Quanto tempo o óleo de coco tem que ficar no cabelo?

Usar óleo de coco para cabelo já não é nenhuma novidade, uma vez que o ingrediente é um queridinho quando se fala de hidratação dos fios. Além disso, também é muito usado nos cuidados com a pele e até como ingrediente na cozinha. Mas você sabe quais são os benefícios desse óleo vegetal? A gente te conta!

Além das vantagens de usar óleo de coco no cabelo, Tudo Pra Cabelo vai te contar as melhores formas de usar o produto nos fios, de várias maneiras e mirando diferentes objetivos. Para finalizar, aprenda ainda como tirar os resíduos de óleo das madeixas e o jeito certo de passar óleo de coco na pele. É um guia completo, não dá pra perder!

Melhores tipos de óleo de coco para cabelo: qual devo usar?

O óleo de coco é um óleo de origem vegetal, extraído do próprio fruto. Entre os principais nutrientes encontrados no ingrediente, estão os ácidos graxos, as vitaminas E e K e o ferro – o que torna esse ingrediente não só muito benéfico para a saúde em geral, como também para o cabelo. Saiba quais são os mais indicados para passar no cabelo:

  • Óleo de coco extravirgem;
  • Óleo de coco extravirgem orgânico;
  • Óleo de coco extravirgem prensado a frio.

Existem outras opções disponíveis no mercado, mas são menos recomendadas. Exemplos:

  • Óleo de coco refinado;
  • Óleo de coco hidrogenado;
  • Óleo de coco extraído por solvente.

Benefícios do óleo de coco para o cabelo

Fios mais hidratados e com brilho são apenas dois dos muitos benefícios de usar óleo de coco no cabelo, mas existem muitos mais! De acordo com Ana Carolina Ribeiro, terapeuta capilar e professora de Visagismo, “assim como outros óleos vegetais, o óleo de coco é rico em lipídios essenciais para manter a barreira protetora do cabelo”.

Mas o produto vai além e possui outros benefícios. Um deles é o auxílio no combate à caspa. “O ácido láurico presente em grande quantidade no coco ajuda a tratar a caspa“, explica a especialista. O óleo de coco ainda trata o córtex do cabelo, deixando os fios mais fortes.

Veja a lista completa de benefícios dó óleo de coco para cabelo:

  • Diminui o frizz
  • Hidrata profundamente;
  • Deixa os fios macios e aumenta o brilho;
  • Combate as pontas duplas;
  • Por funcionar como pré-shampoo, protege o cabelo ressecado da adstringência do shampoo;
  • Ajuda a manter a saúde do couro cabeludo.

Quanto tempo o óleo de coco tem que ficar no cabelo?

Quem pode usar óleo de coco no cabelo?

Todos os tipos de cabelo podem aproveitar os benefícios do óleo de coco. No entanto, a especialista o indica principalmente para as cacheadas ou crespas, já que esses tipos de fio sofrem com ressecamento, por conta de seu formato em espiral, e precisam de uma dose extra de hidratação. Saiba mais sobre o uso do óleo de coco nos cabelos cacheados.

O óleo de coco também é ideal para tratar cabelos com química – seja com progressiva, tintura ou alisamento – uma vez que o ativo repõe a oleosidade natural das madeixas.

Como aplicar óleo de coco no cabelo?

O óleo de coco é um ingrediente bastante versátil e pode ser usado de diversas formas na rotina de cuidados com os cabelos. Separamos as 7 melhores formas de passar óleo de coco no cabelo – encontre a melhor para você:

1. Sozinho como um hidratante capilar

Nesse caso, o óleo de coco pode ser aplicado sozinho diretamente nos fios, como se fosse uma máscara hidratante. É indicado para cabelos que estejam ressecados. Siga nosso passo a passo de como aplicar corretamente:

  1. Divida o cabelo em quatro partes e prenda com presilhas.
  2. Solte uma mecha e aplique o óleo de coco.
  3. Faça o mesmo nas outras mechas.
  4. Prenda todo o cabelo e coloque uma touca de banho.
  5. Deixe o produto agir nos fios por 30 minutos.
  6. Enxágue bem e lave com shampoo e condicionador.

2. Na umectação para um tratamento mais profundo

A técnica de umectação com óleo de coco é ideal para hidratar e nutrir os fios. Não é à toa que as cacheadas adoram esse ingrediente! Se os seus cabelos estiverem sofrendo com ressecamento, pode usá-lo semanalmente. Se não, umectar o cabelo uma vez a cada 15 dias é o suficiente.

