Quem nasce em 5 de janeiro é de que signo

O signo de Capricórnio é, certamente, o mais centrado dos signos do Zodíaco, com seus nativos muito responsáveis e objetivos.

Veja todas as características de Capricórnio, com quem os capricornianos combinam e a história da sua constelação.

Características do Signo de Capricórnio

Dentre os signos, provavelmente os capricornianos são os mais céticos. Isso porque eles têm como elemento base a Terra, ou seja: seus pés estão bem fincados no chão, no que frutifica, é palpável e vale a pena. Outro ponto chave dos signos terrenos é a disciplina e a dedicação que brota aos montes quando estão empenhados em obter algo.

A personalidade de Capricórnio é, particularmente, sábia e bastante discreta. Dificilmente você verá um capricorniano raiz cometendo loucuras impensadas ou sendo impulsivo.

Quem nasce em 5 de janeiro é de que signo

O comprometimento também é um ponto forte desses nativos, que fazem de tudo por quem gostam e se provam leais e confiáveis.

Por outro lado, são conhecidos como os avarentos do Zodíaco por quem nasceu sob outros signos. Na verdade, a ambição que tem e a obstinação fazem com que trabalhem muito e nunca estejam plenamente satisfeitos.

Assim, querem ser sempre um pouco melhores do que ontem e constantemente isso é confundido com puro materialismo.

Outras características de Capricórnio mostram que eles são:

  • Eficientes;
  • Inteligentes;
  • Racionais;
  • Teimosos;
  • Realistas;
  • Prudentes;
  • Protetores;
  • Rígidos;
  • Versáteis;
  • Mau humorados;
  • Batalhadores;
  • Disciplinados;
  • Descrentes;
  • Organizados;
  • Pacientes;
  • Resmungões;
  • Focados;
  • Maduros;
  • Talentosos;
  • Conservadores;

Ainda, há quem diga que eles são “frios e calculistas”. Rs

Obviamente, por serem bem mais práticos, o sentimentalismo ou os dramas não fazem muito parte do “pacote capricorniano”. Ainda assim, são gentis e zelam por quem os cerca – mesmo que a seu próprio modo.

Sendo assim, confira outras personalidades dos signos para entender onde cada aspecto se encaixa e quais são os pontos que podem ser enaltecidos ou reavaliados em cada perfil.

Capricórnio – O signo e a data

Quem nasce sob o signo de Capricórnio costuma vir ao mundo entre 22 de dezembro a 20 de janeiro, a depender do ano. Isso pelo motivo de a data variar de acordo com o posicionamento do Sol no período que entra de fato no signo, podendo então variar um pouco na data inicial e final.

Veja certinho quais são os signos de cada mês e alguns posicionamentos do mapa astral!

Ascendente em Capricórnio

Uma vez que o ascendente é a forma como nos mostramos ao mundo e exteriorizamos nossa personalidade mais superficialmente falando, quem tem ascendente em Capricórnio aparenta ser uma pessoa mais séria e reservada.

Deseja cumprir os seus deveres com competência e maestria. Dessa forma, usam a calma e a cautela para atingir os melhores resultados.

Quem nasce em 5 de janeiro é de que signo
“Respire fundo”

Decerto, são indivíduos um pouco mais tensos, que apresentam certa dificuldade para relaxar e se jogam nos seus objetivos de vida.

Aparentam estar sempre bem em equilíbrio, e mesmo que sejam inseguros ou estejam perdendo o controle, não costumam externalizar – sobretudo de forma dramática.

Fisicamente falando, possuem olhar mais sério e compenetrado, corpo em geral magro, feições bem definidas e visual discreto.

Lua em Capricórnio

Por outro lado, a Lua no mapa astral indica os relacionamentos interpessoais, os sentimentos e também as raízes e relações familiares. Quem possui Lua em Capricórnio tende a ser um pouco rígido(a) demais e levar as coisas demasiadamente a sério.

As emoções são pautadas no que é concreto e real, com o desejo de estar sempre no controle das situações, bastante marcante.

Não têm problemas em lidar com regras e inclusive, desejam as cumprir. Precisam se sentir produtivos e respeitados e irão lutar pela aprovação das pessoas – mas não as forçando, e sim conquistando seu valor.

Retomando na questão do controle, dificilmente transbordarão o que existe no seu íntimo, se resguardando da visão de vítimas e mantendo, quase sempre, a compostura.

Devem tomar cuidado para não se cobrarem demais, pois esse é uma tendência clara de quem tem a Lua em Capricórnio.

Os capricornianos combinam com qual signo?

Os signos que mais combinam com Capricórnio são os demais de Terra (Touro, Virgem ou mesmo Capricórnio) e também os de Água (Câncer, Escorpião e Peixes).

Antes de mais nada, os de igual elemento possuem características semelhantes em termos de busca por estabilidade, praticidade e tranquilidade. Logo, compreenderão o estilo mais racional e calmo de Capricórnio.

Em contrapartida, os de Água trazem equilíbrio e um pouco mais de emoção para o relacionamento, propondo abertura para temas mais abstratos e também complementando com afeto e sensibilidade os focados capricornianos.

Capricórnio no amor

Ao contrário do que se diz por aí, os capricornianos não tem necessariamente um “coração de gelo”.

Segundo o que dissemos anteriormente, eles são sim meticulosos e irão avaliar muito bem suas opções antes de se comprometer de cabeça em um relacionamento. Primeiramente, eles precisam analisar se realmente vale a pena se envolver e se a aposta é “segura”.

