O que estudar para a prova do enade

O que estudar para a prova do enade

Uma prova pra avaliar o que o universitário sabe e o que a universidade ensinou. À primeira vista essa é a síntese do que é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Até aí, tudo bem, sem muitas novidades. Mas…qual é o conteúdo do Enade? O que você precisa estudar para fazer a prova e garantir o seu diploma, o passaporte para o mercado de trabalho? Esse é o assunto deste post. Então vem comigo, mas vem com atenção!

O que estudar para a prova do enade

O que você vai encontrar aqui

O que eu preciso estudar para o Enade?O conteúdo do Enade é difícil?Como é a prova do Enade?Quem deve fazer a avaliação do conteúdo do Enade?

E se eu não fizer o Exame, o que acontece?

O que eu preciso estudar para o Enade?

O que estudar para a prova do enade

Eu sei, você ouve a palavra “prova” e já pensa: o que eu tenho que estudar? Qual o conteúdo que vai cair? Com o Enade, não é diferente. Comece entendendo que essa é uma avaliação de toda a sua vida universitária e, do mesmo modo, do desempenho da universidade! Mas, calma! Não há surpresas, nem novidades. Em outras palavras, o Enade é uma avaliação obrigatória, que ocorre sempre no fim do curso, ou seja, quando o aluno já possui conhecimentos suficientes para se tornar um profissional.

Aplicada pelo Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inepe), a prova é elaborada a partir dos conteúdos programáticos dos cursos que estão sendo avaliados. O conteúdo do Enade, conforme o MEC, tem como base os temas previstos nos seguintes itens:

– Diretrizes Curriculares Nacionais;

– Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia;

– Dispositivos normativos; e,

– Legislação que regulamenta a futura profissão.

Tudo isso auxilia na construção da grade curricular das graduações e, posteriormente, se torna conteúdo do Enade.

O Exame analisa o desempenho dos estudantes de cursos de graduação, sejam eles bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia. O Enade é estruturado por ciclos, isso quer dizer que, a cada três anos um grupo diferente de cursos é avaliado. Nesse sentido, você não precisa ficar apreensivo desde agora, já que seu curso pode não ser a “bola da vez”. O que isso quer dizer? Significa mais tempo para se preparar, para entender o conteúdo do Enade.

O que estudar para a prova do enade

Se você foi um aluno presente, acompanhou todas as disciplinas, participou de aulas teóricas e práticas, fez os trabalhos, atuou em projetos de extensão, o Enade pode ser considerado só mais uma prova feita na universidade. O conteúdo do Enade está presente em todas as atividades propostas durante a sua formação profissional, desde a bibliografia até as provas aplicadas ao longo de cada semestre, período ou ano.

Há professores que dedicam algumas aulas para retomar assuntos pontuais, prevendo a possibilidade do aluno ter que prestar a prova. Em contrapartida, quem é mais organizado até participa de grupos de estudos ou elege aplicativos para realizar, simultaneamente com as tarefas da universidade; a revisão de conteúdos mais direcionada para o Exame.

Como é a prova do Enade?

O que estudar para a prova do enade

A prova do Enade dura, quase sempre, quatro horas e é dividida em duas partes:

  • Questões de formação geral, que focam em temas como meio ambiente, política, saúde (então deixa de stalkear a rede social alheia e vai assistir telejornais, ler sites de notícias, ouvir podcasts…); e,
  • Questões do componente específico, que abordam tudo o que foi estudado durante o curso.

A parte dos conhecimentos gerais quase sempre é menor, ou seja, tem menos perguntas para serem respondidas. Já o componente específico é mais extenso, e não poderia ser diferente. É uma vida traduzida em uma prova!!! A estrutura das duas etapas é muito parecida: há mais questões de múltipla escolha – aquelas só de marcar, do que discursivas – que exigem argumentação escrita.

E olha só o que os avaliadores vão procurar nas suas respostas:

  • clareza (no texto),
  • coerência,
  • coesão,
  • estratégias argumentativas,
  • vocabulário adequado
  • correção gramatical.

Quem deve fazer a avaliação do conteúdo do Enade?

O que estudar para a prova do enade

A prova do Enade só é feita por acadêmicos concluintes. Mas vou contar pra você algo que poucos sabem: os ingressantes, os novatos do curso do ciclo em avaliação, também são inscritos pela instituição. Mas é só uma formalidade. Por outro lado, os veteranos precisam cumprir todas as etapas do Enade, desde o preenchimento de um questionário até a prova. Mas quem são os CONCLUINTES?

  • Estudantes de licenciaturas ou bacharelados, que têm mais de 80% da carga horária integralizada, em outras palavras, completa.
  • Estudantes de cursos superiores de tecnologia que têm mais de 75% da carga horária completa.

Em muitas universidades existem setores responsáveis por orientar o aluno sobre a prova, o conteúdo Enade. Na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), por exemplo, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), realiza encontros com os estudantes para esclarecer sobre como proceder para fazer o Exame e porque ele é tão importante.

E se o “quase formado não fizer o Enade? Fica mais um pouquinho aqui que, imediatamente, eu te conto!

O que estudar para a prova do enade

Sem a prova do Enade, não há colação de grau. Essa fotinho aí de cima, nem pensar! E se você acha que isso é uma determinação da universidade, está enganado. É uma norma federal para obtenção do documento de formação superior. O estudante que não faz o Exame precisa esperar o período de regularização para, então, receber o diploma.

E não é só o acadêmico quem perde. A universidade também é prejudicada. Sim, ao fazer a prova do Enade o aluno colabora para a avaliação da instituição – os resultados das provas e as respostas do questionário são importantes para os Indicadores de Qualidade da Educação Superior do país. É nessa avaliação que a instituição recebe a nota, de 1 a 5, que indica se o ensino é de qualidade ou não.

Enfim , se está na sua vez de fazer o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes não pense duas vezes. Você viu aqui que o conteúdo do Enade não é um “mistério” difícil de desvendar. Bora lá, garanta seu diploma e um boa nota pra sua universidade. Até a próxima!!