Como essas orações vêm separadas uma das outras

Como essas orações vêm separadas uma das outras

Por sua vez, as orações organizam-se em períodos. Estes são constituídos por uma ou mais orações e terminam sempre por uma pausa bem definida, marcada por ponto, ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências. No exemplo que dei, há duas orações que formam um período.

Como se classifica à segunda oração?

Como é possível notar, essas orações não possuem a mesma função sintática no período. ... - A segunda oração, no entanto, possui uma relação de dependência com a anterior, exercendo a função de objeto indireto do verbo gostar, ou seja, possui a função de um termo integrante da oração anterior.

Qual a classificação das orações?

  • Classificação de orações. As frases complexas dividem-se em duas ou mais orações (conforme o número de predicados), e classificam-se como: As orações ainda podem ser classificadas como orações coordenadas assindéticas se não forem introduzidas por nenhuma conjunção, locução conjuncional ou pronome (estão separadas das outras orações por vírgulas)

Como se dividem essas orações?

  • Como se divide esse período e como se classificam essas orações? No período referido, encontram-se cinco orações; identifiquemo-las:

Como se classificam as orações subordinadas?

  • As outras são subordinadas: — que foi alcaide do Castelo de Faria; — quando os castelhanos o levaram até junto desse castelo; — que ele mandou defender por seu filho. Conforme a palavra por que a subordinação é indicada, assim se classificam as orações subordinadas.Vejamos os períodos seguintes:

Qual a divisão de uma frase em orações?

  • A divisão de uma frase em orações tem de ter em conta o número de verbos ou complexos verbais. Ex: Os alunos participaram no concurso, fizeram boas provas e obtiveram vários prémios.. As frases complexas são, então constituídas por duas ou mais orações ligadas por coordenação e/ou por subordinação.

Assim como ocorre no período composto por subordinação, o uso da vírgula também se manifesta no período composto por coordenação. Diante de tal afirmativa, vale mencionar que este se perfaz de uma característica marcante – o fato de as orações serem independentes entre si, ou seja, não apresentarem nenhuma dependência sintática entre os termos que as constituem, visto que, como a própria nomenclatura retrata, eles se coordenam de forma mútua. Ao ressaltarmos acerca desta não dependência, na verdade estamos enfatizando que as orações possuem todos os elementos essenciais à sua composição, isto é, sujeito e predicado. Como podemos constatar em:

Pedro chegou e saiu apressadamente.

Neste caso, temos a 1ª oração – Pedro chegou. Temos também o conectivo que as liga – representado pela conjunção “e”.

E a segunda oração – saiu apressadamente. Identificamos que a presente oração possui o mesmo sujeito da primeira, que é Pedro.

Outro aspecto digno de nota no período em questão é que as orações se subdividem em assindéticas e sindéticas. O termo “assindéticas” revela-nos a ausência de síndeto (=conjunção), como em:

Abriu a porta, não viu ninguém.

Não há nenhum conectivo ligando as duas orações, razão pela qual se denominam de assindéticas. Compreendidas as características de maior relevância, ater-nos-emos agora ao caso da vírgula entre a referida modalidade. Vejamos:

* As coordenadas assindéticas são separadas por vírgula.

Ex: Chegou, sentou, começou a discursar.

* As coordenadas sindéticas, de modo geral, separam-se entre vírgulas, exceto aquelas demarcadas pela conjunção “e”, classificadas como aditivas (ver primeiro exemplo).

Ex: Ele a respeitava bastante, mas não concordava com as opiniões dela. Or. coordenada assindética    | oração coordenada sindética adversativa Entretanto, há algumas exceções no que se refere às aditivas. Note:

# Separam-se entre vírgulas as orações coordenadas ligadas pelo conectivo “e” quando possuírem sujeitos distintos.

Ex: O rapaz nem se preocupou em se explicar, e seu pai também não fez questão de saber. Oração coordenada assindética                           | oração coordenada sindética aditiva.

# A vírgula também se faz presente quando a conjunção “e” aparece repetida várias vezes - caracterizando um recurso linguístico denominado de polissíndeto.

Ex: Ele estuda, e trabalha, e faz serviços extras, e ainda encontra tempo para se divertir nos finais de semana.

A vírgula entre as orações intercaladas

* Separam-se por vírgulas todas as orações intercaladas.

Ex: São somente estas, a não ser que existam outras, as encomendas que deverão ser entregues.

Observação:

Neste caso, a vírgula também poderá ser substituída por outro sinal de pontuação – o travessão.

Ex: Todos aqueles – com exceção da menina – são meus primos.

Observe o período abaixo:

Ele é inteligente e estuda muito.

Agora, veja o que acontece se separarmos o período em duas orações:

Ele é inteligente.

Ele estuda muito.

Como você pode ter notado, as duas orações são independentes, não é mesmo? Isso deve-se ao fato de elas não exercerem nenhuma função sintática uma em relação a outra. Esses tipos de orações são conhecidos como orações coordenadas. Assim, podemos conceituar:

  • As orações coordenadas são aquelas sintaticamente independentes.

