O que estuda dermatologia

A formação do dermatologista é nosso assunto de hoje. Como é, em geral, a formação do dermatologista?

É importante falar sobre isso porque os cuidados com a pele das pessoas estão sendo banalizados, estão sendo feitos por outros profissionais que não são especialistas.

Muitas vezes por profissionais que não são médicos e isso é um problema.

Porque há um longo caminho a ser percorrido pelo dermatologista para conhecer melhor o maior órgão do corpo que é a pele.

E a complexidade desse órgão, sua interação com todo o resto do organismo, porque a pele não é um órgão isolado, ela interage com todos os outros.

Quando a pele é afetada, isso pode afetar outros órgãos também, assim como ela pode ser um reflexo de doenças de outros locais também.

A dermatologia é uma das especialidades que mais têm doenças. Existem mais de 3 mil doenças que a gente precisa conhecer, sejam doenças genéticas, inflamatórias, infecciosas ou tumorais.
Você conhece os bioestimuladores de colágeno e seus benefícios? Então clique aqui e saiba mais! 

História da Dra. Natalia Cymrot

Formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em um curso que dura 6 anos.

Depois foram mais 5 anos de especialização, sendo 3 obrigatórios e 2 opcionais.

Durante a residência médica e especialização estudou nos em dois lugares diferentes dos Estados Unidos e também fez estágio em Paris, na França.

Fez a tese de mestrado em 2004 e o tema foi sobre olheiras. Foi a primeira tese sobre tratamento de olheiras aqui no Brasil.

Depois disso são mais 16 anos participando de dezenas de congressos, praticamente todo final de semana tem um congresso (nacionais e internacionais), um curso no qual vai para aprender, para ensinar, para trocar experiências com colegas e também tem os grupos de estudos.

É uma atividade incessante, infinita, o número de publicações que saem é imenso, dá bastante trabalho para acompanhar.

É uma trajetória muito longa, de uma dedicação imensa. Foi uma escolha acertada, mas que dá muito trabalho.

A gente gasta tempo, gasta dinheiro, troca o tempo de estar com a família e com amigos para fazer esse tipo de atividade, tudo isso para oferecer o melhor para os pacientes, um tratamento de ponta, o melhor que existe, o melhor possível naquele momento.

Escolha o profissional que vai cuidar da sua pele

Isso deve ser levado em consideração quando você vai escolher alguém para cuidar da sua pele. Você tem que escolher um médico dermatologista.

Acontece que os dermatologistas estão recebendo nos consultórios, muito mais do que antes, pacientes com complicações que vão a profissionais não médicos para fazer os procedimentos estéticos.

São pessoas que fizeram curso de um fim de semana, de um mês, às vezes um dia e que vão se aventurar a aplicar, sem conhecer adequadamente anatomia, que é fundamental e que dá muito trabalho para aprender.

Então o paciente vai lá, faz o procedimento estético, acha que está pagando mais barato, embora o preço seja o mesmo dos consultórios médicos, e o paciente chega para o dermatologista resolver as complicações.

Esse é um alerta que eu faço, para que você procure um médico dermatologista para tratar qualquer coisa que se relacione com a pele, seja doença ou seja estética.

Se você tiver alguma dúvida ou quiser tratar quaisquer queixas estéticas, entre em contato com a gente e vamos cuidar de forma correta da sua pele e da sua saúde.

O que estuda dermatologia

A dermatologia costuma ser a primeira opção de especialização para muitos estudantes de Medicina. Afinal, essa é uma área que apresenta diversas oportunidades de atuação no mercado de trabalho, tanto no âmbito público quanto no particular, e oferece uma alta remuneração. 

Tem interesse e quer saber como se tornar um dermatologista? Então continue lendo, pois explicamos tudo para você no artigo a seguir!

Qual faculdade fazer para ser dermatologista?

