Enumere as etapas de um método científico que um cientista pode seguir

Entende-se por Método científico a metodologia usada por cientistas na busca do conhecimento, em uma definição mais precisa: um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novos conceitos, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes. O método começa com a observação por parte do cientista, ele detecta algo a ser investigado (fenômeno físico ou químico) e parte para a problematização, o porquê do acontecimento. Surge então uma hipótese (uma resposta) para o fenômeno, esta deve ser embasada em ciência de qualidade. Se a hipótese for aprovada pela comissão julgadora (formada por cientistas) ela se transforma em lei, como ocorreu com a lei de Lavoisier. O cientista Lavoisier observou que a massa de um determinado sistema antes e depois da reação era a mesma, mas para que sua observação tivesse crédito ele precisaria provar. Então Lavoisier partiu para os experimentos, ele mediu cuidadosamente as massas dos reagentes e produtos. Reagentes: soluções de cloreto de sódio e nitrato de prata. Produtos: precipitado de cloreto de prata e solução aquosa de nitrato de sódio.

Usando as mesmas substâncias, Lavoisier repetiu o experimento várias vezes, tudo para garantir que sua proposta era verídica. O resultado foi aprovado e se transformou em uma das leis mais famosas da história da ciência: "Na Natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma".

Também conhecida como Lei da Conservação da Massa, a lei deixa claro que em uma reação química não ocorre alteração na massa do sistema. Soma das massas dos REAGENTES = Soma das massas dos PRODUTOS.

Veja mais!


Análise química – saiba sobre o conjunto de técnicas de laboratório.

Publicado por Líria Alves de Souza

Método científico se resume a um conjunto de etapas que são utilizadas para formular trabalhos científicos em diferentes áreas da ciência.

Você já parou para pensar como as perguntas são respondidas? Melhor, como as perguntas científicas são respondidas? Muitos dos saberes que obtemos durante a vida vieram por meio do senso comum, ou seja, o conhecimento que responde as perguntas corriqueiras. Mas como cientistas, por exemplo, chegaram às respostas médicas, geográficas, filosóficas? Simples, utilizaram o método científico.

O método científico trata-se, então, de uma espécie de manual seguido por aqueles que desejam responder perguntas científicas. Neste caso, é organizado por etapas que são seguidas até que a ideia seja testada e comprovada (seja de forma positiva ou negativa – quando a teoria se prova falsa). Assim, o método pode variar em relação ao tipo de ciência que é empregado.

Entretanto, a forma mais usual do método científico – baseado em experimentações, testes lógicos e matemáticos, por exemplo – utilizado nas ciências da natureza, foi desenvolvido por cientistas como Galileu Galilei, Antoine Lavoisier e Robert Boyle. Filósofos como Francis Bacon e René Descartes também tiveram contribuições para a construção do método.

Definição de método científico

Utiliza-se o método científico para responder uma pergunta ou, para o aprofundamento em estudos já existentes. Assim, pesquisadores de universidades, por exemplo, traçam qual caminho seguir até atingir o objetivo da pesquisa.

Portanto, o método utilizado nas ciências divide-se nas seguintes etapas: observação, questionamentos, hipóteses, experimentação, análise de resultados e conclusão. Caso aplique-se o método para pesquisas nas ciências humanas aplicadas, por exemplo, a linha de raciocínio é um pouco diferente.

Enumere as etapas de um método científico que um cientista pode seguir
Passei Direto

Ou seja, o pesquisador inicia com a pergunta – parte inicial de qualquer método científico e, em seguida, começa a revisão bibliográfica. Com a bibliografia já organizada, o próximo passo é a formulação da hipótese. Neste caso, não estão inseridos experimentos e lógicas matemáticas.

Emprega-se então, a pesquisa científica, utilizando o método a fim de solucionar indagações a cerca do problema ou questionamento. As perguntas surgem quando as respostas para estudos já concluídos precisam, por algum motivo, passar por averiguação. Além disso, é comum quando, uma simples pesquisa não consegue responder as indagações.

Etapas do método científico

Como vimos, o método científico divide-se em observar, elaborar a questão problema, estabelecer hipóteses, partir para a experimentação, analisar os resultados e concluir o estudo. Agora, vamos entender como funciona cada etapa especificamente.

Bom, a observação – como o próprio nome sugere – é a parte em que o pesquisador irá observar dada situação ou material. É a partir da observação que as indagações começam a surgir. O próximo passo, então, será elaborar questionamentos sobre a situação observada.

As perguntas, neste caso, podem ser respondidas com base no conhecimento prévio do pesquisador. Com isso, elaboram-se as hipóteses como respostas às perguntas da etapa anterior. A hipótese é parte fundamental da pesquisa e deve ser feita de forma cuidadosa. Isso porque, é por meio das hipóteses que realizam-se as experimentações.

Enumere as etapas de um método científico que um cientista pode seguir
Projeto Acadêmico

Na etapa da experimentação respondem-se as hipóteses, ou hipótese, formuladas. Os pesquisadores utilizam de material bibliográfico ou experimentações, quando o trabalho é feito em campo, por exemplo. Aqui, cada profissional desenvolve o método de acordo com a área científica pesquisada.

Em seguida, realiza-se a análise dos resultados com base nas respostas das hipóteses formuladas. Pode ocorrer, em alguns casos, que o resultado não seja satisfatório. Quando isso ocorre, o pesquisador pode formular novas hipóteses e, consequentemente, fazer novas experimentações. Caso os resultados se mostrem suficientes, a próxima etapa será a conclusão da pesquisa.

Conclusão

Em suma, na conclusão, o pesquisador chega ao resultado final da pesquisa científica. Assim, torna-se possível averiguar se as respostas obtidas possuem sentido em relação ao questionamento. Com isso, possibilita-se fazer afirmações sobre a situação ou material analisado.

Dessa forma, quando estabelecem as afirmações por meio do método científico as mesmas denominam-se teorias. Caso os resultados sejam testados e averiguados por diversas vezes e a resposta obtida for sempre a mesma, as afirmações se tornam leis.

Método dedutivo e método indutivo

O pesquisador pode ou não seguir a ordem das etapas do método científico. Ou seja, não é algo fixo e rígido feito sempre da mesma maneira. Além disso, existem formas diferentes de aplicar o método, por exemplo, quando já existem hipóteses.

Enumere as etapas de um método científico que um cientista pode seguir
Sobrevivendo na Ciência

Neste caso, o método é denominado de dedutivo e utiliza da análise para averiguar hipóteses já respondidas – chamadas de axiomas, ou comprovar teorias, denominadas de teoremas. Por conta disso, esse tipo de método também é chamado de método hipotético-dedutivo, sendo utilizado na filosofia, leis científicas e na educação.

Em contrapartida, utiliza-se o método indutivo para chegar à conclusões sobre determinada situação ou problema. Porém, se baseia em conhecimentos que já existem como forma de atingir o resultado. É um processo de indução baseado em dados gerais.

E então, o que achou da matéria? Aproveita que já está aqui e confira quem foi Malcolm X e quais os principais nomes da Literatura Brasileira.

Bibliografia:

  • DIAS, Diogo Lopes. “Método científico”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/metodo-cientifico.htm. Acesso em 30 de abril de 2020.
  • JACOBSEN, Priscila Saraiva. Como funciona o método científico? 2016. Disponível em: https://www.ufrgs.br/bibliotecacentral/como-funciona-o-metodo-cientifico/. Acesso em: 30 abr. 2020.
  • LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2007.