Vitaminas para ganhar massa muscular nas pernas e glúteos feminino

Quando você pensa em alimentos para ganhar tecido muscular, logo vem à cabeça aqueles ricos em proteína, como frango e ovos? Esse pensamento não está errado, claro, mas saiba que há outros nutrientes tão importantes quanto para atingir o mesmo objetivo.

Há diferentes tipos de vitamina para ganhar massa muscular que não podem ficar de fora da sua alimentação diária. Quer saber quais são elas e como agem no organismo? Então, continue a leitura e fique por dentro!

Entenda a importância das vitaminas

vitamina para ganhar massa muscular
As vitaminas são fundamentais para manter o indivíduo saudável, sendo responsáveis por regular diferentes funções em nosso corpo. No caso do ganho de massa, elas atuam para estimular as enzimas — tipo de proteína que atua nas reações químicas no organismo.
Normalmente, todos os tipos de vitaminas dos quais precisamos são encontrados nos alimentos, bastando realizar boas escolhas. Mas, se houver alguma deficiência ou um objetivo específico, é possível fazer a suplementação alimentar a fim de atingir os níveis desejados de vitaminas.

Conheça os tipos de vitamina para ganhar massa muscular

1- Vitamina A

A vitamina A tem um papel fundamental na construção do tecido muscular, pois ela ajuda na quebra de proteínas em aminoácidos — compostos que ajudam a frear a perda de músculos. Ela também atua no armazenamento glicogênio, fonte de energia para o organismo. Para garantir uma ingestão adequada de vitamina A, inclua na sua dieta alimentos como cenoura, tomate, abacate, brócolis e leite.

2- Vitaminas do complexo B

vitamina para ganhar massa muscular
Oito tipos de vitaminas fazem parte desse grupo do complexo B, alguns deles ligados diretamente ao ganho de massa muscular. Podem ser encontradas em diferentes categorias de alimentos, principalmente nos de origem animal. Por isso, no caso dos veganos, é preciso haver uma suplementação, principalmente da vitamina B12. Veja:

  • vitamina B1 ou Tiamina: faz a metabolização de proteínas, carboidratos e gorduras. Também traz firmeza aos músculos;
  • vitamina B2 ou Riboflavina: atua no processo de queima de gordura e na produção de energia;
  • vitamina B3 ou Niacina: é responsável por melhorar o transporte de nutrientes para o tecido muscular, além de converter carboidratos e gorduras em energia;
  • vitamina B12: ajuda a regenerar os músculos, além de ser importante para a manutenção das reservas de energia no organismo.

3- Vitamina C

Ela age sobretudo na recuperação e no crescimento do tecido muscular. Além disso, essa vitamina auxilia na absorção de ferro. Consequentemente, melhora a circulação de oxigênio, inclusive para os músculos. Não deixe de fora do seu prato frutas cítricas, pimentão e brócolis.

4- Vitamina D

A vitamina D3, por exemplo, é considerada um esteroide natural. Com a ingestão adequada, seus músculos ficarão mais fortes e resistentes. É encontrada principalmente em peixes, como o salmão e o atum, e na gema de ovo. Também pode ser obtida a partir da exposição ao sol.

5- Vitamina E

A vitamina E vai trabalhar no organismo para recuperar e desenvolver as células do tecido muscular. Também tem papel importante para que o organismo aproveite melhor outras vitaminas. Pode ser encontrada no abacate, em peixes e nos óleos, como de girassol e de canola.
Como você pôde perceber, as proteínas não são os únicos nutrientes essenciais para o ganho de músculos. Consuma diferentes tipos de vitamina para ganhar massa. Mas lembre-se de que, se for o caso, uma suplementação manipulada pode ser feita com o objetivo de você atingir os seus objetivos.
Gostou deste conteúdo? Então, fique por aqui e veja cinco respostas para dúvidas comuns sobre suplementação para iniciantes.

Para ganhar massa muscular, nem sempre é necessário apostar em suplementos industrializados. Boa parte dos benefícios encontrados nos produtos à venda pode ser obtida a partir de alimentos ricos em proteínas, antioxidantes e com alto valor energético.

As receitas caseiras melhoram a disposição e a força física e ajudam na recuperação, que é fundamental para o desenvolvimento dos músculos. No entanto, os preparos são indicadas somente para quem pratica exercícios físicos regularmente, como musculação, bicicleta, corrida ou funcional, por serem muito calóricos.

Outras dicas importantes para ganhar massa muscular são ter boas noites de sono, beber o mínimo de 2 litros de água por dia e manter uma dieta equilibrada.

Veja as receitas que vão lhe ajudar a ganhar músculos:

1. Suplemento caseiro para ganhar massa muscular

Esta receita de suplemento ajuda a aumentar a energia e a disposição física, potencializando o ganho de massa muscular. A receita é rica em carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis, que são liberados para o corpo gradativamente durante a atividade física.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de linhaça;
  • 2 colheres de sopa de levedura de cerveja;
  • 2 colheres de sopa de gérmen de trigo;
  • 2 colheres de sopa de gergelim;
  • 2 colheres de sopa de aveia em flocos;
  • 2 colheres de sopa de amendoim torrado e sem sal;
  • 2 colheres de sopa de guaraná em pó.

Modo de preparo:

Colocar 2 colheres de sopa de cada um dos ingredientes secos em um recipiente e manter bem fechado e armazenado em temperatura ambiente.

Para preparar o suplemento caseiro proteico basta bater no liquidificador 3 colheres de sopa cheias dessa mistura com 1 banana e 1 copo de leite integral. Deve-se tomar a vitamina antes ou até uma hora após terminar os exercícios.

