Que nome recebe a célula especializada na propagação do impulso nervoso

Com estes exercícios sobre impulso nervoso, você testará seus conhecimentos sobre a propagação dos sinais elétricos pelas células nervosas. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos

Os neurônios são células especializadas na propagação do impulso nervoso, estímulo que garante a comunicação entre as células nervosas. Para que o impulso inicie-se, é necessário que a membrana esteja em potencial de repouso. Esse potencial é mantido quando a membrana do neurônio:

a) está bombeando Na+ para o meio externo e transferindo íons K+ para o meio interno.

b) está bombeando K+ para o meio externo e transferindo íons Na+ para o meio interno.

c) está bombeando K+ e Na + para o meio externo.

d) está bombeando K + e Na + para o meio interno.

e) não está bombeando íons.

Durante um impulso nervoso, ocorrem mudanças de potencial na membrana do neurônio. As alterações sequenciais que ocorrem nessa membrana são chamadas de:

a) despolarização.

b) repolarização.

c) polarização.

d) potencial de ação.

(Mack) Algumas drogas utilizadas no tratamento de alguns tipos de depressão agem impedindo a recaptação do neurotransmissor serotonina no sistema nervoso central. Assinale a alternativa correta.

a) Neurotransmissores são substâncias que agem no citoplasma do corpo celular dos neurônios, provocando o surgimento de um impulso nervoso.

b) Em uma sinapse, os neurotransmissores são liberados a partir de vesículas existentes nos dendritos.

c) Após sua liberação, o neurotransmissor provoca um potencial de ação na membrana pós-sináptica e é recaptado pelo neurônio pré-sináptico.

d) Somente as sinapses entre dois neurônios utilizam neurotransmissores como mediadores.

e) Neurotransmissores diferentes são capazes de provocar potenciais de ação de intensidades diferentes.

(Fuvest) Examine a seguinte lista de eventos que ocorrem durante a propagação de um impulso nervoso:

I. Neurotransmissores atingem os dendritos.

II. Neurotransmissores são liberados pelas extremidades do axônio.

III. O impulso propaga-se pelo axônio.

IV. O impulso propaga-se pelos dendritos.

V. O impulso chega ao corpo celular.

Que alternativa apresenta a sequência temporal correta desses eventos?

a) V - III - I - IV - II.

b) I - IV - V - III - II.

c) I - IV - III - II - V.

d) II - I - IV - III - V.

e) II - III - I - IV - V.

respostas

Alternativa “a”. Em repouso, a membrana do axônio bombeia Na+ para o meio externo e transfere íons K+ para o meio interno.

Voltar a questão

Alternativa “d”. As alterações sequenciais que ocorrem durante a transição de potencial na membrana de um neurônio são denominadas de potencial de ação.

Voltar a questão

Alternativa “c”. Os neurotransmissores são liberados nas sinapses e estimulam o neurônio pós-sináptico. O neurotransmissor, após a sua ação, é recaptado.

Voltar a questão

Alternativa “b”. A sequência correta é:

I. Neurotransmissores atingem os dendritos.

IV. O impulso propaga-se pelos dendritos.

V. O impulso chega ao corpo celular.

III. O impulso propaga-se pelo axônio.

II. Neurotransmissores são liberados pelas extremidades do axônio.

Voltar a questão

Que nome recebe a célula especializada na propagação do impulso nervoso

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Assista às nossas videoaulas

Os neurônios são as células que permitem a passagem do impulso nervoso.

Que nome recebe a célula especializada na propagação do impulso nervoso identifique as estruturas apontadas?

Os neurônios são células especializadas na propagação do impulso nervoso, estímulo que garante a comunicação entre as células nervosas.

Quais os tipos de células do sistema nervoso?

Existem basicamente dois tipos celulares, os neurônios e as células Gliócitas ou Glias, com numerosas subdivisões em cada um desses tipos. Os neurônios são células nervosas altamente especializadas na transmissão de informações e constituem apenas 10% das células do sistema nervoso.

O que um neurônio?

