Que países sediarão a Copa do Mundo de 2022 e as Olimpíadas de 2022 Catar e França China e México Catar e Japão Canadá e Coreia do Sul Uruguai e Japão?

África do Sul, Brasil, França, Itália, México, Uruguai, Rússia: diversos países já foram sedes da Copa do Mundo ao longo da história do campeonato. O evento é considerado um dos maiores da área esportiva, atraindo até mesmo bilhões de espectadores em suas transmissões.

Mas, para as nações selecionadas, receber este grande torneio pode ser um desafio. Sediar a Copa envolve uma série de atividades para acomodar todas as equipes participantes e os milhões de turistas que prestigiam os jogos. Além disso, é preciso atender a alguns pré-requisitos e se preparar com antecedência.

Neste texto vamos te contar quais foram as sedes da Copa do Mundo, algumas curiosidades sobre elas e os grandes vencedores da taça. Confira:

Quantas Copas do Mundo já foram disputadas?

Ao todo, foram 21 disputas realizadas e 18 países como sedes da Copa do Mundo desde a criação do campeonato, em 1930, pela Federação Internacional do Futebol (FIFA). Somente duas edições foram canceladas por causa da Segunda Guerra Mundial: as de 1942 e 1946.

A intenção da FIFA ao criar um torneio internacional de grande porte era promover o esporte e, por consequência, o turismo e a economia das nações anfitriãs. Ao analisar o histórico dos últimos eventos, de fato, é o que se tem visto ao longo do tempo.

Na história da Copa do Mundo, a primeira edição no Uruguai contou com apenas 13 seleções participantes. Atualmente, dezenas de nações disputam as eliminatórias para ser um dos 32 países a disputarem o título. Para o torneio mundial de 2026, a FIFA quer aumentar para 48 o número de países nos jogos. 

Quais países já sediaram a Copa do Mundo?

São quase 20 nações que já foram sedes da Copa do Mundo. Somente uma edição recebeu os jogos entre dois países, que foram a Coreia do Sul e o Japão em 2002. Este ano, o Catar será o 19º. Os países que já sediaram o campeonato foram:

  • Uruguai (1930)
  • Itália (1934)
  • França (1938)
  • Brasil (1950)
  • Suíça (1954)
  • Suécia (1958)
  • Chile (1962)
  • Inglaterra (1966)
  • México (1970)
  • Alemanha (1974)
  • Argentina (1978)
  • Espanha (1982)
  • México (1986)
  • Itália (1990)
  • Estados Unidos (1994)
  • França (1998)
  • Coreia do Sul/ Japão (2002)
  • Alemanha (2006)
  • África do Sul (2010)
  • Brasil (2014)
  • Rússia (2018)

A seguir, confira os detalhes dos países que foram sedes da Copa do Mundo:

Uruguai (1930)

A primeira Copa do Mundo aconteceu em 1930, no Uruguai, país que também foi o campeão do torneio contra a Argentina. Todas as partidas foram feitas na capital Montevidéu.

Itália (1934)

Assim como o Uruguai, a Itália sediou a Copa e ainda conquistou o título disputado contra a Tchecoslováquia, em 1934. As partidas ocorreram em oito cidades, como Gênova, Roma, Florença e Milão. Os jogos foram transmitidos ao vivo pelo rádio para 12 países.

França (1938)

Com a Segunda Guerra Mundial se aproximando, a Copa de 1938 foi realizada em apenas 15 dias na França. O país construiu dois estádios e as partidas aconteceram em dez cidades, como Paris, Marselha, Bordeaux e Toulouse. A Itália se tornou bicampeã ao vencer a Hungria.

Brasil (1950)

Em 1950, o Brasil chegou à final contra o Uruguai, mas o país vizinho se tornou bicampeão. O Maracanã, no Rio de Janeiro, foi o único estádio construído para a Copa, com capacidade para 155 mil pessoas e foi considerado o maior estádio do mundo por muitos anos até ser reformado e diminuir a capacidade.

Suíça (1954)

Os jogos aconteceram em oito cidades, como Zurique, Genebra e Lugano. Mesmo não sendo a favorita e ainda se recuperando do pós-guerra, a Alemanha Ocidental venceu a Hungria em 1954. A final aconteceu na cidade de Berna, que ficou marcada pela virada histórica da Alemanha, que foi contada no filme “Milagre de Berna”.

