+ Correr pode causar inchaço? Descubra

Durante o exercício, a circulação aumenta e a mão tem uma grande rede de pequenos vasos sanguíneos que se abrem. Com o aumento do fluxo sanguíneo, há algum vazamento de fluido entre as células. Esse vazamento é provavelmente a causa de seus dedos incharem.

Além disso, balançar os braços enquanto corre também contribuir para a retenção de líquidos nas mãos. Isso acontece porque esse movimento aumenta a movimentação do ar através da pele para melhorar a troca de calor com o ar.

Este fluido é eventualmente reabsorvido pelas células ou eliminado através do sistema linfático. Esse processo está acontecendo enquanto você está correndo. No entanto, a taxa de remoção é mais lenta do que a de acumulação.

Como evitar mãos inchadas enquanto corro?

A solução para diminuir (ou evitar) o inchaço das mãos enquanto corre? Se você perceber que o inchaço é pior quando está quente, tente mudar o treino para um horário que está mais fresco, pela manhã ou à noite.

Tirar os anéis que você está usando também não é uma má ideia.

E o mais importante, fique de olho na hidratação, sobretudo durante os longões, que podem durar mais de uma hora. Um estudo recente, publicado no European Journal of Applied Physiology, sugere que beber água sempre que você quiser (quando sentir sede) levará a uma hidratação adequada no final de uma corrida de duas horas, independentemente da temperatura. Ouça o seu corpo para evitar o excesso de hidratação, o que pode levar a sintomas de hiponatremia.

Normalmente, o inchaço de qualquer parte do corpo é devido ao acúmulo de fluidos. E os dedos não são exceção! Mas as causas também podem ser outras. Vamos descobrir aqui

Pode acontecer a todos perceberem a noite de tem dedos inchados, tanto que não consigo nem remover os anéis por causa de desagradável "efeito salsicha".

Mas dedos inchados também podem aparecer em outras horas do dia - mais frequentemente ao acordar, cúmplice posições tomadas durante a noite que em alguns casos comprometem a microcirculação, mas não só. Além disso causas ambientais - frio excessivo, altas temperaturas - risco de afetar negativamente a circulação sanguínea, causando inchaço nas extremidades.

E também existem condições fisiológicas, como alterações hormonais típicas da gravidez ou do ciclo menstrual, responsável pela estagnação de líquidos em muitas partes do corpo, incluindo as mãos. Mas, em alguns casos, esse fenômeno pode ser espião para outras doenças ou condições patológicas.

Então, vamos investigar quais são as causas mais comuns de inchaço nos dedos e os remédios mais eficazes.

Dedos inchados: quais são as causas?

1. Má circulação

A causa mais comum. UMA excesso de colesterol, pressão arterial alta ou descompensada eles forçam nosso sistema circulatório a fluir o sangue do coração para os pulmões com mais força e em alta velocidade. Essa intensidade circulatória em nosso peito, conseqüentemente, decai nas extremidades, como nos dedos. Então aqui acontece com sinta suas mãos mais frias e os dedos incham porque os nossos vasos sanguíneos dilatam mais. Problemas de circulação geralmente também estão subjacentes ao desconforto das mãos frias.

2. Reação alérgica

Quando entra em nosso corpo um corpo estranho, para nos defendermos, liberamos histamina na corrente sanguínea para combatê-la, e isso pode causar inchaço nos dedos.

3. Excesso de peso

A obesidade afeta nosso sistema linfático, alterando e causando retenção de água tanto nas mãos quanto nos pés. Em particular, não é incomum sentir nas mãos também uma espécie de formigamento além de dedos inchados.

4. Infecção

Uma infecção ocorre quando eu germes entram em nossa pele por algum ferimento, até mesmo um pequeno corte. Neste caso, pode acontecer que alguns dedos comecem a inchar e que sinta uma sensação de dor.

5. Túnel do carpo

Quando estamos sofrendo desíndrome do túnel carpal, uma neuropatia envolvendo um pequeno canal que conecta a parte inferior do pulso à parte extrema da palma da mão, geralmente um tem um redução do fluxo sanguíneo para esta área do corpo devido à compressão do nervo mediano; isso causa um sensação de dormência e formigamento nos dedos, muitas vezes acompanhados de inchaço.

6. Artrite reumatóide

EU'desgaste das articulações e cartilagens - que pode ocorrer em qualquer idade - afeta todas as áreas do nosso corpo, incluindo os dedos e muitas vezes se manifesta com um inchaço repentino nos dedos acompanhado de endurecimento e vermelhidão do mesmo.

O que fazer na presença de dedos inchados? Os remédios mais comuns

Caso o inchaço dos dedos seja devido à retenção ou má circulação pode ser útil fazer alguns exercício direcionado como mover repetidamente o polegar para dentro e para fora. Um movimento tão simples é capaz de restaure o equilíbrio dos líquidos.

Outro exercício igualmente útil consiste emjunte as palmas das mãos (posição de oração) e levante-os acima da sua cabeça. Este exercício também ajuda a compensar a nossa circulação porque, ao levantar as mãos, você permitirá que o sangue acumulado flua flua para o resto do corpo. Os médicos até recomendam manter o mãos mais altas do que o coração, mesmo durante o sono.

Além disso, você também pode fazer isso uma automassagem eficaz. Com o polegar e o indicador, aperte a outra mão levemente, mas com um aperto firme. Mova-os da base da palma da mão à ponta do dedo e repita o processo para cada dedo, depois mude de mão.

Em ambientes onde você fica por várias horas - em casa e no escritório - tente manter temperaturas médias constantes exatamente porque o frio ou o calor excessivos, bem como as mudanças drásticas de temperatura, podem causar inchaço nos dedos.

Também é possível reduzir a estagnação de líquidos recorrer a diuréticos naturais como o chá verde, sem esquecer que a primeira regra para não reter líquidos é beber muito, pelo menos 2 litros de água por dia.

Tente eliminar, ou pelo menos reduzir drasticamente o sal, que promove a retenção de água e a substitui por temperos para dar sabor aos seus pratos.

Então há luvas de compressão especiais, que encontra nas farmácias, são muito úteis nestes casos porque exercem uma pressão adequada nas mãos e nos dedos, retirando o excesso de líquidos.

Se o inchaço persistir e você não encontrar alívio com nenhuma dessas técnicas, tudo bem contate um médico para excluir doenças mais graves, como as que falamos acima e que podem exigir tratamentos diferentes.

Em particular, se além do inchaço dos dedos eles surgirem outros sintomas ou complicações como incapacidade de realizar tarefas diárias (se vestir, usar o mouse, etc.), febre, deformidade do dedo, você deve entrar em contato imediatamente com seu médico para excluir infecções graves ou outras doenças.

Se você achou este artigo interessante, também pode estar interessado no que fazer em caso de tornozelos inchados.