Quem nasce em 5 de janeiro é de que signo

Porém, ao se apaixonarem e toparem construir um enlace, pode ter certeza de que dedicarão totalmente e provavelmente desejarão algo duradouro. Aliás, eles costumam ter bastante iniciativa e serem diretos em suas conquistas, o que traz muito mais objetividade e também facilita a vida dos parceiros.

O mesmo comprometimento que levam para as outras áreas da sua vida, levarão para a intimidade. No entanto, não espere grandes ou constantes demonstrações de romantismo deles, já que Capricórnio é conhecido como o signo menos romântico do Zodíaco.

Em virtude de serem teimosos e obstinados, em algumas situações podem querer tomar o controle do relacionamento para si, ditando ordens e inventando regras ou criticando e cobrando em excesso. Então, isso pode ser um problema para perfis mais geniosos.

Certamente irão correr de dramas, relações problemáticas ou paixonites fugazes, que não levam a lugar nenhum.

Símbolo de Capricórnio

O símbolo de Capricórnio é uma mistura entre uma cabra e uma serpente ou cobra, representando tanto a terra e a superação de obstáculos, quanto à sabedoria inerente do ser.

Quem nasce em 5 de janeiro é de que signo

Majoritariamente representado pela cabra, além de se relacionar com o mito grego sobre sua constelação, também faz alusão ao animal que vive nas montanhas e nunca desiste de chegar ao topo.

Constelação de Capricórnio

Em seguida, a história que a mitologia grega conta sobre esse signo do Zodíaco é marcada por grande senso de responsabilidade.

Reia, uma titânide ligada à fertilidade, gera um filho com Cronos, que é nada mais e nada menos do que Zeus, o deus de todos os deuses. Com medo de que o temível pai devore o filho, ela foge com ele para a Ilha de Creta, onde ele se alimenta de leite de cabra e mel.

Nesse meio tempo, o bebê quebra acidentalmente o chifre do animal que fornece seu alimento e para recompensa-lo, diz que tornaria tal pedaço divino. Ou seja: quem possuísse o chifre (chamado de Cornucópia) seria abençoado com que quisesse dentro do item.

Posteriormente, levam a cabra que supriu o deus aos céus, criando a Constelação de Capricórnio.

Quem nasce em 5 de janeiro é de que signo

Quer saber mais sobre outros mitos gregos relacionados ao Zodíaco? Então veja outras versões das Constelações do Zodíaco.

Frases capricornianas

Em síntese, algumas frases representam bem a personalidade dos capricornianos:

  • “É uma falta de responsabilidade esperarmos que alguém faça as coisas por nós.” – John Lennon
  • “É muito mais difícil matar um fantasma do que matar uma realidade.” – Virginia Woolf
  • “Perdi o foco, não o objetivo.” – Clarice Lispector
  • “Genialidade é esforço.” – Johann Goethe
  • “O amor é uma combinação de cuidado, compromisso, conhecimento, responsabilidade, respeito e confiança.” – Bell Hooks

Em conclusão, há algumas informações importantes que você deve saber sobre o signo de Capricórnio. São elas:

  • Elemento: Terra;
  • Planeta regente: o planeta Saturno, ligado ao que nos limita, mas nos traz amadurecimento;
  • Pedra: ônix, conhecida por suas propriedades que conferem segurança, motivação e melhora o cansaço mental;
  • Palavra-chave: responsabilidade;

Sendo assim, confira o resumo cheio de humor que o Deboche Astral fez sobre os Capricornianos:

As constelações dos signos e o melhor presente para capricornianos

Em conclusão, se você gosta de astrologia, é ou gosta muito de um capricorniano, vai gostar muito da nossa sugestão!

Nós do Mapa do Meu Céu fazemos quadros personalizados de como estava o céu em um dia, local e horário que merecem ser relembrados.

Quem nasce em 5 de janeiro é de que signo

A riqueza de detalhes certamente vai surpreender quem é do signo de Capricórnio, porque tem base científica e é a valorização direta de um fato marcante, né?

Quem nasce em 5 de janeiro é de que signo
Detalhe nas constelações e Via Láctea no Mapa do Meu Céu

Você também pode personalizar com frases de amor ou frases de amizade que mostrem claramente a importância dessa pessoa para você, além dos próprios elementos do quadro – tornando-o assim um presente criativo e exclusivo.

Crie seu mapa das estrelas agora e tenha um pedacinho do universo ao seu alcance.

Para outras versões individualizadas e especiais, confira nosso site:

Quem nasce em 5 de janeiro é de que signo

Qual signo quem nasce em 5 de janeiro?

CAPRICÓRNIO (Nascidos entre 22/12 e 20/1)

Como é a personalidade de um capricorniano?

PERSONALIDADE DE CAPRICÓRNIO Nativos desse signo são coerentes, disciplinados, sérios e responsáveis. Além disso, desenvolvem desde cedo uma maturidade que surpreende a todos. Quem tem um acúmulo de planetas em Capricórnio signo pode ter um perfil workaholic.

Como são as pessoas que nascem dia 5 de janeiro?

Os gênios da humanidade nascidos em 5 de janeiro contam com extrema facilidade de formar e expor suas opiniões. Sua perseverança e força de vontade são dignas de admiração. Além disso, têm uma moral inabalável e princípios convictos, nunca deixando de lutar contra as injustiças.

Qual é o signo que mais combina com Capricórnio?

Capricórnio. Signos mais compatíveis: Touro, Virgem, Escorpião, Peixes. Capricórnio é um signo de terra. Os capricornianos apresentam uma alta compatibilidade com os signos da terra, Touro e Virgem.