Suécia (1958)

A Copa de 1958 contou com 12 estádios e a final foi em Estocolmo, onde o Brasil foi campeão pela primeira vez, vencendo a anfitriã Suécia. O feito da dupla brasileira Pelé e Garrincha marcaram o evento.

Chile (1962)

Apenas quatro cidades sediaram partidas da Copa do Mundo de 1962 e somente um estádio foi construído, na cidade de Arica. O Brasil venceu a Tchecoslováquia, com destaque para o desempenho de Garrincha.

Inglaterra (1966)

A Copa de 1966 aconteceu em oito estádios, que já haviam sido construídos décadas antes, quatro deles datam do século 19. A Inglaterra venceu a Alemanha Ocidental, conquistando seu primeiro e único título até o momento. 

México (1970)

O México teve cinco estádios para sediar a Copa do Mundo de 1970, na qual o Brasil se tornou tricampeão ao vencer a Itália. A seleção brasileira se consagrou no futebol mundial com jogadores como Pelé, Rivelino, Tostão e Carlos Alberto.

Alemanha (1974)

Ao todo, nove cidades receberam os jogos da Copa 1974, como Berlim, Munique, Frankfurt e Hamburgo. Todos os estádios tinham capacidade para mais de 50 mil pessoas. A Alemanha Ocidental venceu a Holanda em casa. 

Argentina (1978)

Três estádios foram construídos para a Copa de 1978 nas cidades de Córdoba, Mar del Plata e Mendoza. Dos seis locais de jogos, dois ficavam em Buenos Aires. Em sua segunda final consecutiva, a Holanda perdeu novamente, desta vez para a dona da casa, a Argentina

Espanha (1982)

Os 17 estádios da Copa de 1982 estavam espalhados por 14 cidades da Espanha. O Camp Nou, em Barcelona, era o que tinha maior capacidade, para 93 mil pessoas, e foi o que recebeu mais jogos. A Itália venceu os alemães e se igualou ao Brasil com o tricampeonato.

México (1986)

A Copa de 1986 ocorreu em 12 estádios. O maior deles, o Azteca, na Cidade do México, tinha capacidade para 114 mil pessoas. Com Diego Maradona, a Argentina venceu a Alemanha Ocidental e conquistou o título pela segunda vez.

Itália (1990)

Novamente como anfitriã da Copa, a Itália realizou os jogos de 1990 em mais cidades, em um total de 12. Os estádios em Turim e Bari foram construídos para o torneio. Dessa vez, a Alemanha venceu a Argentina. 

Estados Unidos (1994)

A Copa de 1994 não teve nenhum estádio novo. Os jogos aconteceram em nove cidades e a final foi no Rose Bowl, em Pasadena, onde o Brasil conquistou o tetra na clássica disputa nos pênaltis contra a Itália.

França (1998)

Os dez estádios da Copa de 1998 na França tinham capacidade entre 32 mil e 80 mil pessoas. Alguns jogos aconteceram em cidades diferentes da copa anterior em que a França sediou o torneio. Foi o caso de Lyon, Saint-Denis e Toulouse. Apesar da expectativa sobre o Brasil na final com a França, a anfitriã levou o título.

Coreia do Sul e Japão (2002)

Pela primeira vez, o torneio foi realizado em dois países simultaneamente e na Ásia. A Copa de 2002 contou com 20 estádios, sendo dez em cada nação. A final foi na cidade japonesa de Yokohama, onde o Brasil se consagrou pentacampeão.

Alemanha (2006)

Ao sediar a Copa do Mundo pela segunda vez, a Alemanha foi o palco para a Itália conquistar o tetracampeonato em 2006. A vitória sobre a França chegou aos pênaltis no estádio Olympiastadion, em Berlim.

África do Sul (2010)

A Copa de 2010 foi realizada pela primeira vez no continente africano.O estádio Soccer City, em Johannesburgo, era o que comportava um público maior em relação aos demais, com uma capacidade para mais de 84 mil pessoas. A Espanha venceu a Holanda e ganhou a Copa pela primeira vez.