  1. Com o cabelo seco, prenda-o em um coque e deixe a parte de baixo solta.
  2. Comece a aplicar o óleo de coco pelas mechas de baixo. Faça isso mecha por mecha.
  3. Prenda o cabelo todo e deixe o produto agir por cerca de duas horas.
  4. Enxague e tudo e lave bem os fios com shampoo e condicionador.

Se preferir, também dá pra fazer a umectação noturna, em que você dorme com o produto nos fios e só enxágua na manhã seguinte.

3. Para turbinar sua máscara de hidratação

Outra dica boa é misturar o óleo de coco em uma máscara de tratamento – para potencializar os resultados! Esse tratamento pode ser feito em qualquer tipo de cabelo, uma vez por semana.

  1. Como o óleo fica com textura pastosa em temperatura ambiente, separe uma colher dele em um pote e leve ao micro-ondas por alguns segundos para derreter.
  2. Separe uma quantidade de máscara de acordo com o comprimento dos seus fios e misture bem ao óleo.
  3. Aplique a mistura em todo o comprimento do cabelo, mecha por mecha, evitando a raiz. Faça uma massagem para penetrar melhor. Em seguida, deixe agir por 15 minutos.
  4. Lave os fios, retirando todo o produto. Se sentir necessidade, ao final, aplique creme para pentear, apenas nas pontas.

Lembrete: é importante não misturar o óleo diretamente no pote da máscara de tratamento que você usa, já que isso pode afetar a qualidade do produto. A maneira correta é separar a quantidade que será usada na hidratação – e aí sim fazer a mistura sugerida.

O óleo de coco também pode ser incluído no cronograma capilar durante a fase de nutrição.

4. Como pré-shampoo para proteger o cabelo

O óleo de coco é uma boa opção de pré-shampoo, que forma uma camada protetora para blindar os fios contra a adstringência do shampoo, que pode intensificar o ressecamento quando o cabelo já está danificado.

Quem tem cabelos tingidos, descoloridos ou com tendência ao ressecamento podem aproveitar essa técnica. Você pode usar essa técnica sempre que for lavar os fios.

  1. Com o cabelo seco e sujo, aplique o óleo vegetal mecha por mecha cerca de 20 minutos antes de entrar no banho.
  2. Espere o produto agir.
  3. Agora, já pode entrar no chuveiro e enxaguar todo o produto.
  4. Lave normalmente com shampoo e condicionador.

5. Finalizador para controlar o frizz

Também é possível usar o óleo de coco como um finalizador e reparador de pontas. Lembre-se de aplicar em pequenas quantidades, para não deixar os fios pesados É indicado para quem quer controlar o frizz, dar brilho e hidratar as pontas ressecadas e pode ser usado todos os dias. Veja a forma correta de usar:

  1. Deixe os fios secarem parcialmente depois de lavados.
  2. Pegue uma pequena quantidade do óleo e aplique nas pontas.
  3. Com o óleo que sobrar na mãos, se sentir necessidade, passe no topo da cabeça para controlar o frizz.
  4. Para estimular os cachos, amasse as pontas para formar as ondas mais facilmente.

6. Na fitagem para definir os cachos

O ingrediente também pode ser incorporado na fitagem – que consiste em separar o cabelo em “fitas” e enluvar os fios com creme de pentear para definir os cachos. Como? A dica é adicionar o óleo de coco ao creme, para um efeito ainda mais potente!

  1. Divida o cabelo em seções.
  2. Misture seu creme de pentear com o óleo de coco em um pote separado e comece a aplicar um pouco de produto nas mechas, começando pela parte de baixo do cabelo.
  3. Com movimentos firmes, penteie o cabelo com os dedos, separando-os em fitas, e distribua a misturinha pelo comprimento.
  4. Amasse as fitas com as mãos em direção à raiz e deixe secar naturalmente.

7. No day after para revitalizar o cabelo

Que tal passar óleo de coco no cabelo no day after? Também conhecido como dia depois de lavar o cabelo pelas pessoas de cabelos cacheados e crespos, o day after é um momento que precisa de produtos especiais para dar aquela reanimada nos fios.

Você pode espalhar o produto nas mãos, aplicar nos fios e depois fazer movimentos de baixo para cima apertando os cachos, para que eles tomem forma de novo.

Como tirar o óleo de coco do cabelo?