Informação nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional aproximada de um copo desse suplemento caseiro:

ComponentesPorção do suplemento
Energia531 calorias
Proteínas30,4 g
Gorduras22,4 g
Carboidratos54,4 g
Fibras9,2 g

Esta receita é rica em proteínas e tem boas quantidades de gorduras e de carboidratos saudáveis. Além disso, o suplemento tem bastante fibra, que regula o intestino e controla a fome, ajudando a emagrecer também.

2. Vitamina de banana, aveia e amendoim

A vitamina de banana com aveia também é uma opção de suplemento para ganhar massa muscular. Por ter amendoim, a bebida é rica em proteína e gordura saudável, aumentando a produção de energia durante o treino e promovendo a recuperação dos músculos após os exercícios.

Ingredientes:

  • 2 colheres de aveia em flocos;
  • 2 colheres de sopa de amendoim torrado com pele;
  • 1 colher de sopa de sementes de gergelim;
  • 1 banana prata média;
  • 1 copo de leite desnatado.

Modo de preparo:

Bater no liquidificador a aveia, o amendoim, o gergelim, o leite e a banana. Transferir para um copo e beber antes ou até uma hora após a atividade física.

Informação nutricional

A tabela abaixo traz a informação nutricional de um copo da vitamina de banana com aveia e amendoim:

ComponentesPorção da vitamina
Energia422 calorias
Proteínas17 g
Gorduras22 g
Carboidratos47,7 g
Fibras7,4 g

Esta bebida é rica em proteínas e carboidratos, ajudando a aumentar a energia e a disposição, promovendo o ganho de massa muscular.

3. Shake de batata doce, cacau e sementes

O shake de batata doce com sementes é rico em carboidratos, antioxidantes e gorduras saudáveis, nutrientes que melhoram o rendimento durante a prática de atividades físicas e ajudam na recuperação do organismo, contribuindo para o ganho de massa muscular.

Ingredientes:

  • 100 g de batata doce cozida e descascada;
  • 50 g de tâmaras sem caroço e picadas;
  • 300 ml de água gelada;
  • 1 colher de sopa de cacau em pó;
  • 2 colheres de sopa de aveia em flocos;
  • 2 colheres de sopa de amêndoas trituradas;
  • 2 colheres de sopa de sementes de linhaça.

Modo de preparo:

Picar a batata doce cozida e colocar no liquidificador. Adicionar as tâmaras, a água, o cacau, a aveia e as sementes de linhaça. Bater bem e tomar antes ou até 1 hora após a atividade física.

Informação nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional de um copo do shake de batata doce e sementes:

ComponentesPorção do shake
Energia292 calorias
Proteínas9,8 g
Gorduras14,16 g
Carboidratos66,5 g
Fibras13,31 g

A bebida ajuda a aumentar a resistência física durante os treinos, favorecendo o ganho de massa muscular.

4.  Iogurte com sementes e banana

O suplemento de iogurte com sementes e banana é rico em proteínas, nutriente essencial para o ganho de massa muscular.

Este suplemento também tem ótimas quantidades de carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais que são importantes para equilibrar os níveis sanguíneos de insulina e de outros hormônios responsáveis pela produção de músculos no corpo.

Ingredientes:

  • 200 g de iogurte desnatado natural;
  • 2 colheres de sopa de sementes de abóbora;
  • 1 colher de sopa de aveia em flocos;
  • 2 colheres de sopa de amendoim;
  • 1 banana prata média.

Modo de preparo:

Picar a banana em rodelas e acrescentar ao iogurte. Por fim, adicionar as sementes de abóbora, a aveia e o amendoim ao iogurte e misturar bem os ingredientes. Comer antes ou até 1 hora após as atividades físicas.

Informação nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional aproximada de uma taça do suplemento de iogurte com sementes:

ComponentesPorção do suplemento
Energia406 calorias
Proteínas20,67 g
Gorduras17,02 g
Carboidratos46,7 g
Fibras5,05 g

(Com informações do portal Tua Saúde)

Qual a vitamina que faz engrossar as pernas?

A vitamina de banana com aveia também é uma boa opção de suplemento para ganhar massa muscular. Por ter amendoim, a vitamina é rica em gordura saudável, aumentando a produção de energia durante o treino e promovendo a recuperação do músculo após os exercícios.

O que tomar para aumentar pernas e glúteos?

Os principais suplementos que podem ser usados para melhorar o desempenho e ganhar massa muscular são:.
Whey protein. ... .
Creatina. ... .
BCAA. ... .
Glutamina. ... .
Caseína. ... .
Carnitina. ... .
L-arginina. ... .
Proteínas vegetais..

Qual melhor suplemento para ganhar massa muscular nas pernas e glúteos?

1- WHEY PROTEIN – Um dos suplementos mais conhecidos para ganho muscular. O Whey é uma proteína derivada do soro do leite e possui 22 aminoácidos essenciais para síntese para o músculo. Possui entre esses aminoácidos a leucina, não produzida pelo nosso corpo e que ajuda a manter o peso e a massa magra.

Como ganhar massa muscular nas pernas e glúteos rapidamente?

11 dicas para ganhar massa muscular mais rápido.
Fazer cada exercício de forma lenta. ... .
Não parar o exercício assim que começar a sentir dor. ... .
Treinar de 3 a 5 vezes por semana. ... .
Ter uma alimentação rica em proteínas. ... .
Consumir gorduras e carboidratos antes do treino. ... .
Treinar de forma intensa. ... .
Trocar de treino de forma regular..