Além disso, é importante dizer que esse tipo de oração pode ou não ser introduzida por uma conjunção. As orações que apresentam conjunção são chamadas de orações coordenadas sindéticas; já as que não possuem conjunção são chamadas de orações coordenadas assindéticas.

  • As orações coordenadas sindéticas podem ser:

a) aditivas: são aquelas que dão uma ideia de sequência ou adição de fatos ou acontecimentos. Essas orações são articuladas por meio de uma conjunção aditiva (e, nem).

Eu não vou comer salada, nem tomar suco.

b) adversativas: são aquelas que se opõem àquilo que se declara na primeira oração. Elas são articuladas por meio de uma conjunção adversativa (porém, mas, todavia, contudo, no entanto, entretanto, não obstante).

Eu queria ficar em casa, porém preciso ir ao banco.

c) alternativas: são aquelas que excluem o conteúdo da outra. Essas orações são articuladas por meio de uma conjunção alternativa (ou) ou pelos pares quer... quer, já... já, ora... ora.

Viajarei de avião ou pegarei um ônibus.

d) conclusivas: quando expressam uma conclusão ou consequência lógica baseada na primeira oração. Elas são articuladas por meio de uma conjunção conclusiva (logo, portanto, pois, assim, então, por isso, por conseguinte, de modo que, de forma que, em vista disso).

Fez uma cirurgia, por isso não irá à aula.

e) explicativas: quando expressam uma explicação para o que é dito na primeira oração. Elas são articuladas por meio de uma conjunção explicativa (porque, que, pois).

Ela estava comemorando, porque foi aprovada.

  • As orações coordenadas assindéticas são aquelas que se encadeiam sem a presença de uma conjunção. Elas aparecem justapostas, separadas por vírgula.

Os anos passavam, a responsabilidade crescia.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Como essas orações vêm separadas uma das outras


Contestar, questionar, provocar... faz parte da busca da identidade do jovem na adolescência. Leia um texto que trata dessa questão. 

Busca da identidade 

Ele não sabe mais quem é: deixa de ser criança para ser adulto, mas ainda não o é. Por isso a necessidade de experimentar de tudo, no que se refere a formas de pensar e de agir. Então ele muda de opinião facilmente, procura as primeiras "experiências sexuais" ou testa novos estilos de música. Para encontrar sua identidade, ele também precisa de responsabilidades sociais. [...]

Antonio Arruda. Folha de S. Paulo, 4/7/2002. 

1. Releia o primeiro período desse texto. Nele, o autor faz algumas afirmações sobre o jovem. 

a) Que oração desse período expressa uma idéia de oposição? 

b) Que palavra funciona como conectivo entre essa oração e a que a antecede? 

Período - frase com uma ou mais orações. 

Período simples - possui uma oração, isto é, um verbo ou locução verbal. Exemplo: A adolescência não é só um período de mudanças físicas. 

Período composto - possui mais de uma oração, isto é, mais de um verbo ou locução verbal. Pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Exemplo: A adolescência não é só um período de mudanças físicas, mas também é um período de questionamentos dos valores familiares e sociais. 

2. No terceiro período do texto, o autor afirma que na busca da identidade mudanças acontecem na forma de pensar e de agir do jovem. 

a) Esse período é composto por três orações. Como as orações vêm separadas umas das outras? 

b) Que sentido o conectivo transmite à oração na qual está empregado: adição, alternância ou oposição? 

c) Qual destes conectivos - mas, porque, ou, e - poderia substituir o sinal de pontuação que separa as duas primeiras orações sem alterar o sentido do período? 

3. Mas, porque, ou e e são exemplos de conjunções. As conjunções estabelecem uma relação de sentido entre palavras e orações. Leia o período a seguir e observe a conjunção. 

Alguns jovens descobrem novos estilos de música e aprendem a tocar instrumentos musicais. 

Que sentido a conjunção e transmite à oração na qual está empregada: oposição, alternância ou adição (soma de ideias)?


4. Agora, leia outro período. 

O adolescente precisa de novas experiências, pois isso é importante para o seu crescimento. 

a) Esse período é composto por duas orações. Quais são elas?

b) Determine o sujeito e o predicado de cada uma dessas orações.

c) O que se pode concluir a respeito da estrutura dessas orações: apenas a primeira apresenta estrutura completa, com sujeito e predicado, ou ambas apresentam essa estrutura?

RESPOSTAS

1.

a) mas ainda não o é

b) A palavra mas

2.

a) A segunda oração vem separada da primeira por vírgula; a terceira vem separada da segunda pelo conectivo ou

b) Sentido de alternância.

c) O conectivo e

3. Adição ou soma de ideias.

4. 

a) Primeira oração: O adolescente precisa de novas experiências. Segunda oração: pois isso é importante para o seu crescimento. 

b) Primeira oração: sujeito - o adolescente; predicado - precisa de novas experiências. Segunda oração: sujeito - isso; predicado - é importante para o seu crescimento. 

c) Ambas apresentam estrutura completa, com sujeito e predicado.


Page 2