Sensação gelada em partes do corpo

Sensação gelada em partes do corpo
A parestesia é um sintoma caracterizado pela sensação de dormência ou formigamento de alguma parte do corpo. Pode acometer os membros como braços, pernas, mãos, como também pode se fazer presente em áreas menos comuns, como na boca, sendo denominada, nesses casos, de parestesia oral.

Ela tem cura e normalmente aparece depois que um membro do corpo sofreu aplicação de muita pressão por um tempo, como, por exemplo, ao sentar de pernas cruzadas.

A parestesia oral, entretanto, possui causas diferentes. Ela ocorre, usualmente, após algum procedimento ortodôntico cirúrgico, como a remoção do siso, por exemplo.

Existem, de modo geral, três tipos de parestesia. A temporária, a crônica e a que atinge a boca, denominada parestesia oral. Entenda a diferença:

Temporária
A parestesia temporária é a que afeta a maior parte das pessoas. Todo mundo já sentiu ou vai sentir parestesia temporária. Ela se caracteriza pela sensação de formigamento de alguma região do corpo e normalmente acontece quando você fica com as pernas ou braços cruzados por muito tempo.

Crônica
Diferentemente da parestesia temporária, a crônica pode ser um indicativo de problemas mais sérios com o funcionamento dos nervos ou do sistema circulatório.

Acomete especialmente indivíduos que já estão em idade avançada como um resultado de um mal funcionamento da circulação sanguínea nos membros do corpo (braço e pernas).

Oral
A parestesia pode se manifestar, também, na boca. Muito mais incômoda do que os outros tipos, ela é causada por algum ferimento no nervo da mandíbula inferior, normalmente acometido por causa de um procedimento cirúrgico.

Na parestesia oral, ocorre a dormência de uma parte da língua, de uma parte dos lábios e/ou de uma parte do queixo.

Causas
Existem diversas causas para a parestesia. A mais comum, a qual todos nós experienciamos, está relacionada a compressão dos nervos, o que causa a parestesia temporária, a famosa dormência que sentimos de vez enquanto.

Ela acontece, por exemplo, quando sentamos em cima da mão por muito tempo, ou depois de ficar muito tempo sentado de pernas cruzadas. Ela acontece tanto por causa da pressão exercida no nervo, quanto porque houve um breve período em que o sangue não circula direito na região afetada.

Entretanto, quando falamos desse tipo de parestesia, estamos falando da temporária. A crônica, por outro lado, pode ser causada, de modo geral, por danos nos nervos.

Sintomas
Os sintomas mais comuns da parestesia são a sensação de formigamento ou dormência de alguma região. Ela pode afetar qualquer parte do corpo, mas normalmente se concentra nos seguintes lugares:

Mãos;
Braços;
Pernas;
Pés;
Bocas.

A maior parte das parestesias não precisa ser diagnosticada, pois não são recorrentes e acontecem naturalmente. Entretanto, se você possui parestesia crônica, isto é, se ela se faz presente diversas vezes, nos mesmos lugares e com tempos longos de duração, é bom consultar um médico.

Os especialistas mais indicados para se consultar quando existe este tipo de problema são o neurologista, o ortopedista ou então o endocrinologista.
Gostou dessa matéria?
Confira outros posts que separamos para você.

Botulismo: conheça os perigos e saiba como evitar:
Será que você sofre de refluxo gastroesofágio?
Você já ouviu falar em sopro no coração?
Queimaduras: Todo cuidado é pouco
Infarto em jovens: por que costuma ser fatal  e como evitar
BRUXISMO: o que é e como  isso pode afetar a sua vida

Você Sabe o que É Parestesia? Sensações Anormais – Como formigamento, Coceira, Queimação ou Frio, rastejamento da pele e sensações prejudicadas – são chamadas de parestesia. Esses sintomas geralmente surgem de danos nos Nervos (neuropatia). Danos contínuos ao nervo podem levar à Dormência (perda de sensibilidade) ou até a Paralisia (Perda de Movimento e Sensação).

Neste artigo, confira mais informações a respeito da parestesia e uma de suas principais causas: a neuropatia.

Você Sabe o que é Parestesia?