Para tirar o óleo de coco do cabelo não tem segredo: é só lavar a cabeça com shampoo e condicionador, como sempre. O truque é enxaguar muito bem para garantir que você tirou a totalidade do produto dos fios.

Dica de produtos: recomendamos o shampoo e o condicionador da linha TRESemmé Baixo Poo + Nutrição – que também contam com óleo de coco na composição, prolongando os benefícios desse ingrediente nas madeixas e são aptos para low poo.

Quanto tempo o óleo de coco tem que ficar no cabelo?

Quanto tempo o óleo de coco tem que ficar no cabelo?

Óleo de coco pode fazer mal para o cabelo?

O óleo de coco é ideal para hidratar cabelos que estejam ressecados. Portanto, se os seus fios não estiverem assim, pode ser que eles fiquem endurecidos com o óleo de coco, já que não há necessidade na hidratação.

É sempre bom lembrar que o uso excessivo do óleo de coco pode agravar o problema de fios oleosos. Assim como piorar a oleosidade no couro cabeludo. Por isso, caso você não se sinta segura usando o óleo de coco diretamente nos fios, o mais indicado é usar produtos com o ativo em sua composição. Dessa maneira, você não corre o risco de piorar o estado dos fios!

Outra dica muito importante é não secar os cabelos ou usar chapinha após o uso de óleos no cabelo. Aliado ao óleo, o calor pode danificar os fios.

E, por último, mas não menos importante: quando for comprar o óleo de coco, certifique-se de que ele seja virgem, 100% vegetal. Isso quer dizer que o produto não tem qualquer outro componente químico na fórmula.

Quanto tempo o óleo de coco tem que ficar no cabelo?

Como usar óleo de coco na pele?

Agora que você já sabe como usar óleo de coco nos cabelos e de todos os benefícios que esse ingrediente traz aos fios, que tal saber mais sobre o uso no resto do corpo? Muitas pessoas têm receio de usar óleos na pele, com medo de deixá-la oleosa e propensa à acne, mas pode ser uma alternativa hidratante. Veja 5 formas de usar no rosto e corpo!

  1. Como demaquilante facial e para a área dos olhos;
  2. Como hidrante para regiões ressecadas: como cotovelos e joelhos;
  3. Contra queimaduras solares e nos cuidados pós-praia;
  4. Como limpador facial ou esfoliante em receitas caseiras;
  5. Como produto anti-olheiras.

Veja mais: Tendências de skincare que migraram para os cuidados com o cabelo

Outros produtos com óleo de coco na fórmula

Quer adicionar outros produtos formulados com esse ingrediente na rotina? Seu desejo é uma ordem! Tudo Pra Cabelo indica o shampoo e condicionador Love Beauty and Planet Hope and Repair, que contêm em sua composição óleo de coco virgem e orgânico, proveniente das Filipinas, para hidratar e nutrir os fios.

Quanto tempo o óleo de coco tem que ficar no cabelo?

Quanto tempo o óleo de coco tem que ficar no cabelo?

A máscara de tratamento e o creme de pentear da mesma linha potencializam os resultados para conferir uma aparência ainda mais saudável aos cabelos.

Quanto tempo o óleo de coco tem que ficar no cabelo?

Quanto tempo o óleo de coco tem que ficar no cabelo?

Fonte consultada:

  • Ana Carolina Ribeiro, terapeuta capilar e professora de curso de Visagismo da Universidade Anhembi Morumbi.

Qual o tempo ideal para ficar com óleo de coco no cabelo?

Graças ao seu alto poder de nutrição, o óleo de coco deixa os fios macios e hidratados novamente. Como fazer: com o cabelo limpo e seco, passe o óleo de coco em todo o comprimento e pontas. Para os cabelos secos, o óleo pode ser passado desde a raiz. Deixe agir por pelo menos 20 minutos e lave o cabelo normalmente.

Quanto tempo fica com óleo no cabelo?

Na umectação tradicional, o óleo age nos cabelos por cerca de 2 horas. Esse tempo é o suficiente para entregar brilho, maciez e tirar o frizz dos cabelos que estão secos, sejam eles crespos ou cacheados ou até mesmo os lisos que estão danificados por química, por exemplo.

Quantas vezes na semana posso usar o óleo de coco no cabelo?

Como o cabelo ondulado é mais oleoso do que o cacheado e o crespo, por exemplo, ele pede muito mais hidratação do que nutrição. Portanto, aplicar o óleo de coco uma vez a cada 10 dias é o suficiente.