O que é um curto-circuito quais são os perigos e as consequências de uma ocorrência

Um curto-circuito ocorre quando a corrente elétrica atravessa um condutor ou um dispositivo com resistência desprezível, causando um superaquecimento. Os curto-circuitos são assim chamados porque representam o caminho mais curto que a corrente elétrica pode realizar em um circuito.

Quais são os perigos de um Curto-circuito?

QUAIS OS PERIGOS DE UM CURTO-CIRCUITO? Curto-circuito pode parecer um problema simples, mas ele pode ser bastante sério, sendo capaz não só de causar instabilidade e queimar aparelhos eletrônicos, mas também de causar incidentes mais perigosos, como incêndios, por exemplo.

O que ocorre no curto circuito?

Eles ocorrem quando um caminho de baixa resistência não adequado para transportar eletricidade recebe uma corrente elétrica de grande intensidade. Em termos mais simples, os curtos-circuitos acontecem quando um fio aquecido, devido à passagem de corrente elétrica, toca um objeto ou outro fio condutor que não deveria.

O que é um Curto-circuito quais são os perigos e as?

Curto-circuito é a passagem de corrente elétrica acima do normal em um circuito devido à redução abrupta da impedância deste. Normalmente o curto-circuito provoca danos tanto no circuito elétrico em que ocorre como no elemento que causou a redução de impedância.

O que é fechar um curto?

Ou seja, de forma simples, é quando dois fios estão encostando um no outro e fechando um curto. Esse problema geralmente causa danos imediatos e é fácil de se resolver, já que causa faíscas e pode até mesmo queimar o plástico que envolve os cabos.

Como se provoca um curto circuito?

Ligar muitos aparelhos na mesma tomada, fios desencapados e ligações não realizadas corretamente também podem ocasionar esse problema. Essas situações ocorrem na maioria das vezes por desatenção, falta de informação sobre o assunto e pela falta de manutenção na rede elétrica.

Quais são os perigos e os risco que um curto circuito gera?

E no caso de um curto circuito, esses três fatores podem ocorrer de forma descontrolada no mesmo lugar, causando acidentes graves como por exemplo, um incêndio, um choque elétrico ou uma intoxicação por fumaça. ... O curto circuito elétrico pode gerar fumaça e em casos mais graves até incêndio.

Quais os riscos dentro de um circuito elétrico?

O trabalho com instalações e equipamentos elétricos expõe o trabalhador aos riscos de queimaduras, paralisia muscular ou até mesmo a morte em acidentes nos quais a corrente elétrica passa através do corpo. A corrente elétrica somente pode se deslocar quando existe um circuito completo.

O que ocorre no circuito elétrico?

Elementos como geradores e receptores são ligados por fios condutores, formando circuitos elétricos. Circuito elétrico é uma ligação de elementos, como geradores, receptores, resistores, capacitores, interruptores, feita por meio de fios condutores, formando um caminho fechado que produz uma corrente elétrica.

Quais são os tipos de dispositivos de proteção?

São três os principais dispositivos de proteção aplicáveis a instalações prediais: disjuntor termomagnético (DTM), diferencial residual (DR) e dispositivos de proteção de surto ou sobretensões (DPS).

Qual o tipo de curto-circuito?

  • Existem dois tipos de curto-circuito: monofásico e trifásico. O monofásico é causado por uma falha mecânica, como por exemplo a quebra de condutores, o que causa danos no equipamento pela corrosão. Entre as principais causas está a presença de arcos elétricos ou falta de isolamento de condutores.

Como o curto-circuito pode ser perigoso?

  • Um curto-circuito pode ser perigoso, pois o superaquecimento e a corrente irregular podem causar incêndios e outros perigos. A eletricidade é aproveitada direcionando a corrente elétrica de uma fonte de energia para um sistema de fios e condutores; os dispositivos são alimentados conectando-os a este sistema.

Quando ocorre um curto-circuito trifásico?

  • Um curto-circuito trifásico acontece quando um circuito possui três tensões defasadas entre si, ou seja quando o circuito é polifásico (possui várias fases), equilibrando as impedâncias em mais de duas fases. Esse tipo de curto-circuito acontece quando há uma sobrecarga elétrica, criando um contato entre as fases do circuito.

Quais são as causas de curtos circuitos em sistemas de potência?

  • As causas mais frequentes da ocorrência de curtos- circuitos em sistemas de potência são (Mamede, 2014): ✓Descargas atmosféricas ✓Falhas em cadeias de isoladores; ✓Fadiga e/ou envelhecimento de materiais; ✓Ação de vento, neve e similares; ✓Poluição e queimadas;

Curto-circuito é a passagem de corrente elétrica acima do normal em um circuito devido à redução abrupta da impedância deste. Normalmente o curto-circuito provoca danos tanto no circuito elétrico em que ocorre como no elemento que causou a redução de impedância.

O que é um curto-circuito quais são os perigos e as consequências de uma ocorrência

Um curto-circuito provocado por uma junção de um fio elétrico com outro.