A maioria das pessoas já experimentou uma parestesia temporária – sensação de “alfinetadas e agulhadas” – em algum momento de suas vidas, quando se sentaram com as pernas cruzadas por muito tempo ou adormeceram com o braço sob a cabeça. Isso acontece quando uma pressão sustentada é colocada sobre um nervo. A sensação desaparece rapidamente quando a pressão é aliviada.

Parestesia é frequentemente sentida nas mãos, braços, pernas ou pés, mas também pode ocorrer em outras partes do corpo, como boca ou peito, podendo ser constante ou intermitente.

A Parestesia pode ser Causada por Distúrbios que afetam o Sistema Nervoso Central (Encefalite, Esclerose Múltipla, Acidente Vascular Cerebral – AVC) ou qualquer um dos nervos periféricos (síndrome do túnel do carpo, aterosclerose).

Já a sensação de dormência, agulhadas ou entorpecimento nas extremidades sofridas durante o sono acontece devido à inflamação do sistema linfático e à redução da circulação da linfa quando estamos deitados. Isso leva à interferência na função do nervo. Mover a extremidade resolve a sensação rapidamente.

Qual a Relação entre Neuropatia e Parestesia?

A neuropatia periférica é um termo geral que abrange todos os distúrbios nos nervos periféricos. Ela pode afetar um lado do corpo (unilateral) ou ambos (bilateral). O sistema nervoso periférico inclui nervos do rosto, braços, pernas, tronco e alguns nervos cranianos. Todos os nervos não localizados em seu sistema nervoso central – que inclui o cérebro e a medula espinhal – são nervos periféricos.

As neuropatias podem afetar apenas um nervo (mononeuropatia) ou vários nervos (polineuropatia). Seus nervos fornecem a comunicação entre seu cérebro e seus músculos, pele, órgãos internos e vasos sanguíneos. Quando danificados, seus nervos não podem se comunicar adequadamente, e essa falta de comunicação gera sintomas como dor ou dormência.

A neuropatia pode resultar em fraqueza muscular se causar redução da estimulação nervosa nos músculos. Isso pode ocorrer em qualquer músculo, incluindo músculos peitorais (dificultando a respiração) ou nas extremidades inferiores (resultando em atrofia e dificuldade para andar).

Quais as Causas da Neuropatia?

Sensação gelada em partes do corpo

Entre as Causas de Neuropatia Periférica, podemos destacar:

  • Doenças Auto-imunes, como:
    • Lúpus e
    • Sarcoidose,
      • que provocam Inflamação do Sistema Nervoso;
  • Irritação do Nervo,
    • Devido a uma Inflamação no Tecido Circundante
      • como a artrite reumatoide
  • Diabetes,
    • Condição em que o Excesso de Glicose na Corrente sanguínea causa danos nos nervos;
  • Compressão de Raízes Nervosas,
    • Como nos casos de Hérnias de Disco ou
    • Tumores.

A função e os sintomas prejudicados dependem do Tipo de Nervos – motor, sensorial ou autonômico – que estão danificados. Algumas pessoas podem sentir dormência temporária, Sensação de Formigamento e Picadas, sensibilidade ao toque ou fraqueza muscular. Outros podem sofrer sintomas mais extremos, incluindo dor em queimação (especialmente à noite), perda de massa muscular, paralisia e disfunção de órgão/glândula.

Qual o Tratamento para Neuropatias e Parestesias?

Resolver a neuropatia e a parestesia envolve identificar e eliminar a causa subjacente. Alguma neuropatia que persistiu por muito tempo pode ter causado danos permanentes às células nervosas (neurônios), mas os nervos periféricos têm uma capacidade notável de se regenerar. Somente o tempo dirá se o tratamento resolverá toda a neuropatia, mas as evidências até o momento indicam que ele resolverá muitos sintomas de parestesia e que tem potencial de melhorar significativamente as neuropatias.

É importante estar ciente de qualquer Perda de Sensibilidade (ou Função anormal) nas

  • Mãos,
  • Pés ou
  • Tornozelos.

Se você se sentir mais propenso a deixar cair coisas, evite cozinhar ou qualquer atividade que possa oferecer perigo neste dia.

