Como ter a voz bonita

Como ter a voz bonita

7 dicas para te ajudar a cuidar da saúde vocal:

  1. Aquecer e esfriar. É imprescindível que você aqueça a sua voz antes de começar a cantar. ...
  2. Hidratar a voz. ...
  3. Umidifique a sua casa. ...
  4. Tire sonecas vocais. ...
  5. Evite substâncias nocivas. ...
  6. Não use a garganta para cantar. ...
  7. Não cante se isso estiver te causando dor.

Qual o melhor app de canto?

Aplicativos para cantar: conheça melhores apps com famosos ou karaokê

  1. Smule. Um dos aplicativos de karaokê mais famosos entre os usuários, o Smule permite cantar com cantores famosos. ...
  2. Karaoke Party. ...
  3. The Voice - Cante Karaokê ...
  4. Singa. ...
  5. Karaokê – Cante Sem Limites.

Como perceber quais erros de afinação você está cometendo?

  • Uma das melhores formas de perceber quais erros de afinação você está cometendo é por meio da auto-escuta.

Qual a sua voz favorita para gravar?

  • Cada tipo de voz também tem subcategorias, como lírica e dramática, para caracterizar melhor as habilidades vocais individuais. Escolha uma música dentro do seu alcance vocal para gravar. Quando souber seu alcance, procure uma música que combine com seu tipo de voz para gravar.

Como saber se sua voz consegue corresponder ao tom da música de fundo?

  • Observe se sua voz consegue corresponder bem ao tom da faixa de fundo. Depois de ouvir pela primeira vez, toque a gravação novamente e preste atenção no seu controle vocal. Ouça para ver se você ficou na nota certa, o que significa que sua voz deve corresponder ao tom da música de fundo.

Como melhorar a qualidade da voz?

  • A qualidade da voz é diretamente impactada por hábitos como alimentação saudável, sono regular, cigarro e álcool, para citar alguns. Estar atento a estes detalhes já ajuda a melhorar a qualidade da voz. Gritar em excesso, ou até mesmo rir em excesso e pigarrear são hábitos que geram atritos nas cordas vocais e podem causar pequenas lesões.

Como cantar bem e ter uma voz bonita

Você quer ter uma voz bonita e/ou cantar bem? Então leia o texto abaixo e siga suas instruções.

Como ter a voz bonita

Ter uma voz bonita é essencial nos dias de hoje se deseja conquistar alguém ou algum sonho, inclusive a indústria de música e entreterimento vem mostrando que é possível realizar um sonho e ficar bem de vida.

Mas não serve só para cantores este artigo não! Palestrantes, políticos, locutores de rádio, professores e outras profissões também dependem de seu instrumento corporal: a voz.

Todos os dias, assim que acordar, faça um aquecimento vocal com um aaaaaaaaaaaa em vários tons para não forçar suas pregas vocais durante seu dia. Aproveite para alongar-se e fazer também um aquecimento corporal (polichinelos, por exemplo – não precisa exagerar e ficar suado e ofegante, afinal você não quer virar um atleta, não é? – uma série de quinze já é o bastante).

Tome limão com mel (sua voz ficará mais suave, porém não mais baixa) e se puder, faça gargarejo com uma solução de vinagre e sal. Sempre coma maçãs, pois ela lava toda a parte bucal, faringe, esôfago, traquéia e as pregas vocais. É de muita importância também que tome muita água, pelo menos um copo de água por hora, bebendo portanto, 2,5 litros de água todos os dias.

Ter um bom sono também ajuda, sendo imprescindível que durma pelo menos 8 horas por dia. Fazer aulas de canto com um bom professor ao seu lado também é de extrema importância para desenvolver sua voz, seu ouvido e seu talento musical.

