Quem foi que escreveu o Salmo 73?

Asafe foi um levita, filho de Baraquias, descendente de Gerson, filho de Levi (1Cr 6:1; 6:39-43). Asafe foi um músico importante da época de Davi, e foi nomeado pelos principais levitas como responsável pela música, juntamente com Etã e Hemã, quando a arca foi transportada da casa de Obede-Edom para a cidade de Jerusalém (1Cr 15:16-19).

O músico Asafe

Asafe foi constituído pelo rei Davi como líder dos levitas que foram postos como ministros perante a Arca do Senhor (1Cr 16:4,5). O instrumento principal de Asafe era os címbalos, um instrumento que pertence à categoria de percussão, formado por dois discos metálicos, utilizado geralmente para acompanhar a harpa, trombeta, saltério e os tímbales.

Quando o serviço do culto foi definitivamente organizado, das três famílias encarregadas da música e do canto, a família de Asafe foi uma delas (1Cr 25:1-9). Os “filhos de Asafe” permaneceram como a principal família responsável pela música até à restauração (1Cr 25; 2Cr 20:14; 35:15; Ed 3:10; Ne 11:17-22; 12:35).

Asafe além da música

Além de um exímio instrumentista e líder da música, Asafe também tinha reputação de vidente, que na época era alguém que recebia mensagens de Deus para a nação de Israel por meio de visões ou sonhos (2Cr 29:30). Na mesma referência podemos perceber que Asafe era reconhecido como autor de alguns salmos utilizados por Ezequias no reavivamento da adoração no templo.

Não se sabe exatamente se Asafe viveu o bastante para ver o Templo erguido pelo rei Salomão já consagrado, ou se as referências feitas a ele significam simplesmente “a família de Asafe” ou “os filhos de Asafe”.

Quem foi que escreveu o Salmo 73?

Os salmos de Asafe

Asafe foi reconhecido como tendo sido um dos autores do livro de Salmos, escrevendo assim alguns dos salmos mais conhecidos. Tradicionalmente, são atribuídos como salmos de autoria de Asafe, ou de seus descendentes, o salmo 50, e os salmos 73 a 83.

Uma característica marcante nos salmos de Asafe é o seu questionamento acerca da prosperidade dos ímpios em contra partida ao sofrimento dos justos. Nitidamente percebemos que ele teve dificuldades em entender tal condição, a ponto de entristecer-se profundamente. Porém no próprio salmo 73, temos a certeza de que ele foi confortado em relação aos seus questionamentos, pois entendeu que haverá um dia em que Deus se levantará, e o ímpio será destruído.

Outros homens chamados de Asafe na Bíblia

A Bíblia também fala de um Asafe que foi cronista ou escrivão no tempo do rei Ezequias (2Rs 18:18,37), e de outro Asafe que era um oficial do rei da Pérsia e guarda do bosque real, sendo, muito provavelmente, um judeu.

Salmos 73-2. Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos.

No primeiro verso Asafe, discorreu sobre a bondade de Deus em ralação aos seus eleitos e faz uma afirmativo categórica: Deus é bom para com Israel, à predestinação de salvos e perdidos e aqui afirmada sem nem um medo ou receio,do que possa pensar a Criatura finita.

Neste verso o salmista, começa a demonstração de seus conflitos interiores em relação à prosperidade e longevidade dos ímpios. Mas trata-se de uma questão de fórum o intimo teve uma experiência mística negativa qual o cristão que diante de injustiças e maldades não se sente no dever de se auto questionar?

Deus nos deu a livre agência exatamente para isto.

Deus não se magoa ou se irrita quando questionado sobre certas coisas que nos afligem alguns profetas questionaram seus momentos Jeremias, Isaias Abaiuque e outros perguntaram,

Reclamaram como fez Ezequiel em cap. 4-14 Então me disse: Ah! Senhor DEUS! Eis que a minha alma não foi contaminada, pois desde a minha mocidade até agora, nunca comi daquilo que morrer de si mesmo, ou que é despedaçado por feras; nem carne abominável entrou na minha boca.

Vamos agora fazer uma análise do versículo dois que está em apreço aqui três coisas se destacam vejamos.

1. Até onde um crente pode cair?

2. Até onde ele não cairá?

3. Quais temores são e quais não são permissíveis?

Na verdade o verso 2 é um retrospecto de nossas escorregadelas; prospectos de perigo futuro; preparação no presente para isso.

Se prestarmos bastante atenção o salmista declara sua quase queda de 2-14 é este verso dois compara uma vida de obediência com o ato de andar numa vereda o caminho apertado (Pv 1-9). Aqui Asafe descreve a Sua dúvida e sua Incredulidade como ato de escorregar de uma vereda, Aqui vemos que a vida dos santos é mais do está fundamentada em coisas materiais o Cristão deve está firmado em Cristo como seu Bem absoluto.

Estamos sempre à beira de escorregar em situações, problemas dificuldades lutas é tribulações estamos enfrentando tempos difíceis onde o mundo nos rodeia com ódio por nosso senhor e por nos o evangélico- fobia e uma realidade que muitos teimam em não querer ver, contudo seguido a idéia de um suposto crescimento dos evangélicos no Brasil os lideres evangélicos tem negligenciado o cuidado das ovelhas de Deus.

Para divertir os bodes do diabo muito bons e oportunos a serie de ultimato sobre orgulho é culpa estamos sentido orgulho de nossa culpa pela não evangelização eficaz do mundo por conta de nossos pecados, Ultimato traduz o que muitos de nos estamos sentindo, que DEUS tenha piedade de nos e nos ajude a voltar para o caminho.

O salmista diz que seus pés quase resvalaram que ele quase caiu, mas este verso e uma reflexão que vai até o verso 14 onde ele conclui seu pensamento, mas analisaremos as partes depois e preciso que saibamos que Deus não falha deixar um justo cair por causa da prosperidade do ímpio seria uma falha.

Devemos entender que se trata de uma reflexão pessoal do salmista é que não implica em uma doutrina de que se nos observamos às coisas e situações a nossa volta então há uma possibilidade de, mas se estivermos formados em Cristo nada e nem ninguém nos derrubará.

Soli Deo Gloria.

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Quem é o autor do Salmo 73?

Salmo de Asafe. 1 Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração. 2 Quanto a mim, os meus pés quase se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos. 3 Pois eu tinha ainveja dos tolos, quando via a prosperidade dos ímpios.

O que o salmista quis dizer no Salmo 73?

O salmo 73 nos convida a fazer uma reflexão de nossa vida, rever nossas atitudes e concluir que Deus sempre está ao nosso lado. É um reconhecimento de que nossos passos, quando distantes, se desviam do Senhor, mas sua força permanece ao nosso lado.

Quem foi rei Asafe?

Asafe (em hebraico: אָסָף‎, em inglês: Asaph) é o nome de pessoas citadas na Bíblia no Antigo Testamento: Pai de Joá, o cronista do Rei Ezequias(); Filho de Beraquias, o gersonita (); Guarda das matas do rei Artaxerxes I, o qual enviou suprimentos para a reconstrução dos muros de Jerusalém ();

Qual foi o Salmo que Asafe escreveu?

1-ASAFE: o segundo maior salmista, depois do rei Davi. Compôs os Salmos: 50,73 a 83, num total de 12.