Quem e o velho do rio em pantanal

Quem era o Velho do Rio em Pantanal? Conheça tudo sobre o icônico personagem

Por Rafael Felizardo — 29 de mar. de 2022 às 17:20

Seja com Cláudio Marzo ou com Osmar Prado, o Velho do Rio é um dos personagens mais marcantes da novela Pantanal.

Quem e o velho do rio em pantanal

Para a alegria dos noveleiros de plantão, um dos grandes sucessos da Rede Manchete na década de 1990 foi refilmado pela TV Globo: a novela Pantanal. Após alguns desafios encontrados durante as gravações, a produção fez sua tão aguardada estreia nesta segunda-feira (28), entregando uma trama que se passa no coração da região Centro-Oeste.

Mesmo quem não assistiu à primeira versão da novela, provavelmente sabe que um dos pontos altos da obra era a sua galeria de personagem. Para se ter uma ideia, mais de vinte anos depois, nomes como Maria Marruá, Juma, José Leôncio e Tenório ainda se mantêm no imaginário popular, evidenciando a notável sinergia entre enredo e elenco.

Dentro das figuras mais notáveis da história, uma delas se destaca por sua aparência peculiar e personalidade única: o Velho do Rio. Vivido em 1990 pelo ator Cláudio Marzo, o personagem representa a ligação da trama com um lado mais sobrenatural — assim como a transformação de Maria Marruá em onça.

E sendo você fã do Velho do Rio ou se apenas deseja saber mais sobre o mesmo, confira abaixo um resumo de quem foi este marcante personagem de Pantanal:

Irandhir Santos é Joventino em Pantanal: Conheça a carreira do ator que já fez Tropa de Elite e Amor de Mãe

QUAL É A HISTÓRIA DO VELHO DO RIO?

Quem e o velho do rio em pantanal
Cláudio Marzo como o Velho do Rio em 1990.

O Velho do Rio é o guardião espiritual da região do pantanal. Ele é um guia para todos os que se perdem no local, ajudando os feridos e também protegendo a natureza. O personagem funciona como uma espécie de elo entre o mundo espiritual e o físico, aparecendo, às vezes, sob a forma de homem e, às vezes, sob a forma de uma imensa sucuri.

No enredo, a entidade é encarnada por Joventino, o pai de José Leôncio. A lenda do Velho do Rio começa a ganhar corpo na cidade após o desaparecimento repentino do patriarca, logo na primeira fase da novela.

Com uma presença ainda mais importante na segunda fase, após a morte de Leôncio no último capítulo, o velho revela que o pantanal precisa de um guardião mais jovem, passando o manto de protetor local para o filho, que finalmente passa a ter certeza de que a entidade era o seu desaparecido pai.

QUEM SERÁ O VELHO DO RIO NA NOVA VERSÃO DE PANTANAL?

Quem e o velho do rio em pantanal
Osmar Prado como o Velho do Rio no remake.

No remake da obra, o Velho do Rio continua em boas mãos, sendo interpretado pelo ator Osmar Prado. Para quem não sabe, Osmar não foi a primeira opção para o papel, escolhido após a recusa de Antônio Fagundes.

Durante uma coletiva de imprensa com a presença do AdoroCinema, Prado chegou a dizer que sua versão do Velho não será tão inspirada na de Marzo, preferindo afastar-se do personagem original para assim criar o seu próprio.

Remake de Pantanal: Veja quem é quem no novo elenco da novela da Globo

Compartilhe esta matéria

A novela Pantanal é repleta de figuras místicas. Entre elas, podemos destacar o Velho do Rio (Osmar Prado), que se transforma em sucuri quando se sente ameaçado.

Mas alguns telespectadores mais atentos já notaram que o personagem aparece sempre para os netos e os peões da região, mas nunca para José Leôncio (Marcos Palmeira), seu próprio filho.

..

  • PANTANAL: Zefa toma banho nua com Tadeu e deixa o peão enlouquecido
  • PANTANAL: Quem é Érica? Saiba mais sobre jornalista que vai enganar José Lucas
  • PANTANAL: Juma fica com Jove ou Zé Lucas? Descubra!
  • PANTANAL: Três personagens importantes vão morrer; saiba como será o desfecho da novela

Por que o Velho do Rio não aparece para José Leôncio?