Se sentir dificuldade para andar, fique longe de tapetes, obstáculos e escadas. Quando esses episódios passam a acontecer com frequência, é o momento de procurar ajuda médica para obter um diagnóstico mais apurado.

O que pode causar parestesia?

O que pode causar parestesia? Parestesias são sensações cutâneas subjetivas (ex., frio, calor, formigamento, agulhadas, adormecimento, pressão etc.) que são vivenciadas espontaneamente na ausência de estimulação. Podem ocorrer caso algum nervo sensorial seja afetado, seja por contato ou pelo rompimento das terminações nervosas.

O que é parestesia dentária?

O que é parestesia dentária? Parestesia oral,  Na boca, os casos de parestesia são um pouco diferentes. Eles normalmente acontecem depois de um procedimento cirúrgico, como a extração de um siso ou a remoção de cistos.

O que é parestesia de membros inferiores?

O que é parestesia de membros inferiores? As parestesias são sintomas sensoriais anormais geralmente caracterizadas por comichão, formigamento ou sensação de ardência. Elas podem ser transitórias ou persistentes, com distribuição limitada ou generalizada, podendo afetar qualquer parte do corpo inervada por fibras nervosas sensoriais ou aferentes.

Parestesia: Quais as Opções de Tratamento que estão Sendo Estudadas

Muitos são os riscos que um paciente pode enfrentar ao passar por um procedimento Cirúrgico. Apesar de ser mais frequente na medicina, algumas alterações podem ocorrer na odontologia após um procedimento terapêutico.

O grupo da medicação sistêmica foi tratado com Etna via oral. Os voluntários foram avaliados antes, após a terapia e decorridos 30 dias do final da medicação. O tratamento consistia na ingestão de 1 cápsula a cada 8 horas por 30 dias, no qual o paciente poderia fazer em casa. No grupo da laserterapia o paciente comparecia duas vezes por semana no L

ELO, Laboratório Especial de Laser em Odontologia, para sessões de aproximadamente 17 minutos de irradiação da luz laser por 20 dias. A cada dez sessões de terapia o voluntário era reavaliado.

O terceiro grupo, tratado com laseracupuntura, tinha algumas similaridades. O processo também era feito no LELO e consistia em duas sessões por semana durante 20 dias e avaliações a cada 10 consultas. A diferença estava nos locais em que o laser era aplicado e na duração das sessões, que perduravam em média por quatro minutos. No total, os pacientes que passaram pelos tratamentos com laser foram submetidos a 20 sessões de terapia. Esse tipo de terapia pode ser uma alternativa para pacientes que não podem tomar medicação.

“Sabemos que pacientes com comprometimento hepático, ou que já tomam remédios em excesso necessitam de técnicas menos invasivas”, explica Karolyne.

INFOUSP

Fonte Utilizada para o Artigo
  • Paraesthesia – ncbi nlm nih gov

O que significa sentir partes do corpo gelado?

Pesquisadores apontam que essa é uma resposta saudável do corpo às baixas temperaturas do ambiente ou ao contato com uma superfície gelada. A sensação de mãos e pés gelados ocorre porque o nosso organismo interrompe o fluxo sanguíneo nas extremidades para manter o aquecimento dos órgãos internos.

O que é parestesia ansiedade?

A parestesia é a sensação de picadas, formigamento ou dormência que acontece em partes do corpo, como o rosto, mãos ou pernas, sendo geralmente transitória e causada por ansiedade, estresse ou mesmo por dormir sobre um braço, por exemplo, nem sempre indicando um problema sério.

O que significa sensação de gelo nas costas?

Acontece a mesma coisa com as estruturas que sustentam a coluna. Quando o tempo está frio, há menos fluxo de sangue para as estruturas que sustentam a coluna e elas se tornam naturalmente rígidas, o que, por sua vez, aumenta a tensão nas costas.

O que pode ser sensação de gelo nas pernas?

Perna gelada pode ser consequência de uma trombose arterial. A trombose venosa, se for muito grave pode dificultar a circulação arterial também, mas não é a apresentação mais comum. Se além de ficar gelada a perna doer, recomendo que procure um cirurgião vascular o mais breve possível.