Que organismo precisa invadir uma célula hospedeira para se reproduzir

A multiplicação dos vírus é diferente em cada espécie, entretanto, alguns padrões podem ser observados.

Os vírus são capazes de infectar qualquer ser vivo, de bactérias até plantas e animais como o homem. Uma vez dentro desses organismos, eles replicam-se e utilizam a célula hospedeira para produzir as partículas virais.

Apesar de a multiplicação viral mudar de espécie para espécie, podemos dividir o ciclo de replicação de um vírus em seis etapas principais: adesão, penetração, remoção do capsídeo, biossíntese, montagem das partículas virais e dispersão. Veja cada uma dessas etapas de forma resumida:

- Adesão: De forma aleatória, as partículas virais aderem-se à célula hospedeira através de proteínas presentes em seus capsídeos. Essas proteínas interagem com outras proteínas presentes na membrana plasmática da célula-alvo, permitindo a adesão.

- Penetração: Durante essa etapa, ocorre a inserção do material genético no interior da célula hospedeira. Para isso, os vírus utilizam estratégias variadas, destacando-se quatro mecanismos básicos: injeção do ácido nucleico, endocitose, fusão do envelope com a membrana e penetração da partícula viral pela membrana da célula hospedeira. Nos vírus envelopados, por exemplo, pode ocorrer o englobamento de toda a partícula viral ou então a fusão do envelope com a membrana plasmática da célula.

- Remoção do capsídeo: Nesse processo ocorre a separação do ácido nucleico do vírus. Isso ocorre em decorrência da fragmentação do capsídio por enzimas presentes na célula hospedeira. Essa etapa não ocorre com todos os vírus, uma vez que nem todos penetram na célula com seus capsídeos. Os bacteriófagos, por exemplo, só injetam o seu material genético na célula.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Biossíntese: É a etapa em que o material genético do vírus é duplicado através da transcrição e tradução pela célula infectada. Para que isso ocorra, é necessário que a célula hospedeira interrompa a síntese de suas próprias proteínas.

- Montagem de partículas virais: Nessa etapa são formados os novos vírus através da união do ácido nucleico com os polipeptídios que formam o capsídio.

- Dispersão: Essa é a etapa final da multiplicação dos vírus, quando finalmente as partículas virais formadas são liberadas do interior da célula. Essa liberação pode ocorrer tanto pela lise da célula infectada ou então por brotamento, sendo esse último caso realizado por vírus envelopados. Quando ocorre a lise da célula, esta morre, assim como quando ocorrem vários brotamentos.

É importante destacar que quando ocorre a lise da célula, o processo de multiplicação viral é chamado de ciclo lítico. Existe ainda o ciclo conhecido por lisogênico, no qual o material genético do vírus é integrado ao material genético da célula infectada. Nesse ciclo ocorre a replicação do material da célula hospedeira e do vírus, produzindo, assim, células-filhas com material genético viral. Após algumas replicações, ocorre a indução do material genético viral e inicia-se um ciclo lítico.

Observe a seguir um esquema do ciclo lítico e lisogênico:

Que organismo precisa invadir uma célula hospedeira para se reproduzir

Observe que os bacteriófagos apresentam ciclo lítico e lisogênico

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Índice

Introdução

Mesmo não possuindo organelas específicas, os vírus são capazes de se reproduzir e de sofrer mutações. Alguns estudiosos defendem que essas características fazem do vírus um ser vivo simples, enquanto outros estudiosos defendem que para que o vírus seja considerado um ser vivo, seria fundamental que ele possuísse metabolismo próprio. 

O que são os vírus?

Os vírus são seres caracterizados pela ausência de células, ou seja, são seres acelulares. Sua organização é menos complexa do que a de outros seres celulares, já que não existe no vírus organelas, membranas e outras estruturas mais especializadas. Como os vírus não apresentam metabolismo próprio, sua existência depende de outros seres vivos para que possam realizar suas funções vitais, por isso o vírus é chamado de parasita intracelular. Pode parasitar animais, vegetais, bactérias, fungos, algas e arqueas.

Como é a estrutura do vírus?

Devido à alta capacidade de mutação dos vírus, eles se apresentam de diversas formas na natureza, com diferentes estruturas. 

Quando o vírus está fora da célula hospedeira, assume a forma de vírion, ou seja, uma unidade viral completa. O vírion é composto por material genético, podendo possuir RNA ou o DNA, sendo que uma pequena parcela apresenta ambos e proteínas. Além disso, o vírion pode possuir uma proteína denominada transcriptase reversa, proteína que é capaz de transformar DNA a partir de RNA viral, ganhando o nome de Retrovírus.