Tome cuidado com sua postura e respiração! Pode parecer que não, mas são fundamentais para cantar bem, fazendo a canção fluir dentro de você sem obstáculos e aumentando seu fôlego Sua postura deve ser ereta (se possível, treine equilibrar um livro em cima de sua cabaça)

Não obstante, deve-se ater aos seguintes cuidados:

- evite fumar, freqüentar lugares barulhentos e com ar condicionado,   beber bebidas alcoólicas, beber leite e comer chocolates e doces em geral(altera o ph da boca, provocando a produção do muco e fazendo você pigarrear);

- NUNCA tome medicamentos por conta própria (algumas pastilhas ou sprays e “receitas caseiras” podem irritar seu sistema respiratório), tome cuidado com indicações de amigos e famliares, como comer ovo cru que, por exemplo, pode contaminar-te com salmonela;

- se você realmente presa ter voz e conseguir falar, NUNCA grite, tussa e pigarreie;

- não fale forçado, sua voz deve sair por si só;

- coma bem, comer frutas com fibras, muitas vitaminas e proteínas (afinal, a língua e as pregas vocais são músculos e precisam estar bem munidos do que precisam para funcionarem corretamente);

- leia pelo menos uma página da bíblia todos os dias em voz alta;

- FAÇA OS SEGUINTES EXERCÍCIOS, segundo Vanessa Cusumano:

Exercícios para uma voz mais bonita
Cordas vocais tonificadas
Repita o som TRRRRRRRRR ou BRRRRRRRRR durante dois minutos

Voz potente
Emita o som MINIMINIMINIMINI por dois minutos

Dicção em ordem
Repita as sílabas SI-FU-XI-PÁ ao longo de dois minutos
Pratique os sons A-ÂN, E-EIN, I-IN durante dois minutos”

Afinação da voz

Repita o som aaaaaaaaaaaaaaaaaa durante 3 minutos

Emita o som jjjjjjjjjj durante 3 minutos

                                                                     Mateus da Silveira Cespedes

Quem não gostaria de ter aquela voz adorável e marcante? Com certeza é o desejo secreto de muitos.

Saiba que existem, sim, maneiras de fazer com que sua voz seja mais potente e boa de ouvir. Tudo depende de prática, compromisso e dedicação. Se você está curioso para saber mais sobre como ter uma voz bonita para cantar, continue nesse artigo!

Como ter a voz bonita

Por que cuidar da sua saúde vocal?       

Por que cuidar da sua saúde vocal?

Observe esta história: dois lenhadores foram para a floresta passar o dia cortando algumas árvores para fazer lenha. O primeiro era muito grande e forte e, usando seu machado, ia derrubando tudo na força bruta ainda nas primeiras horas da manhã.

O segundo era esguio e passou as primeiras horas sem derrubar nenhuma árvore, de modo que gastou seu tempo afiando seu machado! Quando já era próximo do almoço, o grande lenhador estava muito cansado e seu machado não cortava mais com tanta destreza como antes… Poxa!

Enquanto isso, o esguio lenhador começava a trabalhar com movimentos suaves e precisos, e sua afiada e preparada ferramenta, firme em suas mãos, cortava as árvores com uma poética facilidade, como se nem parecesse ser necessário usar a força de tão afiada que ela estava. No fim do dia, o grande lenhador voltou com dores, cansaço, um machado em péssimo estado e uma quantidade menor de lenha que o seu parceiro esguio. Este voltou menos cansado e mais produtivo por ter uma ferramenta mais adequada ao seu serviço. Bom pra ele, não?!

O que você, alguém que ama cantar – seja no chuveiro, no carro, na igreja, no karaokê ou no forró – pode aprender com essa história?

Como a sua voz, que é sua ferramenta, pode melhorar sem que você sofra dores e cansaço?

Se você cuidar de sua voz, cantar de forma adequada e seguir alguns hábitos que serão falados a seguir, você evitará danos que podem ser prejudiciais de forma passageira – como, por exemplo, a rouquidão indesejada – ou permanente. Ninguém quer dano permanentes na voz! É terrível sequer imaginar uma lesão grave que compromete o controle vocal por tempo indeterminado. Com uma lesão grave, você não poderia mais cantar!