Neurônios são as células responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos. Eles são constituídos basicamente por três estruturas: um corpo celular, dendritos e axônios. Neurônios são as células responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos e constituem cerca de 10% do tecido nervoso.

O que ocorre durante a propagação de um impulso nervoso?

O impulso nervoso que se propaga através do neurônio é de origem elétrica e resulta de alterações nas cargas elétricas das superfícies externa e interna da membrana celular. Com isso, ocorre uma inversão das cargas ao redor dessa membrana, que fica despolarizada gerando um potencial de ação.

Como ocorre a transmissão do impulso nervoso?

O impulso nervoso corresponde a uma corrente elétrica que se propaga pelos neurônios, graças a um processo de despolarização da membrana. Esse processo de despolarização ocorre mediante a estímulos e tem como função transmitir a outras células (nervosas, musculares ou glandulares) uma determinada informação.

Que nome recebem essas membranas?

Todas essas estruturas estão envoltas por três membranas, que são conhecidas como meninges (dura-máter, aracnoide e pia-máter). Elas possuem a função de proteger esse sistema tão importante. A dura-máter, meninge mais externa, é formada de tecido conjuntivo denso.

O que é e qual a função do neurônio?

Os neurônios são as unidades básicas do sistema nervoso e geram os sinais elétricos que transmitem rapidamente informações por longas distâncias. As glias também são essenciais para o funcionamento do sistema nervoso, mas elas trabalham principalmente dando suporte aos neurônios.

O que é neurônios multipolares?

– Neurônios multipolares – Possuem mais de dois prolongamentos celulares. A maioria dos neurônios de nosso corpo é classificada como esse tipo. – Neurônios bipolares – Possuem apenas um dendrito e um axônio.

Qual é o papel de um neurotransmissor?

Um neurotransmissor pode ser definido como um mensageiro químico que é liberado pelos neurônios. Essa molécula garante que a informação seja levada a uma célula receptora. Os neurotransmissores são importantes moléculas produzidas e liberadas por neurônios, encontradas geralmente em vesículas pré-sinápticas neuronais.

O que é e como ocorre uma sinapse?

A sinapse é a região responsável por realizar a comunicação entre dois ou mais neurônios, ou de um neurônio para um órgão efetor, ou seja, um músculo ou uma glândula. Ela tem por função enviar sinais através da transmissão sináptica, para ocorrer alguma ação específica no corpo.

Como funciona o impulso nervoso para iniciar o processo de respiração?

A função respiratória é regulada por um centro localizado no Sistema Nervoso Central, chamado Centro Respiratório, que funciona recebendo informações do teor de oxigênio e gás carbônico do sangue. Imediatamente os quimioceptores detectam estes teores e “bombardeiam” o centro respiratório com impulsos nervosos.

Para que ocorra a propagação de um impulso nervoso é de extrema importância que haja conexões?

Para que ocorra a propagação de um impulso nervoso, é de extrema importância que haja conexões entre os neurônios. Esses locais denominados de _____________, apesar de não serem áreas de contato direto, permitem a passagem do impulso em virtude da liberação de neurotransmissores.

Como é chamada a célula especializada na propagação dos impulsos nervosos?

Neurônios. O neurônios são as células responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos.

Que nome recebe a célula especializada na propagação de impulso nervoso Marque a alternativa que responde a essa pergunta *?

Os neurônios são células especializadas na propagação do impulso nervoso, estímulo que garante a comunicação entre as células nervosas.

Como são chamadas as células que fazem parte do sistema nervoso?

Os neurônios são considerados a unidade básica do sistema nervoso. Estas são as verdadeiras células condutoras do tecido nervoso, as responsáveis pela recepção e pela transmissão dos impulsos nervosos sob a forma de sinais eléctricos.

O que ocorre durante a propagação de um impulso nervoso?

A propagação do impulso nervoso faz-se através do fluxo de iões, positivos e negativos, ao nível da membrana celular do axónio, o qual é facilitado por alterações da permeabilidade da membrana.