Um exemplo de curto-circuito, que acidentalmente é comum em residências, ocorre quando se coloca as extremidades de um fio metálico nos orifícios de uma tomada. Geralmente os curto-circuitos provocam reações violentas devido à dissipação instantânea de energia, tais como: explosões, calor e faíscas. É uma das principais causas de incêndios em instalações elétricas mal conservadas ou com erros de dimensionamento.

Ocorre curto-circuito quando uma ligação errada é feita eliminando componente(s) do circuito, a diferença de potencial elétrico (ddp) vale zero e a corrente elétrica passa pelo fio que não tem resistência. A análise de curto-circuitos envolve dois corpos é uma disciplina da engenharia eléctrica que utiliza ferramentas matemáticas, tais como os componentes simétricos, para calcular os curto-circuitos. É importante salientar que a os engenheiros devem se cuidar, classificando um curto-circuito como sendo uma região num circuito elétrico na qual a d.v.p. (diferença de variação potencial) é nula. O objetivo principal dessa disciplina é reajustar adequadamente negócios de proteção de geradores, linhas de transmissão e de redes de distribuição de energia elétrica.

  • http://www.fasorial.com.br/artigos.htm
  Este artigo sobre Eletricidade é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Obtida de "https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Curto-circuito&oldid=56383508"

Antes de falar dos perigos oferecidos por um curto-circuito vamos entender melhor sobre o que de fato ele é, de que forma acontece e quais são as principais causas.

Um curto circuito ocorre quando uma corrente elétrica muito forte passa por um circuito elétrico que não suporta a intensidade dessa corrente. Nesse processo ocorre o que chamamos de dissipação de energia, ou seja, a energia presente naquele circuito “sai” para o meio externo porque ele não suporta a sua intensidade. É aí que ocorrem as faíscas, estrondos e até mesmo explosões, dependendo da intensidade da corrente.

QUAIS A PRINCIPAIS CAUSAS?

Com o avanço tecnológico, as pessoas passaram a utilizar muito mais equipamentos eletrônicos do que antigamente. O problema é que a grande maioria não realiza manutenção ou vistoria nas instalações elétricas de suas residências, geralmente por falta de conhecimento e em alguns casos até mesmo por negligência.

A consequência disso é a sobrecarga devido a grande necessidade de energia. Outros problemas comuns que podem ocasionar um curto são:

• A utilização de benjamins para ligar vários equipamentos ao mesmo tempo;

• O uso de fios desencapados ou inapropriados para transmissão de corrente;

• Utilizar equipamentos elétricos em ambientes úmidos ou próximo a água, como em
banheiros.

• Realizar ligações clandestinas (furto de energia) à rede elétrica.

QUAIS OS RISCOS?

As consequências podem ser pouco ou muito graves dependendo do equipamento, da intensidade da corrente, da utilização e do ambiente. Vamos listar alguns dos principais riscos ocasionados por um curto-circuito:

• Queima/danificação do aparelho ou equipamento, que pode danificar alguns componentes
do aparelho em questão ou ocasionar em sua perda total;

• Choque elétrico caso um curto aconteça próximo a uma ou mais pessoas, podendo ser leve
ou muito forte, causando queimaduras, parada cardíaca e em caso mais extremos até mesmo a morte, dependendo da intensidade da corrente no circuito;

• Incêndios domésticos, pois um equipamento pode pegar fogo devido a alta liberação de
calor que ocorre num curto. É importante destacar que problemas de instalações elétricas são os maiores responsáveis pelas causas de incêndios domésticos no Brasil.

COMO POSSO EVITAR UM CURTO CIRCUITO?

Para prevenir um possível acidente com curto-circuito é necessário tomar algumas medidas de segurança como por exemplo :

• Realizar a manutenção das instalações elétricas da residência, da empresa ou de qualquer
outro espaço em questão;

• Evitar o ligamento de múltiplos equipamentos ao mesmo tempo, principalmente na mesma
tomada utilizando benjamins ou algum outro tipo de conector múltiplo;

• Não utilizar materiais de origem duvidosa para realizar qualquer tipo de conexão elétrica;

• Utilizar fusíveis e disjuntores para proteger a instalação, pois esses interrompem a ligação corrente evitando que ela danifique o sistema;

• Não utilizar quaisquer equipamentos que apresentem fios desencapados ou com algum dano
visível;

• Evitar ou ao menos ser cuidadoso com o uso direto de aparelhos ligados a tomada quando
estiver no banheiro ou em locais úmidos;

• Estar atento a tomadas manchadas, lâmpadas que queimam com frequência e quedas de
energia, pois podem indicar algum problema na fiação da residência.

É muito importante que além dos cuidados, a manutenção seja feita com um profissional qualificado e de confiança, pois a sua segurança deve estar sempre em primeiro lugar. 

Quer saber mais sobre instalações elétricas e os principais cuidados para garantir sua segurança? Confira este artigo sobre Instalações Elétricas Antigas e deixe seu comentário!