Ter esse cuidado com sua ferramenta fará você ter mais facilidade para alcançar notas agudas do soprano ou graves de um barítono, e contribuirá para o seu controle vocal durante melismas! 

Sua carreira de performance musical tem como base a sua voz e o seu controle sobre ela, assim como um atleta deve cuidar de seu corpo para ter um grande desempenho ou um lenhador deve afiar o seu machado antes de trabalhar, você deve cuidar da sua voz para ter uma grande performance! 

Você já ouviu falar da Whitney Houston?

  • Uma grande cantora norte-americana, dos anos 1980 e 1990, teve sua carreira devastada tragicamente por usar drogas e abusar de bebidas alcóolicas, hábitos que acabaram com sua voz. Um grande talento de músicas famosas, como seu maior hit: “I Will Always Love You”, que foi brevemente terminado.
  • Houston era conhecida por ter um controle vocal tremendo, indo do grave ao agudo e do agudo ao grave com uma velocidade, amplitude e clareza invejável e inimitável. Quando criança e no início de sua carreira, Houston treinava rigorosamente, mas por problemas pessoais, acabou se envolvendo com o vício em drogas e alcóol, o que alterou a sua capacidade de ter controle vocal e alcançar notas agudas e graves com maestria.
  • É muito fácil achar vídeos no Youtube de suas assombrosas apresentações de “I Will Always Love You”, onde ela desafina totalmente no famoso refrão que a consagrou, muito por se apresentar sob efeitos químicos e muito por não cuidar de sua voz como deveria. Infelizmente, em 2011, Houston sucumbiu ao vício e morreu, sendo mais um grande talento que não cuidou da saúde mental, fisica e vocal. Mesmo o lenhador mais forte, deve cuidar da sua ferramenta. Mesmo o cantor mais talentoso deve cuidar da sua voz.

Eis aqui, portanto, alguns hábitos para você cuidar da sua voz e garantir sua diversão e carreira por muitos anos em alto nível! Não desperdiçando o seu talento. Vamos conferir?

10 hábitos para cuidar de sua voz:

1. Evite drogas e bebidas

Já falamos da Whitney Houston. Fumaça é péssimo para as cordas vocais, todas as toxinas de cigarro passam por sua garganta e ficam presas nelas e isso as irrita e causa danos permanentes – lembra das irmãs fumantes da Marge Simpson que falam com a voz rouca? Pois é… Ademais, bebidas alcóolicas não possuem o efeito catastrófico em curto período, mas é nocivo por seu alto teor de açúcar.

2. Faça exercícios antes e depois de cantar

Aquecimento é vital para uma apresentação. Atletas aquecem seus músculos antes de uma competição e, sendo as cordas vocais músculos, é crucial o mesmo procedimento. Sempre que for se apresentar profissionalmente – ou cantar horas em uma roda de amigos num karaokê –faça aquecimentos de voz com alguns exercícios.

Já viu High School Musical com os personagens Sharpay e Ryan Evans? Beyonce? Taylor Swift?

Todos aquecem sua voz antes do show! O objetivo é obter o relaxamento nos músculos faciais – sopre entre os lábios com a boca meia aberta, esticando sua língua ao máximo, experimento massagear o rosto e suspirar algumas vezes.  Faça barulhos com a boca fechada, mexa os lábios, massageie. Leve uns 20 minutos nisso.

E algo que poucos sabem: é necessário esfriar a voz. Uns 10 minutos de exercícios, como suspirar em uma escala de notas descendente, poderá relaxar a sua voz a faixa habitual de fala.

Saiba mais sobre aquecimento vocal

3. Respire ar de qualidade

O ar seco de cidades grandes como São Paulo, por exemplo – lotada de veículos que poluem o ar, pode comprometer a potência da sua voz, ressecando-a e, novamente, atenuando as suas capacidades musicais. Por isso, se possível, obtenha o hábito de sempre umidificar a sua casa: plantas ou mesmo umidificadores eletrônicos irão contribuir para que, ao menos dentro de casa, você respire e fale num local confortável e seguro para a sua voz.

