Para praticar pilates quantos dias são necessários para exercitar

Para praticar pilates quantos dias são necessários para exercitar

O pilates está em alta! Hoje em dia fazer pilates está na moda e quem faz está satisfeito com a modalidade. E não é à toa, pois o exercício tem tudo a ver com saúde e bem-estar.

Para todos aqueles que estão motivados e dispostos a alcançar o corpo ideal, o método pode ser uma excelente ferramenta. Além de oferecer todos os benefícios de uma atividade física comum, o pilates é seguro para sua saúde física, auxiliando na correção da postura, aumentando a elasticidade do corpo e aliviando o estresse.

O pilates fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações.

12 Benefícios do Pilates para sua Saúde

Para praticar pilates quantos dias são necessários para exercitar

  1. O pilates melhora a postura. Pilates coloca muita ênfase no alinhamento adequado durante o exercício. Isso torna o praticante mais consciente de seu corpo e da posição correta em todos os momentos do dia a dia;
  2. O pilates ajuda pessoas que têm dor nas costas. Além de poder ser um grande aliado dos fisioterapeutas no tratamento das pessoas com lesões nas costas ou quaisquer condições graves (como hérnia de disco ou graves desvios posturais), o pilates também pode contribuir muito para o alívio das dores nas costas causado por um estilo de vida sedentário, rigidez muscular e tônus ​​muscular;
  3. O pilates ajuda a lidar com o desconforto e as dores durante o ciclo menstrual. Pratique alguns dias antes do início do ciclo e até mesmo durante a menstruação (escolhendo os exercícios mais fáceis) e você vai sentir a diferença;
  4. O pilates vai torná-la mais flexível. Diversos exercícios de pilates aumentam a flexibilidade da parte posterior do seu corpo, a área que causa a maioria dos problemas para todos nós, bem como a flexibilidade em geral do seu corpo todo. Sendo mais flexíveis, teremos menos lesões, menos dores relacionadas com músculos tensos e um melhor desempenho em qualquer tipo de atividade física;
  5. O pilates ajuda você a encontrar o seu equilíbrio interior e se livrar da ansiedade. Um estudo recente descobriu que a simples prática de exercícios para o equilíbrio (como pilates) pode resolver problemas de ansiedade;
  6. O pilates pode ajudar a melhorar a memória. Exercícios que incluem exercícios de coordenação, assim como sequencias de alguns exercícios ajudam a melhorar a memória;
  7. O pilates ensina controle do corpo. Os exercícios de pilates não isolam cada um dos seus grupos musculares para serem executados. Ao invés disso, exercita o seu corpo como um todo, o que não cria desequilíbrios musculares que são comuns a outros tipos de exercícios isolados;
  8. O pilates tem se mostrado eficaz em várias condições: no alívio dos sintomas da fibromialgia, artrite e artrose, bem como na recuperação depois do câncer (particularmente o câncer de mama) e outros procedimentos cirúrgicos (principalmente joelho, quadril e cirurgias no pé);
  9. O pilates combate o estresse.  Os exercícios contemplam uma ordem específica  que obedece a um ritmo respiratório e que exige concentração. Por isso, ao longo do curso, os praticantes adquirem um poder maior de controle sobre o corpo, o que possibilita lidar melhor com situações de estresse, ansiedade e nervosismo;
  10. O pilates melhora a respiração. O indivíduo que tem estresse ou ansiedade constante interrompe a respiração normal, gerando um bloqueio no músculo do diafragma. Como o pilates trabalha a musculatura respiratória, ele é capaz de ensinar novamente essas pessoas a respirar, o que é feito pela associação dos exercícios a um tempo preciso de inspiração e expiração;
  11. O pilates melhora o desempenho na corrida. Pode até não parecer, mas a corrida é uma atividade que exige técnica. Realizá-la sem estar preparado ou de maneira incorreta pode causar diversas lesões no praticante, e é nesse ponto que o pilates pode ser de grande ajuda. Por meio da reeducação da respiração e da concentração adquiridas no método, correr pode se tornar uma atividade mais prazerosa e com resultados mais rápidos. Além disso, a consciência corporal desenvolvida no pilates auxilia o equilíbrio do corredor e o alinhamento do corpo;
  12. O pilates trabalha os músculos. O grande diferencial do método pilates é que o fortalecimento muscular é realizado de forma global e não segmentar. Durante os exercícios, ocorre a ativação simultânea de diversos grupos musculares e há uma integração dos músculos principais, secundários e posturais. Além disso, as articulações também são estimuladas.

