O período chamado de milagre econômico brasileiro que se estendeu


O período chamado de milagre econômico brasileiro que se estendeu

1. (MACKENZIE) O chamado "milagre brasileiro" estendeu-se de 1969 a 1973. Assinale a alternativa correta, relativa a seus pontos críticos.

a) Era totalmente atrelado à política do FMI, que organizou o próprio modelo econômico.

b) Causou notável desproporção entre o avanço econômico e a qualidade de vida, sobretudo pelo abandono dos programas sociais pelo Estado.

c) Baseava-se na política liberal, rejeitando qualquer interferência do Estado na economia.

d) Embora com altos indicadores sociais, não obteve os índices de crescimento esperados.

e) Não aumentou a capacidade de arrecadar tributos e beneficiou sobretudo as camadas baixas da população.

2. (FATEC) O chamado "Milagre Econômico" do período da ditadura militar brasileira, entre 1968 e 1973, resultou de

a) arrocho salarial; situação internacional vantajosa, preços dos produtos brasileiros mais altos e dos estrangeiros mais baixos; grandes investimentos estatais; taxas de juros internacionais baixas; grande endividamento externo público e particular; participação de multinacionais.

b) arrocho salarial; situação internacional vantajosa, pois o preço dos produtos brasileiros era mais alto, e o dos estrangeiros, mais baixo; pequeno endividamento externo e interno; taxas de juros internacionais baixas.

c) arrocho salarial; situação internacional complicada, favorecendo o mercado externo para nossos produtos; taxas de juros internacionais altas; pequenos investimentos das estatais e participação das multinacionais na implantação de indústrias de base.

d) situação internacional vantajosa; taxas de juros internacionais altas; pequeno endividamento externo público e particular; transferência de capital de multinacionais para o Brasil; privatização das estatais.

e) situação internacional vantajosa; taxas de juros internacionais baixas; desenvolvimento do mercado interno, devido à política de aumentos salariais; participação de multinacionais.

3. (UFF) "Brasil, ame-o ou deixe-o" foi um dos célebres 'slogans' do regime militar, em torno de 1970, época em que o Governo Médici divulgava a imagem do "Brasil Grande" e proclamava o "Milagre Econômico" que faria do país uma grande potência. Assinale a opção que melhor caracteriza a política econômica correspondente ao chamado "Milagre".

a) Fusão do capital industrial e do bancário, gerando monopólios capazes de impor preços inflacionários, dos quais resultaram o crescimento econômico e o aumento do mercado consumidor nos grandes centros urbanos.

b) Desenvolvimento de obras de infraestrutura, a exemplo de hidrelétricas e rodovias, com base na poupança nacional e no investimento de bancos públicos.

c) Crescimento econômico e aquecimento do mercado de bens duráveis ancorados em políticas salariais redistributivas e na indexação de rendimentos do mercado financeiro.

d) Elevados investimentos no setor de bens de capital e na indústria automobilística combinados a uma vigorosa agricultura comercial de médio porte.

e) Incentivo à entrada maciça de capitais estrangeiros combinada ao arrocho salarial, resultando em elevados índices de crescimento econômico e inflação baixa.

4. (PUCPR) O "milagre econômico" fez da economia brasileira, na década de 70, a oitava economia do mundo capitalista. O PIB - produto interno bruto, teve notável crescimento e o ufanismo chegou até a "slogans" como: "Brasil, ame-o ou deixe-o"; "Ninguém segura este país". O Presidente Médici era aplaudido quando entrava no estádio do Maracanã. O "milagre" apoiou-se em algumas colunas básicas, entre as quais não está incluído:

a) A empresa nacional - apoiada por subsídios e por uma política de arrocho salarial.

b) A prática do liberalismo econômico - com livre jogo nos mercados, de produtos nacionais e importados, tendo os últimos baixas taxas alfandegárias.

c) O capital estrangeiro - em forma de empréstimos e investimentos diretos, que afluíam abundantemente.

d) Conjuntura favorável do capitalismo mundial, incluindo preços baixos do petróleo árabe/venezuelano.

e) A empresa estatal - com numerosas atribuições, respondendo por 50% do PIB em 1970.