Brasil (2014)

O país da equipe pentacampeã contou com 12 locais para sediar os jogos, incluindo a capital federal, Brasília. A final da Copa de 2014 foi no estádio do Maracanã, onde a Alemanha venceu a Argentinae conquistou o tetra.

Rússia (2018)

A Copa de 2018 foi feita em doze estádios em cidades no lado ocidental da Rússia, entre a região do Cáucaso e o Mar Báltico. A França venceu a Croácia por 4 a 2 no estádio Lujniki, em Moscou.

A Copa do Mundo de 2022, que vai ser no Catar, aposta na mobilidade para chegar aos oito estádios. O metrô conecta as sedes, que são próximas umas das outras. A ideia dos organizadores é que os visitantes possam assistir mais de um jogo no mesmo dia. 

Países que realizaram a Copa do Mundo feminina

Ainda que tenha um menor reconhecimento, a Copa do Mundo feminina também é realizada pela FIFA e já conta com 8 edições. Em 2021 o campeonato completou seus 30 anos, e os países sedes da Copa do Mundo feminino até agora foram:

  • China (1991)
  • Suécia (1995)
  • Estados Unidos (1999)
  • Estados Unidos (2003)
  • China (2007)
  • Alemanha (2011)
  • Canadá (2015)
  • França (2019)

A próxima disputa será em 2023, na Austrália e Nova Zelândia.

Pré-requisitos para sediar a Copa do Mundo

Segundo a FIFA, as futuras sedes da Copa do Mundo precisam atender alguns critérios antes mesmo de se candidatarem. Os países que quiserem se habilitar recebem uma lista completa da federação com as exigências para receber o evento.

Alguns pré-requisitos são:

  • Ter estádios com capacidade mínima entre 40 mil e 80 mil lugares para diferentes fases do campeonato;
  • Quantidade mínima de hotéis e áreas de treino das equipes e profissionais;
  • As associações que fazem parte da FIFA devem auxiliar o governo que vai sediar a Copa do Mundo na parte operacional, fiscal e administrativa. Isso inclui, por exemplo, a facilitação da entrada no país de jogadores e profissionais envolvidos na competição, permissão de trabalho, segurança e isenção de alguns impostos;
  • Mobilidade para chegar aos estádios e estrutura acessível nos locais para pessoas com deficiência assistirem as partidas;
  • Previsão de custos e estimativa de receita com a venda de ingressos, hospedagem, anúncios e direitos de propaganda.   

Países que sediaram a Copa mais de uma vez

Em 21 edições do campeonato, cinco países foram sedes da Copa do Mundo pela segunda vez: México, Itália, França, Alemanha e Brasil.

Ter a oportunidade de sediar novamente a Copa permite que o país anfitrião use a experiência para realizar um evento ainda melhor e mais rentável. Confira o ano em que cada país sediou o torneio mais de uma vez:

  • México: 1970 e 1986
  • Itália: 1934 e 1990
  • França: 1938 e 1998
  • Alemanha: 1974 e 2006
  • Brasil: 1950 e 2014

Agora que você conhece as sedes da Copa do Mundo, já sabe quais as chances de cada país ganhar o torneio no Catar este ano? Confira aqui as chances de vitória do Brasil e de outras seleções.

Que países sediarão a Copa do Mundo de 2022 e as Olimpíadas de 2020 Catar e França China e México Catar e Japão Canadá e Coreia do Sul Uruguai e Japão?

O Catar será a sede da Copa do Mundo de 2022. O país do Oriente Médio superou as candidaturas de Austrália, Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão. A Copa do Mundo do Canadá, Estados Unidos e México em 2026 será a primeira a ser realizada em três países.

Que país vai sediar a Copa do Mundo 2022?

Austrália e Costa Rica garantiram as duas últimas vagas na Copa do Mundo de futebol de 2022, que será realizada em novembro no Catar. Essa será a primeira Copa do Mundo a ser realizada no Oriente Médio e a primeira também nesta época do ano — já que o torneio costuma ser disputado em junho e julho.

Quais foram os países sedes da Copa do Mundo?

Quais países já sediaram a Copa do Mundo?.
Uruguai (1930).
Itália (1934).
França (1938).
Brasil (1950).
Suíça (1954).
Suécia (1958).
Chile (1962).
Inglaterra (1966).

Quantas Copas do Mundo o Uruguai sediou?

Campanhas.