São atribuições do técnico em enfermagem que atua na saúde do trabalho?

Para toda grande empresa, o bem-estar do seu funcionário é fundamental para que as equipes possam trabalhar com força total, sem baixas e com toda a segurança aos seus funcionários. Garantir isso é função do técnico em Enfermagem do Trabalho. Esse profissional, junto da equipe médica do local, trabalha incansavelmente para garantir o desenvolvimento saudável das funções de cada um. 

Continue esta leitura e saiba mais sobre o curso e as principais atividades desenvolvidas por quem opta por esse curso pós-técnico.

Enfermagem do Trabalho: pós-graduação na área

A especialização em Enfermagem do Trabalho é a formação ideal para aqueles que buscam uma atuação além das salas de hospitais. Com uma ampla área de atuação no mercado de trabalho, a profissão é prevista por lei e regulamentada pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Os dois órgãos são responsáveis por monitorar e oficializar as garantias que devem ser oferecidas a esse profissional de Enfermagem.

Como é o curso?

Para aqueles que optam por essa formação, é preciso ter primeiro o diploma de técnico em Enfermagem para então poder iniciar o curso de especialização em Enfermagem do Trabalho. Com carga horária de 380 horas, o aluno tem acesso às seguintes matérias:

  • Legislação do trabalho;
  • Psicologia aplicada;
  • Segurança do trabalho;
  • Saúde ocupacional;
  • Ergonomia;
  • Doenças ocupacionais;
  • Primeiros socorros;
  • Organização dos serviços de Enfermagem do Trabalho;
  • Estágio.

A grade curricular diversa é a chave que garante um ensino completo que capacita os profissionais a atuar em situações diferentes de acordo com as necessidades da empresa onde os serviços serão prestados. 

Além disso, o estágio é parte fundamental nesse processo. Durante toda a formação, o aluno é exposto a teorias e à realização de atividades práticas; assim, o conhecimento é mais bem assimilado. Na última etapa, é hora de reunir tudo o que foi aprendido já no ambiente real do mercado de trabalho. 

São atribuições do técnico em enfermagem que atua na saúde do trabalho?
Profissional em Enfermagem do Trabalho fazendo o trabalhando.

Atividades desenvolvidas por esse profissional

Ao ser contratado por uma empresa, seja ela pública ou privada, o enfermeiro do Trabalho tem como objetivo acompanhar os demais trabalhadores para que todos possam realizar suas atividades de forma segura e assistida. 

Vagas diversas são ofertadas para a Enfermagem do Trabalho. Isso ocorre pois sua atuação é variada e pode ser aproveitada de diferentes formas. Confira abaixo algumas das principais atividades para as quais esse funcionário é requisitado no mercado de trabalho.

  1. Atendimentos em geral

Uma das atividades primordiais é estar de prontidão para realizar possíveis atendimentos, sejam eles de casos leves ou graves. Junto à equipe médica do local, o enfermeiro do Trabalho realiza atendimentos emergenciais, mas também de acompanhamento em casos de mal-estar. 

O objetivo é que todos possam trabalhar de maneira segura; contudo, se algo acontece naquele ambiente, é dever da equipe prestar todo atendimento necessário para restabelecer o bem-estar e zelar pela saúde dos profissionais da empresa. 

Quando necessário, esse profissional deve aplicar a técnica de Enfermagem e realizar curativos, verificar e monitorar sinais vitais, encaminhar e acompanhar o paciente para uma instituição de saúde. Em resumo: estar pronto para cuidar daquele paciente. 

  1. Prevenção e conscientização

Junto da diretoria da empresa, é papel do enfermeiro do Trabalho avaliar situações e ações que podem fazer mal e colocar em risco a integridade física dos funcionários. A partir disso, também é realizado o planejamento de meios para trabalhar o conceito de prevenção e o reforço da utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Em indústrias, por exemplo, é comum que alguns funcionários sejam mais resistentes à utilização do equipamento. Nesse caso, ações como essa são realizadas para que os próprios funcionários entendam a necessidade do seu uso. Da mesma forma, essa conscientização garante que a empresa siga à risca as normas de segurança impostas para aquele tipo de setor e/ou serviço. 

  1. Doenças ocupacionais

Doenças ocupacionais são aquelas adquiridas ou desenvolvidas no ambiente de trabalho pelo tipo de atividade desempenhada ou pelas condições às quais o profissional é exposto. Para a legislação, uma doença ocupacional é classificada como um acidente de trabalho, visto que causa danos e prejuízos à saúde daquele funcionário.

Em se tratando disso, a função do enfermeiro do Trabalho é justamente acompanhar e evitar que esse tipo de situação ocorra. É primordial que os funcionários possam ser atendidos e ouvidos em relação às suas atividades e os possíveis danos que podem ser desenvolvidos antes que se torne uma doença ocupacional. E se ocorrer, o profissional especializado em Enfermagem do Trabalho deve analisar, junto à equipe médica, quais procedimentos serão tomados em relação a isso. 

Curso de Enfermagem do Trabalho em Recife

Interessou-se pelo curso técnico em Enfermagem do Trabalho? Conheça essa especialização em Recife, no Grau Técnico, a maior rede de Ensino Técnico do Brasil. Além de oferecer um ensino de qualidade, acima da média, ainda possibilita que 75% dos seus formandos saiam da instituição com uma oportunidade de emprego no mercado de trabalho.

Quais são as atribuições do técnico de enfermagem do trabalho?

Auxiliar na observação sistemática do estado de saúde dos trabalhadores, nos levantamentos de doenças profissionais, lesões traumáticas, doenças epidemiológicas. Participar dos programas de prevenção de acidentes, de saúde e de medidas reabilitativas. Desempenhar tarefas relativas a campanhas de educação sanitária.

Quais as atribuições do enfermeiro do trabalho?

Entre as atribuições do profissional estão: aplicar medicamentos, recolher amostras para a realização de exames, fazer curativos, bandagens e imobilizações, além de encaminhar o tratamento médico mais recomendado.

Quais as competências de um técnico de enfermagem?

Habilidades do Técnico em Enfermagem.
Comprometimento com a saúde. O Técnico em Enfermagem está muito próximo do paciente, cuidando e zelando por seu bem-estar diariamente. ... .
Capacidade de tomar decisões. ... .
Boa comunicação. ... .
Organização. ... .
Empatia. ... .
Saber trabalhar em equipe..

Qual a função do técnico de enfermagem em relação à gestão da equipe?

Além de integrar a equipe de saúde e educar, cabe ao auxiliar preparar o paciente para consultas, exames e tratamentos; executar tratamentos prescritos; prestar cuidados de higiene, alimentação e conforto ao paciente e zelar por sua segurança; além de zelar pela limpeza em geral.