Qual é o país do caldo verde?

É fato. Quanto mais a temperatura cai, maior é a vontade de comer uma comidinha quentinha, não é? O caldo verde é um daqueles clássicos da cozinha que esquentam a alma nessas noites frias de inverno. Ele é um prato típico da região norte de Portugal que se tornou popular no Brasil e em vários outros países de colonização portuguesa. No país de origem o caldo verde é consumido como entrada e é acompanhado de broas de milho e fatias de chouriço ou salpicão, que diferente do salpicão brasileiro, é um tipo de embutido defumado. Nossa receita leva linguiça calabresa defumada (optamos pela linguiça da Da Fazenda, de ótima qualidade e bem acessível) e como acompanhamento sugerimos uma boa baguete ou fatias de pão francês. Ficou com água na boca? Faça hoje mesmo pois seu preparo é fácil e fica pronto rapidinho.

Ingredientes da receita de Caldo Verde

4 batatas grandes descascadas e cortadas em cubos
1 cebola grande cortada em cubos
2 gomos de lingüiça calabresa defumada ou paio (usamos a linguiça defumada Da Fazenda na receita)
1 ou 2 xícaras de couve cortada bem fina
1 cubo de caldo de bacon (na falta use o de galinha)
2 folhas de louro
2 a 3 dentes de alho
4 colheres de sopa de azeite
Sal
Pimenta do reino

Preparo da receita de Caldo Verde

1- Em uma panela funda cozinhe a batata em aproximadamente 1 1/2 litros de água até que ela amoleça junto com as folhas de louro.

2- Retire as batatas e amasse-as com um garfo ou espremedor. Reserve a água na panela.

3- Em uma panela menor (pode ser uma frigideira) refogue a cebola e os dentes de alho picados no azeite. Junte a linguiça cortada em rodelas de mais ou menos 4 milímetros e refogue até a cebola ficar semitransparente. Desligue o fogo.

4- Retire a linguiça do refogado e reserve-a. Junte a cebola e alho refogados à panela com água onde foi cozida a batata e deixe em fogo médio para baixo. Junte o tablete de caldo de bacon. Adicione a batata cozida e amassada. Cozinhe por alguns minutos e adicione a couve picada. Tempere com sal e pimenta e desligue o fogo após 5 minutos.

5- Sirva o caldo em vasilhas individuais, colocando antes as fatias de linguiça à sua preferência. Regue com um fio de azeite e bom apetite!

Caldo verde

Prepare esta receita deliciosa de caldo verde. Ingredientes: batata, cebola, linguiça calabresa defumada Da Fazenda e couve.

Preparo 30 mins

Cozimento 45 mins

Tempo total 1 hr 15 mins

Tipo de prato Sopa

Cozinha Brasileira

Porções 12

Calories 175 kcal

Ingredientes  

  • 4 unidades batatas em cubos
  • 1 unidade cebola em cubos
  • 2 gomos linguiça calabresa defumada ou paio utilizamos a da marca Da Fazenda
  • 2 xícaras couve cortada fina
  • 1 cubo caldo de bacon
  • 2 folhas louro
  • 3 dentes alho
  • 4 colheres de sopa azeite
  • sal
  • pimenta do reino

Modo de preparo 

  • Em uma panela funda cozinhe a batata em aproximadamente 1 1/2 litros de água até que ela amoleça junto com as folhas de louro.

  • Retire as batatas e amasse-as com um garfo ou espremedor. Reserve a água na panela.

  • Em uma panela menor (pode ser uma frigideira) refogue a cebola e os dentes de alho picados no azeite. Junte a linguiça cortada em rodelas de mais ou menos 4 milímetros e refogue até a cebola ficar semitransparente. Desligue o fogo.

  • Retire a linguiça do refogado e reserve-a. Junte a cebola e alho refogados à panela com água onde foi cozida a batata e deixe em fogo médio para baixo. Junte o tablete de caldo de bacon. Adicione a batata cozida e amassada. Cozinhe por alguns minutos e adicione a couve picada. Tempere com sal e pimenta e desligue o fogo após 5 minutos.

  • Sirva o caldo em vasilhas individuais, colocando antes as fatias de linguiça à sua preferência. Regue com um fio de azeite e bom apetite!

palavras chave Caldo verde, Sopa

Mais receitas

goya

Goya Champuru

O Goya Champuru, o prato mais icônico e representativo da culinária de Okinawa, é um refogado de goya (nigauri), vegetais, carnes e ovo.

goya

Receita de salada de Goya

Receita de salada de Goya (Melão de São Caetano). Perfeita para os dias quentes de verão, ela é saudável e rica em vitaminas e antioxidantes

cogumelos

Receita de salada de cogumelos

Você já experimentou cogumelos crus? Dê uma sofisticada no seu almoço ou jantar com essa incrível receita de salada de cogumelos frescos.

Qual é a origem do caldo?

Estima-se que a origem da sopa remonte à pré-história antes mesmo da descoberta do fogo, como uma forma de amaciar carnes e vegetais mais duros. Ela teria surgido casualmente em regiões vulcânicas onde se formavam poças de água quente.

Quem criou o caldo?

Seu fundador foi Carl Heinrich Knorr, um dos pioneiros do setor da alimentação. Se o caldo de carne concentrado é uma invenção de Julius Liebig e teve sua fabricação iniciada em 1857, o nome Knorr ficou ligado principalmente ao caldo de galinha.

Qual a origem do caldo de galinha?

Criada na cidade de Salinas, no Estado de Minas Gerais, essa receita tem o curioso nome por causa de um de seus ingredientes – quenga e galinha são palavras usadas até hoje para indicar...

O que é caldo verde Wikipédia?

O caldo verde é uma sopa de couve-galega, típica da Região do Norte de Portugal continental, mas muito divulgada e com impacto em todo o país. Tem também impacto nos países povoados pelos portugueses, como o Brasil.

Toplist

Última postagem

Tag