Se você quer saber mais sobre como respirar para cantar clique aqui

4. Beba Água!

Humm… Água. Perfeita! Mas não beba gelada, trincando, jamais! Beba constantemente, não sapenas um gole para hidratar a sua voz. Se as suas cordas vocais ressecarem, você se sentirá incomodado e não conseguirá cantar adequadamente.

5. Silêncio! Descanse a Voz…

Sendo um músculo, o procedimento é o mesmo que em academias. Você não pode treinar perna todos os dias, mas você deve fazer uma rotina para treiná-las e depois deixá-las descansando. Você não pode fazer aulas e shows todos os dias!  Não pode cantar e gritar e falar alto todos os dias, isso pode acabar com a sua voz. Fique em silêncio quando puder. No documentário This is It, Michael Jackson, enquanto ensaiava “I Just Can’t Stop Loving You”, cantou muitíssimo bem no fim da música, dando um show de melismas e controle vocal. Ao terminar, todos o aplaudiram – no ensaio! – mas ele pediu desculpas, pois não deveria ter cantado daquela forma para preservar sua voz ao show que aconteceria em algumas semanas em Londres (ao qual ele faria 50 shows em um curto espaço de tempo, uma loucura!). Michael Jackson sabia que tinha que descansar sua voz. Todos os grandes músicos adotam esse procedimento.

Muitas pessoas, quando nunca fizeram aulas de música, cantam de maneira duvidosa, de modo belo, respirando na pausa certa… Mas cantam com a garganta, praticamente berram. O certo é cantar com o diafragma, e isso você só desenvolverá com treinos e práticas durante suas aulas de canto.

Vídeo Explicando: Como cantar com o Diafrágma para ter uma voz bonita e Saudável.

7. Aprenda a cantar: faça aulas

Dando prosseguimento ao hábito anterior, faça aulas! Nem que seja remotamente, mas faça! Presencial é melhor, com o instrutor corrigindo e sentindo melhor as suas falhas. Mas é extremamente importante ter alguém que lhe ajude a controlar a sua voz com constância. Treinos espaçados e planejados é exatamente o que você precisa para cuidar da sua voz.

8. Conheça seus limites

Se você não cumpriu nenhum dos hábitos até aqui, saiba que este é um dos mais importantes. Ao sentir que há uma coceira na garganta, uma rouquidão e, principalmente, dor, não force a voz, descanse até esses sintomas passarem e, se persistirem, consulte um médico. Forçar pode causar lesões ou piorar o que já aconteceu com as suas cordas vocais. Conheça seus limites.

9. Tenha uma alimentação saudável

Todo atleta deve cuidar do seu corpo e, sendo você um artista, não é diferente: deve manter-se saudável para suas apresentações.

Se sua imunidade for baixa e você tiver tendência a resfriar-se, sua garganta sempre será afetada e, consequentemente, sua voz. Alimente-se de verduras, legumes, grãos e frutas, e tente evitar produtos lácteos, pois eles podem engrossar o muco (secreção das glândulas), causando pigarro e desconforto durante a sua performance.

10. Fazer exercícios diários

Descanse sua voz, mas lembre-se de fazer pelo menos 10 minutos de exercícios diários, como solfejo e exercícios de aquecimento. Isso irá alongar seus músculos, concedendo “flexibilidade” a eles, o que irá facilitar seu controle vocal nas mais complexas melodias.

Conclusão

Por mais que você seja talentoso, busque se cuidar.

É um ponto que não pode ser negligenciado.

Mesmo que você, por outro lado, não se considere um bom cantor, lembre-se do lenhador esguio que não tinha força, mas cuidou tão bem de sua ferramenta que produziu muito mais lenha do que o lenhador forte.

Todos podem aprender a cantar, apesar de alguns aprenderem mais fácil do que outros, porém, com muito esforço, treino e cuidado com sua voz, seguindo esses hábitos, você pode e irá evoluir muito como artista!