Quanto tempo o anticoncepcional faz efeito no organismo

O efeito da pílula dura somente um dia. Se parou de tomar o anticoncepcional significa que já estava desprotegida a partir do dia seguinte, com risco de engravidar.

A pílula anticoncepcional é um medicamento que faz efeito enquanto ele é utilizado. Ao parar de tomar a pílula, a ovulação volta a acontecer, podendo haver uma gravidez. Por isso, ao deixar de tomar a pílula, a mulher deve usar outro método anticoncepcional para não engravidar.

Quanto tempo o anticoncepcional faz efeito no organismo

Porém, há diversos fatores que influenciam a permanência do efeito do anticoncepcional no organismo, como o tempo em que tomou a pílula, quantas pílulas tomou na última cartela, se menstruou após parar de tomar e assim por diante.

Quanto tempo leva para engravidar após parar de tomar a pílula?

Ao interromper o uso do medicamento, o corpo se prepara para iniciar novamente a ovulação. Esse processo leva em média de 1 a 3 meses, fazendo a ovulação e a menstruação voltarem ao normal. Nos primeiros meses após a parada da pílula, pode acontecer de não haver ovulação e a mulher não menstruar.

Por isso, o tempo para uma mulher engravidar após parar de tomar a pílula é variável, podendo ser no próximo ciclo ou até 6 meses após o término da pílula.

Há quem consiga engravidar logo no primeiro mês que deixou o anticoncepcional. Já em outros casos, o corpo pode demorar mais para eliminar completamente os hormônios do medicamento, fazendo com que as funções do organismo demorem mais para voltar ao normal.

Para quem usa anticoncepcional injetável trimestral, os efeitos demoram de 6 a 8 meses para desaparecer após a última injeção. Na presença de excesso de peso, os efeitos do anticoncepcional podem demorar ainda mais para desaparecer. Nesses casos, gravidez pode levar mais tempo para acontecer.

Caso você tenha parado de usar o anticoncepcional mas queira buscar um outro método contraceptivo, consulte o/a médico/a ginecologista, médico/a de família ou clínico/a geral.

Para cessar todas as especulações desse universo que às vezes pode parecer tão complexo, o Tarja Rosa conversou com a ginecologista e consultora Dra. Thalita Domenich! 

A especialista explica que, já na primeira cartela, a pílula bloqueia sua ovulação e impede uma gestação indesejada: “Como é uma medicação nova para o organismo, algumas meninas podem sentir alterações discretas como dores nas mamas, enjoo ou escapes (sangramento durante o uso da cartela). Normalmente, esses desaparecem após três meses do uso da pílula, o que é considerado um período de adaptação”, diz. 

E depois de quanto tempo estou oficialmente protegida?

Isso depende da data de início do uso da pílula! Em geral, quando começa no primeiro dia da menstruação, a maioria dos contraceptivos têm em bula que o efeito é imediato. No entanto, a Dra. Thalita alerta que: “quando ocorre o uso diário errado ou concomitante com algumas medicações que possam interagir no seu efeito ou até mesmo outras condições que nos façam acreditar que houve falha, o tempo recomendado de uso para ter certeza que houve um bloqueio da ovulação é de sete dias”.

Por esse motivo, a orientação médica predominante costuma ser de a menina está protegida pelo menos uma semana após o início da cartela, caso tenha começado a pílula após a menstruação. Mas o ideal é que você converse com o seu ginecologista sobre o assunto! 

O anticoncepcional injetável é um método contraceptivo hormonal muito indicado pelos ginecologistas devido ao seu alto grau de segurança e efetividade. No entanto, muitas pacientes que utilizam ou têm interesse nessa opção apresentam dúvidas sobre quanto tempo o anticoncepcional injetável faz efeito no organismo.

Quanto tempo o anticoncepcional faz efeito no organismo
Imagem: Shutterstock

É importante se informar corretamente sobre quanto tempo o anticoncepcional injetável faz efeito no organismo, pois o período pode variar de acordo com o tipo de contraceptivo usado, que pode ser mensal ou trimestral.

