Quem é o ministro das comunicações

O ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD-RN), acusou no Tribunal Superior Eleitoral a rádio de seu pai de ter veiculado menos propaganda eleitoral de Jair Bolsonaro (PL) do que de Lula (PT).

O relatório em que consta as denúncias foi apresentado pelo ministro e outros integrantes da campanha do presidente ao TSE na última segunda-feira 24.

Segundo o levantamento, a Agreste FM, rádio do interior do Rio Grande do Norte, teria veiculado cinco inserções do PT contra duas do partido do presidente entre 7 e 11 de outubro.

Robinson Faria (PL), pai do ministro, é sócio da rádio e ex-governador do Rio Grande do Norte. Quando se elegeu deputado federal, foi um dos principais cabos eleitorais do presidente no estado.

Em entrevista à Folha de S.Paulo, o ministro citou o evento como prova de que não influencia no processo eleitoral na região. 

“Meu pai é um dos sócios dessa rádio, mas quem comanda a rádio é o Cid Arruda, que foi prefeito da cidade pelo PSB”, disse Farias, que também integra a campanha à reeleição do presidente.

“Isso mostra que eu não agi em favor de ninguém para montar essa. É uma relação de emissora que foi feita depois que integrador da campanha que algumas rádios no Nordeste não estavam veiculando os programas de Bolsonaro”, complementa. 

Ainda segundo a campanha, 94 rádios garantirão mais inserções de Bolsonaro na programação e outras 37 terão que visualizar o conteúdo eleitoral de forma igualitária. 

Algumas rádios, no entanto, argumentam que não receberam o conteúdo da campanha do ex-capitão de forma regular. 

De acordo com a legislação eleitoral, no segundo turno, os candidatos têm direito a 25 inserções diárias no rádio de 30 segundos cada.

Política e Administração Pública

O deputado Fábio Faria (PSD-RN) foi nomeado ministro das Comunicações. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações segue chefiado por Marcos Pontes

12/06/2020 - 08:48  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Faria terá que se licenciar do mandato na Câmara, onde ocupa o cargo de 3º secretário da Mesa

A Medida Provisória 980/20 cria o Ministério das Comunicações a partir de desmembramento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A MP entrou em vigor na quarta-feira (10).

A pasta terá três secretarias subordinadas, entre elas a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), área responsável por comandar a propaganda oficial do governo Bolsonaro e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que controla a TV Brasil e outros veículos. As outras duas são de Radiodifusão e de Telecomunicações. Antes da mudança, a Secom fazia parte da Secretaria de Governo da Presidência.

Também na quarta foi publicado o decreto do presidente Jair Bolsonaro nomeando o deputado Fábio Faria (PSD-RN) como ministro das Comunicações. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) segue chefiado por Marcos Pontes.

Para assumir o cargo, Faria terá que se licenciar do mandato na Câmara dos Deputados, onde ocupa o cargo de 3º secretário da Mesa Diretora da Casa. Para o seu lugar na Mesa será feita uma nova eleição entre os deputados.

O Ministério das Comunicações foi criado pelo regime militar e existiu até o segundo governo Dilma Rousseff. Em 2016, o então presidente Michel Temer fundiu a pasta à de Ciência e Tecnologia, medida inicialmente mantida por Bolsonaro e agora revertida.

Competências
Além da publicidade oficial do governo Bolsonaro, o novo ministério cuidará da política nacional de telecomunicações e de radiodifusão; dos serviços postais; do relacionamento do governo federal com a imprensa; e do sistema brasileiro de televisão pública. Será ainda responsável pela convocação de rede obrigatória de rádio e televisão para pronunciamentos de autoridades.

A medida provisória transfere para o novo ministério cinco cargos do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores (DAS) que pertenciam à Secretaria de Governo da Presidência da República.

Tramitação
Deputados e senadores poderão apresentar emendas à medida provisória até o dia 15. Depois, a MP 980 será analisada diretamente no Plenário da Câmara, conforme o rito sumário de tramitação definido pelo Congresso Nacional durante o período de calamidade pública.

Reportagem – Janary Júnior
Edição - Rachel Librelon

Quem é o atual ministro das comunicações?

O ministro Fábio Salustino Mesquita de Faria empresário e Deputado Federal pelo Rio Grande do Norte desde 2007. É graduado em Administração de Empresas pela Universidade Potiguar.

Qual o cargo do marido de Patrícia Abravanel?

Ministro das Comunicações A cerimônia de posse ocorreu em 17 de junho de 2020.

Quem é o Deputado Federal Fábio Faria?

Conheça o Ministro Fábio Salustino Mesquita de Faria é empresário e Deputado Federal pelo Rio Grande do Norte desde 2007. É graduado em Administração de Empresas pela Universidade Potiguar. Na Câmara, foi eleito por duas vezes membro da Mesa Diretora.

Quais são todos os ministros do Brasil?

Atuais pastas.

Toplist

Última postagem

Tag