A Prática do Pilates

Para praticar pilates quantos dias são necessários para exercitar

Para obter bons resultados é aconselhável praticar o pilates de duas a três vezes por semana. O corpo costuma responder muito rápido à atividade, mas o tempo para alcançar a forma física desejada varia de individuo para indivíduo, de acordo com seu biotipo e metabolismo.

Quando comparado com outras modalidades esportivas e atividades físicas, o pilates se destaca pela qualidade de seus movimentos e garantia da segurança do corpo em cada exercício. As modificações no corpo são facilmente perceptíveis, deixando todos seus praticantes bem satisfeitos.

As aulas de pilates normalmente duram em média uma hora e são sempre bem variadas evitando-se assim a monotonia. Há pouco desgaste físico e pouca repetição de movimentos, que são suaves e lentos. Pode ser feito sem nenhum aparelho (pilates de solo) ou com acessórios específicos como as bolas, bandas, rolos entre outros.

Como pode perceber nem sempre é necessário sofrimento para exercita-se, o foco central do pilates é uma melhor qualidade de vida, através da melhora da saúde e do bem estar. Por isso, o pilates é hoje um dos métodos mais procurados, pois seus exercícios unem corpo e mente de forma saudável e equilibrada.

E você, já pratica pilates? Qual sua opinião?

Quem precisa praticar atividade física, mas não aprecia as práticas fitness mais comuns, pode encontrar em uma aula de pilates uma série de benefícios para o corpo.

Confira nesse post para que serve aula de pilates e quais exercícios os iniciantes podem fazer.

O que é aula de pilates?

Na aula de pilates, os benefícios são amplos e independem do histórico de treinamento físico do aluno. São cada vez maiores os estímulos para se buscar essa atividade física nos últimos anos!

As aulas de pilates são elaboradas com exercícios de baixo impacto, que vão concentrar-se no fortalecimento do core, região central do corpo que envolve tronco, abdômen, quadril e costas.

Esse método de treinamento mental e físico foi criado pelo alemão Joseph Pilates, no início do século 20.

Por trazer exercícios que ajudam na flexibilidade, na melhoria da postura, promovem força e estabilidade do core, a modalidade garante definição muscular e controle muscular.   As aulas de pilates auxiliam na prevenção e tratamento das dores nas costas, por isso podem ser adotadas tanto por quem quer aderir a uma prática fitness quanto para quem precisa de reabilitação física.

Leia mais sobre:

A aula alivia dores?

Para quem está começando esse treino porque têm dores crônicas, há aulas de pilates para fortalecimento da coluna e de diversas partes do corpo para ajudar a reduzir esses desconfortos.  

A coluna vertebral é particularmente beneficiada por esses treinos. Até mesmo quem sofre de dores lombares recebe indicação médica para realizar este treinamento.

Durante o treino é realizada uma série de técnicas respiratórias e movimentos bem coordenados e precisos. Esses exercícios fazem com que os praticantes adquiram cada vez mais consciência da sua postura e dos seus desequilíbrios de força e flexibilidade.

O treino pode exigir bastante dos praticantes no sentido de estimular o alongamento, força muscular e equilíbrio, além da consciência corporal. 

Continue a leitura e confira 10 benefícios que o pilates oferece:

  • Aperfeiçoa a respiração;
  • Melhora a concentração;
  • Diminui dores no corpo;
  • Fortalece os músculos;
  • Ajuda na prevenção da osteoporose;
  • Melhora a flexibilidade;
  • Amplia a resistência física e mental;
  • Melhora a coordenação motora;
  • Alinha problemas posturais;
  • Cresce a resistência muscular. 

Os exercícios não são difíceis. Eles são executados com pouca carga, poucas repetições e com muita atenção.

A aula de pilates é para todos os níveis de praticantes, assim como para gestantes e idosos, porque os exercícios são ajustados para cada praticante. No entanto, se a pessoa já é muito idosa e muito sedentária, é prudente buscar uma aprovação médica para praticar.

Além disso, alguns problemas de saúde também poderão ser impeditivos para a prática do pilates, como osteoporose grave e hérnia de disco. Vale uma consulta ao médico antes de iniciar os exercícios.

Aulas de pilates online

As aulas online de pilates podem ser uma excelente opção para quem não pode sair de casa para se exercitar. Devido à agitação do cotidiano e falta de tempo, muitas pessoas estão escolhendo essa forma de se exercitar. 

Mantendo a disciplina e frequência na prática de exercícios disponíveis na internet também é possível obter excelentes resultados. 

