Que vantagem atraem as multinacionais para investir nos países em desenvolvimento?

17/12/18 16h28

Investe São Paulo registra alta crescente de demandas de multinacionais. Atualmente, iniciativas com capital estrangeiro representam 48% dos projetos anunciados

Investe São Paulo

Em quase dez anos de trabalho, Investe São Paulo – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade – constata o aumento crescente de multinacionais interessadas em trazer ou expandir seus negócios no Estado de São Paulo.

A agência tem trabalhado para mostrar aos investidores os atributos e as vocações das 645 cidades paulistas. Com isso, já soma mais de 200 projetos com seu apoio, sendo 48% de empresas com capital de origem estrangeiro. As multinacionais representam mais de R$ 28 bilhões de investimentos no Estado e são responsáveis pela geração de mais de 58 mil novos postos de trabalho nos últimos 9 anos.

Que vantagem atraem as multinacionais para investir nos países em desenvolvimento?

Desde 2008 a Investe São Paulo busca mostrar às empresas nacionais e estrangeiras as vantagens de estar ou expandir operação no Estado de São Paulo. “As quase 150 multinacionais que estão aqui enxergam o potencial logístico e econômico. E nós da Investe São Paulo estamos trabalhando para facilitar a chegada ou ampliação dessas empresas, com apoio para escolha do local, consultoria de infraestrutura, jurídica, tributária e ambiental. As companhias de fora do Brasil têm nos procurado também para investimentos de médio e longo prazos, porque continuam apostando no potencial do mercado”, destaca Sérgio Costa, diretor da agência paulista.

Que vantagem atraem as multinacionais para investir nos países em desenvolvimento?

Só as companhias norte-americanas correspondem a 31% dos projetos com capital estrangeiro, com destaque para a Indústria da Transformação, setor Automotivo, Máquinas e Equipamentos, Pesquisa e Desenvolvimento, Alimentos e Bebidas.

O continente asiático também tem bastante representatividade nos negócios paulistas, principalmente no setor Automotivo. Os investimentos dos países europeus são mais diversificados, mas se concentram nos segmentos de Máquinas e Equipamentos, Saúde e Ciências da Vida. Indústria da Transformação e Automotivo. A América Latina está representada com negócios no segmento Metal Mecânico e Indústria da Transformação. E os países árabes pelo setor de Serviços.

Que vantagem atraem as multinacionais para investir nos países em desenvolvimento?

Diferenciais do estado paulista

O Estado de São Paulo concentra a maior fatia do PIB do Brasil, com 31% do total. As empresas buscam investir em São Paulo como porta de entrada para expandir pelo território brasileiro. A partir do maior mercado, que é o estado paulista, exportam para toda a América Latina

A reputação de São Paulo como estado com maior concentração de escritórios regionais de multinacionais, centros de investimentos evidencia o ambiente de negócios perfeito. Além disso, o Estado tem um enorme potencial econômico, resultado da capacidade produtiva, mão de obra qualificada, logística, variedade de fornecedores e cadeia de suprimentos de alto padrão e um ambiente institucional seguro para investimentos.

O que é multinacional

Uma corporação multinacional é aquela que tem espaços físicos próprios e outros ativos em, pelo menos, um país além daquele onde está fixada sua sede. Ela geralmente apresenta escritórios ou fábricas em diferentes países e um escritório principal (chamado de headquarters) onde é realizada a gestão global.

Também existe uma definição de multinacional pela qual, para ser considerada parte dessa categoria, a empresa deve trazer ao menos 25% de sua receita de atividades desenvolvidas fora do país onde está fixada sua sede.

Corporações multinacionais também são frequentemente chamadas de internacionais ou transnacionais ou globais. No entanto, há quem defenda que esses termos representam conceitos diferentes.

História das multinacionais

Existe uma ligação entre a história das corporações multinacionais e as práticas colonialistas. As primeiras multinacionais eram empresas privadas comissionadas pelos monarcas europeus para a condução de expedições, principalmente para estabelecer comércio com regiões mais remotas da Ásia, e algumas tinham o controle de colônias.