Outra estrutura que podemos encontrar nos vírus é o capsídeo proteico, responsável por proteger o ácido nucleico, que junto ao material genético, são denominados nucleocapsídeo

Dentre os diversos tipos de vírus, estão os bacteriófagos, também conhecidos como fagos, organismos que infectam somente procariotos. Vários desses seres possuem o corpo dividido em três partes: a cabeça, onde está concentrado o maior volume do vírus e também onde está localizado o material genético; a cauda, que possui formato cilíndrico e alongado, fazendo conexão com as fibras da cauda; e as próprias fibras da cauda, importantes estruturas que auxiliam na conexão entre o vírus e a bactéria que será parasitada. 

Por fim, existem alguns tipos de vírus que apresentam em sua estrutura o envelope lipídico. Essa estrutura é obtida na célula e possui glicoproteínas que facilitam a interação com uma futura célula hospedeira. A presença do envelope caracteriza o vírus em mais duas categorias: os envelopados, como o vírus da herpes e o HIV, e os não envelopados, como o vírus da poliomielite e HPV.  

Quais são as fases do ciclo de vida de um vírus? 

Os vírus apresentam dois diferentes ciclos de vida: o lisogênico e o lítico.

  • Lítico: no ciclo lítico, ocorre a invasão do vírus na célula, onde se multiplica até rompê-la. O primeiro momento do ciclo se dá no contato entre o vírus e a parede da bactéria. Em seguida, são liberadas da cauda do vírus enzimas denominadas lisozimas, capazes de digerir parte da parede da bactéria, produzindo uma abertura na parede celular, por onde o vírus introduzirá seu DNA na célula hospedeira. Uma vez dentro da célula hospedeira, o DNA passa a comandar as atividades metabólicas dessa célula, fazendo com que ela replique o DNA depositado em seu interior e sintetize as outras partes do vírus, dando forma a um novo vírus. Esse processo ocorre até que a célula se rompa e libere os novos vírus no organismo. 
  • Lisogênico: no ciclo lisogênico, o vírus invade a célula e ocorre a fusão entre os DNAs das estruturas, formando uma nova estrutura, denominada prófago. Assim, quando as células se multiplicam, todas elas estarão infectadas pelo DNA viral. Na forma de prófase, o vírus não exerce danos à célula hospedeira, ficando em estado latente até que em uma das bactérias produzidas, sejam formados unidades virais inteiras, iniciando assim o ciclo lítico. 

Como o vírus entra na célula hospedeira?

Independente do tipo de transmissão do vírus, que pode acontecer de diversas formas, como em relações sexuais, pelo ar, pelo contato com sangue infectado e pelo contato com animais, a penetração do vírus na célula hospedeira pode ocorrer pela injeção de ácido nucleico, em que apenas o ácido penetra na célula, e o restante do vírus permanece na região externa dela. Pode ocorrer também pela fusão, em que o envelope viral se funde com a membrana plasmática, e a liberação do material genético ocorre. Por último, pode acontecer a endocitose, um processo em que a célula envolve o vírus por inteiro. 

Que organismo precisa invadir uma célula hospedeira para se reproduzir
Estrutura de um fago, podendo ser observado: cabeça, cauda e fibras da cauda

Exercício de fixação

UFRN

Todos os vírus são constituídos por:

A DNA e proteínas.

B Aminoácidos e água.

C Ácidos nucléicos e proteínas.

D DNA e RNA.

E RNA e proteínas.

Que organismo precisa invadir uma célula para se reproduzir?

De forma geral, os vírus podem ser definidos como parasitas intracelulares obrigatórios. Para sobreviver, se reproduzir e se multiplicar, os vírus precisam invadir alguma célula saudável presente no organismo de um ser humano, se aproveitando das estruturas dessa célula para obter nutrientes.

Que organismo não precisa invadir uma célula hospedeira para se reproduzir?

O vírus é uma minúscula partícula infecciosa que só pode se reproduzir se infectar uma célula hospedeira.

Como é chamado a invasão de uma célula hospedeira por um vírus?

Lítico: no ciclo lítico, ocorre a invasão do vírus na célula, onde se multiplica até rompê-la. O primeiro momento do ciclo se dá no contato entre o vírus e a parede da bactéria.

Como os vírus se reproduzem resposta?

Os vírus reproduzem-se apenas no interior da célula de um hospedeiro, uma vez que não possuem metabolismo próprio. Ao atingir uma célula e parasitá-la, uma série de processos ocorre até que o vírus consiga fazer com que a célula trabalhe a seu favor.