Hoje, há treinos online com a orientação de profissionais especializados. A Cia Athletica tem um canal  no youtube, que traz um compilado de vídeos para a aula de pilates. 

São 6 aulas com a professora Thais Holiveira, desde a introdução até a aula na qual é trabalhada a sequência de movimentos que exercitam os 6 princípios do método, são eles:

  •         Controle;
  •         Concentração;
  •         Centro de força;
  •         Respiração;
  •         Fluidez;
  •         Precisão.

Aula de pilates emagrece?

Muitas pessoas começam a fazer pilates com a dúvida se emagrece, porém, esse não é objetivo do treinamento, mas pode ajudar sim na perda de medidas, em função do realinhamento da postura e do fortalecimento da musculatura.

 A dica para quem quer resultados como perda de peso significativa é associar um treino cardio de alta intensidade junto com as aulas de pilates.

Aula de pilates para iniciantes

As aulas de pilates para iniciantes vão proporcionar os mesmos benefícios que o atleta avançado vai ter. Quem está começando pode investir tanto na aula de pilates com aparelhos, como na aula de mat pilates (aulas de pilates solo), ou seja, exercícios solo com colchonete.

Mas como é a aula de pilates? Os instrutores iniciam os treinos com exercícios de alongamentos das áreas mais necessitadas do corpo, de forma mais suave e depois segue para o fortalecimento dos grupos musculares.

Seguem aqui 4 exercícios de solo das aulas de pilates, mas lembre-se que os movimentos devem ser mais lentos e contínuos:

Movimentação dos ombros

Deite-se de costas com os braços bem apoiados no chão. Levante os dois braços estendidos, continuando com as escápulas apoiadas no chão.

Alongue os braços, mãos e dedos como se quisesse alcançar o teto, depois levante suavemente as escápulas do chão e volte a apoiar.

Repita esse movimento várias vezes para proporcionar consciência dessa região do corpo.

Com os braços ainda estendidos, faça círculos sem retirar as escápulas do chão. Repita de 5 a 10 vezes. Troque o sentido do movimento circular e faça mais 5 ou 10 movimentos.

Inspire quando o círculo estiver voltado para dentro e expire quando o círculo estiver para fora.

Deite-se de costas para o chão, com os braços estendidos ao longo do corpo e as duas pernas estendidas. Então, eleve a perna direita em direção ao teto. Lentamente, faça círculos para fora com a perna estendida. Abaixe a perna e repita o movimento com a perna esquerda. A pelve pode se mover.

Volte a estender a perna direita e faça círculos para dentro, e repita depois com a perna esquerda. Tente manter a pelve imóvel nesses movimentos.

Roll up

Fique deitado de costas para o chão, os glúteos bem contraídos e o corpo estendido. Pressione uma perna contra a outra e mantenha os pés bem apoiados no chão, com calcanhares bem juntos. Os iniciantes devem ficar com as pernas flexionadas.

Inspire e eleve os braços em direção ao teto. Expire iniciando um movimento com a cabeça, olhando em direção às pernas. O tórax deve estar bem arredondado, e os braços para frente.

Inspire retornando a deitar com a força da pelve e da coluna lombar. Então, expire e volte à posição inicial. Repita por 5 vezes.

Ponte

Ainda de costas, fique com as mãos estendidas ao lado do corpo, com os pés apoiados no chão, levantes os joelhos. Então, levante os quadris para criar uma espécie de linha reta dos ombros aos joelhos, como se seu corpo realmente ficasse no formato de uma ponte. Fique nessa posição por 30 segundos.

The Hundred

O praticante deve ficar deitado de costas, com a lombar totalmente apoiada no chão. Os braços devem estar ao longo do corpo e os joelhos flexionados, fora do chão, com os pés como se estivesse flutuando.

Inspire para iniciar o movimento e expire elevando a cabeça e a parte superior do corpo como se quisessem chegar aos joelhos. Os braços elevados e retos como se fossem alcançar os calcanhares.

Inspire e mova os braços para cima e para baixo por 5 vezes, expire e faça o mesmo movimento também por 5 vezes.

Conte até 70 e então estenda as pernas para cima, em 90 graus. Continue a contagem e quando chegar em 90 graus, estenda as pernas para frente na diagonal. Termine o exercício e abrace as duas pernas com as mãos.

Conclusão

Mais um lembrete: quem pode dar aula de pilates são educadores físicos e fisioterapeutas, que conhecem bem a fisiologia do corpo humano e são qualificados para ministrar essa prática.

Agende aqui na Cia uma aula experimental de pilates para conhecer esse treinamento que já conquistou tantas pessoas!