Quem dirige carro é

Você já deve ter percebido que um tema recorrente no FlatOut são as perguntas que ninguém fez. Por que os pneus são pretos? Por que o santantônio se chama santantônio? Por que o vencedor da Indy 500 bebe leite? Pois então… outro dia eu estava divagando sobre outro porquê automotivo: por que cazzo a gente “dirige” carro, mas “pilota” moto? Aliás, por que a gente não chama piloto e motociclista de “motorista”?

A resposta parece óbvia, mas quando você começa a procurar os porquês, ela deixa de ser evidente — e se torna muito mais interessante.

Por exemplo: no português brasileiro “motorista” é quem conduz automóveis, ônibus ou caminhões. Se for uma moto, o condutor vira “motoqueiro”, “motociclista”. Mas se o caminhão, o ônibus, o carro ou a moto forem de corrida, aí o condutor tem o mesmo nome: “piloto”. Se você conduz trens, a designação é “maquinista”. A menos que seja um trem leve urbano, ou bonde. Nesse caso você é o “motorneiro”. Se você conduz aviões, sua função é piloto — seja ele um planador ou um Blackbird.

Em inglês o motorista e o piloto de carros são chamados pelo mesmo substantivo: “driver“. O condutor de motos é o “rider“, o condutor de trens e bondes é o “operator” (Reino Unido) ou “engineer” (EUA/Canadá), e o condutor de aviões é o “pilot“.

Pilotar vs. Dirigir

A diferenciação de “pilotar” e “dirigir” começa na origem de cada uma destas palavras. “Pilotar” tem origem no grego antigo “pēdotes“, que era a palavra que designava o sujeito que controlava um barco — fosse por remos ou pelo leme, que eram chamados de “pēdon“. Em latim a palavra se tornou “pilotus“, e designava a pessoa que manobrava embarcações. É daí que vem o nosso “piloto” — e também “pilota”, uma vez que a terminação “-us” designa o gênero masculino no latim, sendo a terminação “-a” a designação feminina (como em “mortuus” e “mortua” para “morto” e “morta”).

Dirigir também tem origem latina, do verbo “dīrigere“, que significa primariamente “endireitar”, mas também “guiar”, “direcionar”, “orientar”.

Quem dirige carro é

Como você deve ter percebido, pilotar denota em sua origem uma ação que exige habilidade (a habilidade de colocar um barco em movimento e manobrá-lo), enquanto dirigir tem um sentido de apenas orientar. Carros são evoluções das carroças, que eram puxadas por animais. E os animais eram guiados, orientados, direcionados por uma pessoa — exatamente a definição do verbo latino “dīrigere“, que deu origem ao nosso “dirigir”.

Aviões não derivam de navios, mas da mesma forma que os navios, ele não se movem sem a intervenção humana como os cavalos e bois. Por isso o ato de controlar o movimento e a parada de um veículo é chamado “pilotar”. Como curiosidade, até mesmo os condutores de balões são chamados “pilotos”.

Piloto vs. motorista

Quem dirige carro é

Já vimos mais acima a origem da palavra “piloto”. E motorista? De onde vem? Ela é formada por derivação sufixal: o radical “motor” é combinado ao sufixo “-ista” — que indica o uso. Portanto, motorista é aquele que usa o motor, da mesma forma, motociclista é aquele que usa o motociclo. Caso você esteja se perguntando, “motor” e “motociclo” derivam do radical latino “moto“, que significa “movimento”.

Piloto, como vimos mais acima, é aquele que conduzia e manobrava embarcações. Por analogia ao comando de um veículo de propulsão não-animal, o termo passou a ser usado para designar condutores de balões e aviões. O uso de “piloto” para o motociclista ou motorista de competição provavelmente se deve ao fato de a atividade exigir uma técnica específica, como a dos pilotos de navios e balões.

Nas línguas germânicas como o inglês, alemão, as línguas nórdicas e o holandês, não existe esta distinção. Em inglês, todo motorista, seja ele amador, profissional ou de competição, é chamado de “driver“, embora “motorist” e “pilot” também sejam usados como recurso de estilo textual com o mesmo sentido usado nas línguas latinas. Você pode dizer que está “piloting a car” no sentido de estar dirigindo com habilidade. A palavra “driver” vem do proto-indo-europeu “dʰreybʰ”, que significa “empurrar”, ou “fazer mover”, enquanto “pilot” tem a mesma origem de “piloto” — já mencionada mais acima.

Dirigir a moto ou pilotar a moto?

Quem dirige carro é

Com as motos o negócio é um pouco diferente. Já faz algum tempo que a expressão “guiar moto” deu lugar a “pilotar moto”. Mas por que quase não se fala “dirigir moto”?

Existe um senso comum de que a moto não se dirige porque ela não tem volante, e por isso ela é pilotada. Essa relação entre o verbo “dirigir” e o uso de um volante é meramente cultural, e não tem embasamento histórico ou etimológico. Formalmente não se usa nem dirigir, nem pilotar, e sim “conduzir” (e isso vale também para carros), mas também não há nenhuma imprecisão em falar “dirigir moto”.

Quem dirige carro é

No inglês, quem conduz a moto é “rider”, seja nas ruas e estradas ou em competições. A origem da palavra é o proto-germânico “rīdaną“, que era usada para designar o ato de ser transportado sobre algo, como em um cavalo. Pela semelhança de se montar em um cavalo e a posição na qual se conduz uma moto e uma bicicleta, os condutores destes veículos passaram a ser chamados de “riders“.

Quem dirige carro é

ESTA Chevy GMC 500 2.0 16V Turbo
PODE SER SUA!

Clique aqui e veja como

Quem dirige carro é
Quem dirige carro é
Quem dirige carro é

Como se chama uma pessoa que dirige carro?

Por exemplo: no português brasileiro “motorista” é quem conduz automóveis, ônibus ou caminhões. Se for uma moto, o condutor vira “motoqueiro”, “motociclista”. Mas se o caminhão, o ônibus, o carro ou a moto forem de corrida, aí o condutor tem o mesmo nome: “piloto”.

Quem dirige carro e piloto?

O que é Piloto: Aquele que pilota algum veículo motorizado; seja ele um automóvel, avião ou motocicleta.

Qual a diferença entre dirigir e pilotar?

Dirigir envolve calma, paciência e muita atenção. Já pilotar, é mais para quem gosta de velocidade e ação. Envolve habilidade, técnica e treino. E pode ser um hobby ou até mesmo uma profissão.

Qual é o certo pilotar ou dirigir moto?

"Pilotar" ou "dirigir" moto? No dia a dia, as duas formas são aceitáveis. A mais correta, entretanto, seria "conduzir", que é a forma prevista na legislação de trânsito brasileira. Quem está a frente de um veículo é considerado "condutor".