Zé Leôncio está cada vez mais desconfiado de que o Velho do Rio é seu pai, Joventino, que desapareceu há muitos anos.

  • Três personagens importantes de Pantanal vão morrer: saiba quem e como será final

O que o deixa confuso é a razão da entidade não aparecer para ele.

Até o momento, o remake segue cumprindo à risca tudo que aconteceu na primeira versão de Pantanal, que aconteceu em 1990. Deste modo, tudo indica que o destino de pai e filho será igual.

Como foi na primeira versão de Pantanal?

..

  • PANTANAL: ator que interpreta José Lucas sai do personagem durante cena com Maria Bruaca; veja vídeo
  • PANTANAL: Filó não terá final feliz em Pantanal? Saiba como será FINAL da personagem
  • PANTANAL: Em meio a críticas, Globo vende novela; veja onde vai passar agora
  • PANTANAL: Quando Juma vai virar onça? Próxima transformação vai acontecer na fazenda de Zé Leôncio; saiba como

Na novela de 1990, Zé Leôncio se casa com Filó (Dira Paes) já nos últimos capítulos. O fazendeiro, no entanto, morre durante a lua de mel. Logo antes, ele tem uma visão com o pai que assumiu o corpo do Velho do Rio.

Emocionante, o reencontro acontece na beira do rio e o Velho vai contar ao filho o motivo de nunca ter aparecido para ele: "Porque você nunca acreditou."

"Eu nunca acreditei", responderá o filho.

  • Quando vai ser o casamento de Juma e Jove e Tibério e Muda? Veja como será cerimônia marcada por surpresas

Ele, então, contará como se tornou a entidade e passará o posto de "Velho do Rio" para Zé Leôncio.

"Eu caí do cavalo naquela luta com o Marruá, e a boca do sapo me pegou no pescoço. Ali eu estava morto."

José Leôncio vai seguir com o legado do pai de guardião do Pantanal: "Estava escrito, filho. Nossas histórias também não terminam aqui. Tem seus filhos, seus netos... Chegou a minha hora de descansar. Até um dia, filho. Cuida bem da sua comitiva!"

Confira o resumo dos próximos episódios.

Confira o resumo de Pantanal 11 a 16 de julho

ENQUETE NOVELA PANTANAL: Quem deve ganhar a sela de prata?

Quem e o velho do rio em pantanal
O Velho do Rio ficará à beira da morte novamente - FOTO:Reprodução/Globo

Qual o nome do Velho do Rio da novela Pantanal?

Nos próximos capítulos da novelaPantanal”, o Velho do Rio (Osmar Prado) fará uma revelação para Juma (Alanis Guillen) sobre o futuro de Tenório (Murilo Benício).

Quem foi o Velho do Rio na primeira versão da novela Pantanal?

Na novela 'Pantanal', o Velho do Rio (Osmar Prado) fica correndo risco de morte várias vezes. Mas você lembra qual foi o final do personagem na primeira versão, de 1990 na Manchete? Na novela "Pantanal", o Velho do Rio (Osmar Prado) já escapou de um tiro, sobreviveu ao incêndio no mato e novamente será baleado.

Qual o segredo do Velho do Rio em Pantanal?

Ao despertar, o Velho do Rio se surpreenderá com diversas ervas em sua volta e revelará para Juma que o Pantanal está em chamas. O ancião alegará que só não morreu nas queimadas por ter encontrado forças para lutar para ver o filho da mocinha com o caçula de José Leôncio (Marcos Palmeira).

Quem era o Velho do Rio na novela Pantanal em 1990?

O Velho do Rio Morre? Quem assistiu à primeira versão de Pantanal, exibida na Manchete em 1990, sabe que ele é uma espécie de curandeiro que vive em meio à selva. Na edição antiga, o ser místico era vivido por Cláudio Marzo. No remake da Globo, o personagem é encarnado pelo veterano Osmar Prado.