O melhor exemplo foi Companhia da Índia Ocidental, criada pela Grã Bretanha em 1660, que tinha sede em Londres, mas contava com postos avançados de comércio na Índia. Antes dela, a Companhia Sueca da África foi fundada em 1649. No Canadá, no século XVII, foi criada a Companhia da Baía de Hudson, que é uma das mais antigas ainda ativas.

Como uma multinacional funciona

Existem diferentes modelos de funcionamento de multinacionais. Um dos mais comuns é o estabelecimento de fábricas em países em desenvolvimento, onde os custos de produção e impostos são inferiores. Então, os produtos podem ser enviados de volta para o país onde está sua sede, e também distribuídos por outros países.

Com esse modelo, a multinacional ganha competitividade diante dos concorrentes. Um bom exemplo disso é a Apple, que tem sede nos EUA, mas estabeleceu sua fábrica de iPhones, chamada de iPhone City, na China.

Defensores desse modelo afirmam que, além das vantagens comerciais para a corporação, ele também beneficia a economia dos países em desenvolvimento, injetando capital e criando empregos.

Por outro lado, críticos desse modelo apontam que, ao estabelecer fábricas em outros países, as corporações multinacionais prejudicam a economia dos países desenvolvidos, porque tiram receita da sua população sem gerar qualquer renda para ela.

Vantagens e desvantagens das multinacionais

Além dos pontos de defesa e crítica já apresentados, existem ainda outras vantagens e desvantagens importantes em relação a corporações multinacionais.

Entre as vantagens, podemos destacar que a presença de um negócio em mais países significa que a empresa pode vender seus produtos para os consumidores desses países, sem sofrer tanto com os obstáculos associados à exportação. Uma coisa é exportar dos EUA para o Brasil; outra, muito diferente, é vender diretamente no Brasil.

Outro ponto importante é que, ao operar em países com custos inferiores, as empresas conseguem oferecer seus produtos por preços mais acessíveis. Assim, elas colaboram para aumentar o poder de compra dos consumidores em geral.

Entre as desvantagens, há quem aponte que as corporações multinacionais apresentam potencial para formação de monopólio de mercado, controlando os preços e criando obstáculos para inovação no seu segmento.

Além disso, também existe o argumento de que multinacionais têm maior impacto ambiental negativo. Elas podem facilmente usar terras inapropriadas para instalar suas operações ou explorar recursos naturais locais de maneira excessiva, porque escolhem propositadamente se instalar em países com baixa regulamentação.

Outros pontos de desvantagem incluem o prejuízo causado a negócios nacionais menores, bem como a falta de compromisso com a ética que pode existir quando a empresa não tem vínculos fortes com a comunidade local.

Principais corporações multinacionais em 2019

De acordo com a lista Fortune Global 500, as cinco principais multinacionais em 2019, com base na receita consolidada, são Walmart, Sinopec Group, Royal Dutch Shell, China National Petroleum e State Grid.

Que vantagens trazem as multinacionais para investir nos países em desenvolvimento?

Entre as vantagens, podemos destacar que a presença de um negócio em mais países significa que a empresa pode vender seus produtos para os consumidores desses países, sem sofrer tanto com os obstáculos associados à exportação.

O que atrai as multinacionais para os países subdesenvolvidos?

Os principais objetivos de uma empresa multinacional quando desloca ou expande o seu processo produtivo para outros países são a busca por matérias-primas com fácil acesso, a obtenção de mão de obra mais barata, a redução do pagamento de impostos, entre outros.

Quais os pontos positivos das multinacionais?

geram empregos, pagam salários melhores (embora menor do que nos países desenvolvidos), recolhem impostos, com isso gera riqueza e desenvolvimento; . têm possibilitado que os produtos dos países em desenvolvimento cheguem aos mercados de países ricos, aumentando o comércio internacional; .

Qual é a importância das empresas multinacionais?

As empresas multinacionais estabeleceram um marco histórico no capitalismo, pois superaram em poder os Estados-nação e deram início a uma nova configuração da economia mundial, em que a dimensão predominante passa a ser a da mobilidade da produção dos bens e serviços, além de contribuírem para amadurecimento da ...