O que estudar para ser dentista

A prática da odontologia começou no século XVI (se você não sabe os números romanos, vá aprender!).

No comecinho, não existia nenhuma técnica ou cuidado específico. A galera que trabalhava com isso arrancava a dentição da rapaziada na raça mesmo. Sem anestesia e sem amor.

Todo mundo sabe o que um dentista faz: ele bota medo em criancinhas (e em alguns adultos também) ele cuida da saúde bucal da galera. Ele diagnostica, trata e previne doenças nos dentes, gengivas, bocas e tudo ali em volta.

O Perfil de um Dentista

Se você pensa em ser um dentista, pegue o seu nojinho e jogue o mais longe que conseguir. Um profissional da odontologia deve saber tratar todos os seus pacientes da mesma forma (BEM, É CLARO).

Não pode fazer carinha feia pro bafo, nem pro dente podre. Todas as bocas que estão ali têm a sua história e as suas particularidades. Não é legal discriminar alguém por qualquer que seja o fator. Por que pela boca seria?

Além disso, o dentista vai tratar idosos, crianças e pessoas com necessidades especiais. Logo, vai precisar de paciência e jeitinho pra lidar com as diferenças de cada um.

O profissional também precisa ter uma certa facilidade para manusear instrumentos. Já pensou se ele faz uma besteira e machuca alguém?

O Curso de Odontologia

O curso de Odontologia dura 5 anos. Nos primeiros períodos, o aluno tem as matérias de introdução aos assuntos e conceitos.

Conforme vai avançando na graduação, os futuros dentistas começam a ter mais matérias práticas, já pra habilitar a galera mesmo, como se fosse uma autoescola.

Nos últimos períodos, os alunos testam os conhecimentos adquiridos durante o curso em pacientes reais. Muitas faculdades atendem comunidades carentes sem cobrar um centavo, e são os estudantes que fazem o atendimento dessas pessoas.

O que estudar para ser dentista

O que estudar para ser dentista

Segundo o MEC (Ministério da Educação), os assuntos que o aluno vai encontrar durante o curso são:

  • Anatomia;
  • Histologia;
  • Fisiologia;
  • Bioquímica e Patologia;
  • Patologia Bucal;
  • Semiologia e Radiologia;
  • Materiais Dentários;
  • Oclusão;
  • Dentística;
  • Endodontia;
  • Periodontia;
  • Prótese;
  • Implantodontia;
  • Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais;
  • Clínica Odontopediátrica;
  • Medidas Ortodônticas Preventivas;
  • Bioética;

Pra se formar, o aluno precisa fazer o tal do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Áreas de Atuação

Se você pensa que o dentista faz uma coisa só, está ENGANADÍSSIMO! Primeiramente, vamos falar das variações da Odontologia. Essas variações ocorrem de acordo com as pessoas que são atendidas:

Odontopediatria

O atendimento aos pequeninos (crianças e nenéns).

Odontologia em Saúde Coletiva

O atendimento às pessoas de baixa renda, seja planejando ações de assistência social ou botando a mão na massa mesmo.

Odontologia Legal

Você sabia que uma das formas mais eficazes de identificar uma pessoa é pela arcada dentária? O dentista que escolhe trabalhar nessa área vai viver uma rotina de CSI (Crime Scene Investigation – a série de televisão), fazendo perícia e identificação das pessoas.

Odontogeriatria

O atendimento aos idosos.

Odontologia do Trabalho

O atendimento à galera que trabalha em lugares que prejudicam a saúde bucal de alguma forma.

Odontologia Esportiva

O atendimento aos bichão dos esportes profissionais, que precisam de algum tipo de proteção ou tratamento especial pros dentinhos.

Odontologia para Pacientes Especiais

O atendimento a pessoas com necessidades especiais.

Depois das variações, temos as DERIVAÇÕES. Assim como na Medicina, a Odontologia também tem as suas especializações. Bora lá:

O que estudar para ser dentista

Clínica Geral

O faz-tudo. Normalmente faz os trabalhos mais comuns, como tirar um dente, ou fazer uma limpeza, por exemplo.

Dentística Restauradora

O trabalho do profissional dessa área é manter o dente na sua forma original, fazendo a sua função dentro da boca sempre branquinho e bonitinho.

Endodontia

Tratamento de canais.

Não. Não esse tipo de canal! A Endodontia trata a polpa do dente (onde fica o nervo dele).

Estomatologia

Cuida das doenças que rolam na boca.

Implantodontia

O dentista que faz cirurgias e próteses.