5. (FCC) Sobre o denominado Milagre Econômico Brasileiro (1968-1973), considere:

I. Aproveitou-se, em seu início, de capacidade ociosa de nossa economia, gerada em período anterior.

II. O aumento do investimento público, sobretudo estatal, teve importante papel acelerador do crescimento.

III. A elevação do salário real e o consequente aumento de poder de compra da população de baixa renda.

IV. A redução das exportações que gerou uma maior disponibilidade de insumos e bens de consumo a preços reduzidos, alavancando o potencial de crescimento econômico.

Está correto o que se afirma APENAS em:

a) III e IV.

b) I, II e III.

c) I.

d) I e II.

e) II.

6. (CESGRANRIO) Em 1974, em um artigo publicado no jornal Opinião, o economista Edmar Bacha cunhou o termo Belíndia para enfatizar que o Brasil, durante o período do chamado “milagre econômico” (1967-1973), mantinha características da Bélgica, um país rico e de reduzido contingente populacional, e da Índia, um país pobre e populoso.

Nesse sentido, o termo Belíndia procurava confirmar que, nos anos do período do “milagre econômico” brasileiro, houve

a) estagnação econômica e aumento da pobreza.

b) crescimento econômico acelerado e aumento da desigualdade social.

c) crise da dívida externa e inflação crônica.

d) estagnação econômica e transferências de renda para as famílias mais pobres.

e) crescimento econômico acelerado e redução da desigualdade social.

7. (CESGRANRIO) Houve no Brasil um período denominado milagre econômico, com elevadas taxas de crescimento do PIB real aproveitando a capacidade ociosa na economia, grande aumento das exportações e inflação sob controle. Tal período ocorreu de

a) 1950 a 1955

b) 1956 a 1960

c) 1961 a 1964

d) 1968 a 1973

e) 1994 a 2000

8. (UFC-CE) O golpe militar em 1964 foi acompanhado por alterações na organização política do Brasil, como a cassação de direitos políticos, o fechamento de partidos e a censura. A partir de 1969, iniciou-se um período conhecido como “milagre” econômico brasileiro, em que predominaram os investimentos em bens de consumo duráveis, a exportação de manufaturados e a abertura do mercado ao capital estrangeiro. Foi também característica desse modelo econômico 

a) a criação da Companhia Siderúrgica Nacional.

b) o investimento de capitais nas pequenas indústrias.

c) a redução dos salários dos trabalhadores menos qualificados.

d) a extinção do Sistema Financeiro de Habitação.

e) a criação da Sudene.

9. (UFAM) Durante o governo Médici, o Brasil assistiu a um vigoroso desenvolvimento que as manifestações ufanistas patrocinadas pelo governo batizaram de “milagre econômico”. A esse respeito, pode-se afirmar que:

a) O sucesso das cifras econômicas deveu-se à criação do Plano de Metas, idealizado pelo então ministro Antonio Delfim Neto.

b) Enquanto o PIB subia a taxas em torno de 10% ao ano, ocorreu, paradoxalmente, um aumento da concentração de renda e da pobreza.

c) O “milagre” foi decorrência direta da transformação da economia brasileira, que então abandonava suas bases rurais e passava a se concentrar na produção urbano industrial.

d) A arrancada econômica foi fruto do abandono da indústria de base e da adoção de uma política de substituição de importações que tornou o Brasil menos dependente do mercado mundial.

e) Favorecido pela política de recuperação salarial da classe média posta em prática nos anos sessenta, o “milagre” chega ao fim com o arrocho salarial imposto pelo governo Geisel.

10. No campo econômico, a economia brasileira cresceu muito durante os anos de 1969 e 1973. Esta fase ficou conhecida como época do Milagre Econômico. Qual das alternativas abaixo aponta características deste período?

a) Investimentos nos setores culturais e educacionais, baixo índice de endividamento externo, distribuição de renda de forma justa.

b) Forte crescimento do PIB, investimentos em infraestrutura e elevados empréstimos vindos do exterior com aumento da dívida externa.

c) Elevados investimentos externos (principalmente da URSS), inflação muito baixa e controlada e aumento do consumo das camadas mais pobres da sociedade.

d) Criação de programas de distribuição de renda, incentivo à reforma agrária, aumento significativo das exportações de máquinas e produtos tecnológicos.




QUESTÕES

O período chamado de milagre econômico brasileiro que se estendeu

O período chamado de milagre econômico brasileiro que se estendeu


O período chamado de milagre econômico brasileiro que se estendeu


O período chamado de milagre econômico brasileiro que se estendeu


O período chamado de milagre econômico brasileiro que se estendeu