Que pais apresenta maior participação de população economicamente ativa na população total

PEA – População Economicamente Ativa – é um conceito elaborado para designar a população que está inserida no mercado de trabalho ou que, de certa forma, está procurando se inserir nele para exercer algum tipo de atividade remunerada.

Não há um método consolidado em todo o mundo para definir aqueles que fazem parte da PEA. Por exemplo, nos países subdesenvolvidos, o índice inclui os indivíduos que possuem entre 10 e 60 anos, já nos países desenvolvidos geralmente considera-se apenas aquele que possui mais de 15 anos de idade.

Assim, a parte da população que está desempregada e que não busca empregos, como crianças menores que 10 anos, estudantes que não trabalham, donas de casa que exercem apenas funções domésticas não remuneradas, entre outros, é incluída naquilo que se denomina por População Economicamente Inativa.

No Brasil, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a PEA brasileira compreende 63,05% da população, apesar de esse número não considerar aqueles que não trabalham com contrato formal ou carteira assinada. Ainda segundo o IBGE, do total da população ativa no Brasil, pouco mais de 20% encontram-se no setor primário, 21%, no setor secundário; e 59%, no setor terciário.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Isso significa que a maior parte da população empregada no Brasil encontra-se vinculada ao setor terciário, deflagrando o processo de terciarização da economia. Tal processo ocorre graças à intensa mecanização do campo e da indústria (setores primário e secundário, respectivamente), fenômeno responsável pela substituição do homem pela máquina. Assim, a maior parte da população encontra emprego somente no setor de serviço e comércio. A PEA de países desenvolvidos, como os Estados Unidos, já se encontra concentrada em 70% no setor terciário.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Qual a maior parte da população economicamente ativa?

Países com baixo desenvolvimento econômico têm a maior parte da População Economicamente Ativa (PEA) concentrada no primeiro e no segundo setor. No caso do setor terciário, existe um grande número de trabalhadores no mercado informal, representando os chamados subempregos, como camelôs, ambulantes, etc.

Qual país apresenta a maior PEA qual é a posição do Brasil?

O Brasil é o segundo mais bem posicionado do grupo (5,16), devido sobretudo ao tamanho de sua oferta de trabalho, medida como a população economicamente ativa (PEA) em relação à população total – a oitava maior dos 18 países.

Como é a participação da população economicamente ativa?

No caso específico do Brasil, a população ativa soma aproximadamente 79 milhões de pessoas ou 46,7%, índice muito baixo, uma vez que o restante da população, cerca de 53,3%, fica à mercê do sustento dos economicamente ativos. Em diversos países, o índice é superior, aproximadamente 75% atuam no setor produtivo.

Por que a PEA população economicamente ativa é maior nos países desenvolvidos?

Nos países com a economia mais avançada, os mais desenvolvidos, há uma concentração da PEA no setor terciário da economia, devido à alta mecanização dos campos e da indústria, com base nos avanços tecnológicos disponíveis no país.