Ortodontia

Se você já usou aparelho na vida, já conheceu um desses profissionais.

O que estudar para ser dentista

Patologia Bucal

Trabalha em laboratórios identificando doenças.

Periodontia

Cuida de tudo o que tem EM VOLTA do dente. Gengiva, ossos e coisarada.

Prótese Dentária

A famosa dentadura. Existem profissionais especializados em projetar e fazer as próteses.

Radiologia

Achar problemas na boca, face ou maxilar através de ibagens de raio x.

Traumatologia e Cirurgia

Imagine que uma criança comportadíssima pula de cima do parquinho e quebra a lajota com a testa, nariz e boca.

Essa belezinha quebrou uns 16 dentes e tá de queixo mole. Essa especialização existe para tratar casos como esse.

O Dia a Dia de um Dentista

Como em todas as outras profissões, a rotina de um profissional da Odontologia vai depender da área em que ele atua. Os casos são diferentes entre si, mas o serviço prestado pelo dentista será praticamente o mesmo.

É claro que podem acontecer particularidades em cada atendimento, mas tirando isso, as rotinas desses profissionais são um tanto quanto parecidas.

Eles vão trabalhar, na absoluta maioria das vezes, dentro de um consultório, atendendo paciente atrás de paciente.

Além disso, os dentistas têm muito contato com pacientes que não estão com a sua saúde bucal no seu melhor momento. Logo, estão incomodados ou sentindo dores.

A parte do relacionamento com o paciente é importante? Claro! Muito! Mas não é só isso. Também é fundamental saber analisar os exames e cenários da saúde bucal caso a caso. Não adianta saber fazer os procedimentos e não saber O QUE precisa ser feito.

Mercado de Trabalho

No Brasil, existe 1 dentista pra cada 700 pessoas (mais ou menos), só que tem um probleminha: MAIS DA METADE DOS DENTISTAS ESTÃO NA REGIÃO SUDESTE!

Má notícia pra quem é do Sudeste, mas boa notícia pra quem não é, já que a concorrência por vagas e pacientes diminui.

Falando dos lugares em que os profissionais da Odontologia podem trabalhar, o setor público (prefeituras e governo) é o maior empregador de dentistas no Brasil. #FicaADica: pode ser uma boa oportunidade pra quem procura estabilidade financeira.

Outra opção é trabalhar em consultórios, clínicas particulares, hospitais e postos de saúde. Além disso, é possível empreender e montar o seu próprio consultório.

QUERO SABER DO DINHEIRO, ME CONTA!

Vamos lá, seu capitalistinha!

A média de salário dos dentistas assalariados, ou seja, funcionários de uma clínica, por exemplo, é de R$ 3.100,00.

Se o seu sonho é ter seu próprio consultório, saiba que com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades. O salário de um funcionário autônomo – o dono da sua própria empresa – depende de quantos pacientes ele atende durante o mês.

Vale lembrar que o consultório também tem um custo de manutenção bem alto. Então não basta manjar de todos os procedimentos odontológicos, você também vai precisar estudar um pouco de administração pra manter o negócio lucrando.

Mitos e Verdades

“Odontologia é uma das profissões mais perigosas para a saúde”

VERDADE

A maioria das doenças é transmitida através da saliva. Qual é o profissional que mexe em bocas todo dia, o dia todo? Sim, o dentista. Por isso os profissionais sempre usam máscaras e equipamentos para se proteger.

“É só pagar a mensalidade e tá tudo certo!”

MITO

Isso não vale só pra faculdade particular, não. O aluno tem que comprar muitos materiais complementares, como instrumentos, jalecos, etc.

“O aluno vai ver cadáver durante o curso”

VERDADE

Os alunos de Odontologia têm aula de anatomia e isso é inevitável. Mas se você já jogou o nojinho longe, não deve ter nenhum problema.

“Não posso ver sangue que eu passo mal, melhor não fazer Odonto”

VERDADE

Na verdade, ninguém pode te dizer o que você pode ou não pode fazer. Mas se você passa mal só de ver, é bom saber que você vai ver sangue O CURSO INTEIRO.

Portanto, se tem problema com isso, vá se acostumando!

E aí, Odontologia é pra você?

Você viu que quem quer trabalhar nessa área vai ver muita boca nessa vida e umas que não são lá muito bonitas. Mas se mesmo assim você quer tornar o mundo com um sorriso ainda mais bonito, a odontologia pode ser o seu lugar.

Se ainda está com dúvidas, FAÇA NOSSOTESTE VOCACIONAL!