Não existe uma faculdade específica para formar dermatologistas, isso porque essa é uma especialidade do campo médico. Logo, para atuar nessa profissão é necessário, em primeiro lugar, ser formado em Medicina. 

Após formado, o estudante poderá ingressar no programa de residência em dermatologia, que possui 3 anos de duração e é de acesso direto. Ou seja, não é necessário ter nenhuma especialização prévia. 

Para ser dermatologista, precisa fazer Medicina. Confira como funciona essa graduação!

Como foi dito, é preciso se formar em Medicina para conseguir se tornar um dermatologista. Essa graduação, que é na modalidade de bacharelado, tem uma duração mínima de 6 anos, ou 12 semestres, nos quais os estudantes cumprirão uma carga horária de 7.960 horas.

Esse tempo inclui aulas práticas, teóricas e os estágios supervisionados obrigatórios. Por isso, costuma ser uma graduação integral e que demanda dedicação total dos alunos. 

Como é um curso de longa duração, na grade curricular são vistas diversas disciplinas essenciais para a formação completa de profissionais éticos e qualificados para atuar cuidando da saúde e da vida das pessoas. Algumas das principais matérias vistas nele são:

  • Metabolismo;
  • Habilidades gerais em diversos módulos;
  • Habilidades médias, também em diversos módulos;
  • Introdução ao estudo da Medicina;
  • Dor;
  • Processo de Envelhecimento;
  • Saúde da mulher, sexualidade humana e planejamento familiar;
  • Proliferação celular e muitas outras. 

Os últimos semestres do curso são dedicados integralmente aos estágios, nos quais é preciso cumprir uma carga de 2.880 horas em diversas unidades de saúde em um esquema rotacional. 

O que estuda dermatologia

O que estuda dermatologia

Após tudo isso, o aluno poderá se formar e fazer a sua inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM) responsável pela região onde deseja atuar. 

Como funciona a residência em dermatologia?

Já a residência em dermatologia é uma espécie de especialização e tem duração de 3 anos. Nela, o médico atuará em hospitais ou outra unidade de saúde, enquanto aprende sobre o campo que deseja atuar. 

O método de ingresso em um programa de residência é através de concursos públicos, que costumam ser bastante concorridos. No Brasil, isso é feito pelo Programa Nacional de Estratégias para o SUS, o Pró-Residência, do qual fazem parte hospitais universitários federais, de ensino e as secretarias de saúde dos municípios e estados.

Quando aceito, um médico residente recebe uma bolsa básica no valor de R$ 4.106,09, para ajudar a se manter, uma vez que isso também demanda dedicação em tempo integral. Essa residência é dividida em duas partes.

A primeira tem duração de 1 ano e é focada em clínica médica. A segunda parte, que compreende dois terços do curso, é de ensino específico e foca em internação, alergia, imunologia, atendimento ambulatorial, mais estágios e muitos outros assuntos. Após os 3 anos, o residente terá ainda que fazer uma prova teórica-prática, para só assim receber o título de especialista e poder realizar atendimentos na área. 

Quer ser um dermatologista? Então venha para a Unime!

Dê o primeiro passo para construir uma carreira de sucesso como dermatologista ingressando no curso de Medicina da Unime. Na faculdade, que possui anos de experiência no ensino superior e é hoje considerada uma das principais referências no país quando se pensa em educação de qualidade, você terá acesso a melhor infraestrutura e professores altamente qualificados. 

Fora isso, a Unime te oferece de aprender através de um sistema de ensino inovador, que foca no aprendizado, e poderá visitar unidades de saúde com frequência, para já ir se acostumando com o dia a dia delas. O melhor de tudo é que você ainda conta com bolsas de estudos e sistemas de financiamento, para poder estudar sem preocupações. 

E aí, vai esperar mais o que para correr atrás do seu sonho? Inscreva-se agora menos no nosso vestibular de Medicina!

O que estuda dermatologia

O que estuda dermatologia