Apesar disso, ambas as opções são indicadas para regularizar o ciclo menstrual e possuem grande efetividade contraceptiva, gerando efeitos semelhantes à pílula anticoncepcional ao inibir a ovulação, tornar o muco cervical mais hostil (dificultando a passagem dos espermatozoides) e deixar o endométrio mais atrófico e impróprio para a implantação embrionária.

  • Por quanto tempo o anticoncepcional injetável faz efeito no organismo?
    • Contraceptivo injetável mensal
    • Contraceptivo injetável trimestral

Por quanto tempo o anticoncepcional injetável faz efeito no organismo?

Uma das indicações do anticoncepcional injetável é para mulheres que têm dificuldade de criar uma rotina rígida para o uso da pílula. Como deve ser tomado mensal ou trimestralmente, o esquecimento diário deixa de ser um empecilho para a efetividade do método.

No entanto, conhecer por quanto tempo o anticoncepcional injetável faz efeito no organismo é importante para não atrasar as injeções e também para conhecer melhor seu corpo. Saiba mais a seguir!

Contraceptivo injetável mensal

O contraceptivo injetável mensal faz efeito no organismo pelo período de um mês. Ele consiste em um anticoncepcional que combina estrogênio e progesterona (método anticoncepcional combinado).

A primeira aplicação do contraceptivo injetável mensal deve ser realizada nos primeiros cinco dias após o início do fluxo menstrual. Posteriormente, as injeções serão realizadas em intervalos que variam entre 27 a 33 dias, de acordo com a recomendação do seu ginecologista.

Portanto, no caso do contraceptivo mensal, a resposta para quanto tempo o anticoncepcional injetável faz efeito no organismo é de cerca de 30 dias, de forma que o esquecimento de tomar o medicamento no período indicado pode resultar em uma gestação indesejada.

De acordo com pesquisas, o anticoncepcional injetável mensal, quando aplicado nos intervalos corretos, é muito eficaz, com chances de falha que variam de 0,1 a 0,6%.

Contraceptivo injetável trimestral

O método contraceptivo injetável trimestral é indicado para mulheres que desejam prevenir uma gestação indesejada e ter um intervalo maior entre o uso do contraceptivo, visto que a paciente deverá ter a dose intramuscular reaplicada a cada três meses.

Trata-se de um método de depósito, pois o músculo no qual a dose foi aplicada vai liberar o hormônio progesterona lentamente na corrente sanguínea pelos 90 dias posteriores à aplicação da injeção anticoncepcional.

Uma das vantagens desse método é que, devido à ausência de estrogênio na composição (a injeção trimestral contém apenas o hormônio progesterona), ele pode ser usado por mulheres que estão amamentando e também por pacientes nas quais o uso do estrogênio é contraindicado, como para quem tem hipertensão arterial, por exemplo.

Assim como a injeção mensal, a primeira aplicação deve ocorrer nos primeiros cinco dias do fluxo menstrual. Entretanto, a sua reaplicação deve ocorrer após 90 dias, o que responde a dúvida de quanto tempo o anticoncepcional injetável faz efeito no organismo.

Esse método contraceptivo é bastante eficaz, sendo que estudos indicam que ele tem chances de falhas limitadas a 0,3%. No entanto, apesar das vantagens, o contraceptivo injetável trimestral deve ser indicado pelo ginecologista após avaliar o caso específico da paciente.

Tanto o contraceptivo injetável mensal quanto o trimestral não alteram a fertilidade feminina. Pesquisas indicam que, após a primeira dose não tomada entre 23 a 35% das pacientes engravidam em até 3 meses, 52 a 59% em até 6 meses, 77 a 82% em até 12 meses e até 92% em dois anos.

Antes de aderir a um ou outro método contraceptivo é importante conversar com seu ginecologista sobre quanto tempo o anticoncepcional injetável faz efeito no organismo, seus possíveis efeitos colaterais, grau de efetividade e demais dúvidas que possam existir sobre cada uma dessas escolhas.

Fontes:

Clínica Ginecológica BedMed;

Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia – Febrasgo.

Quantos dias depois de tomar anticoncepcional estou protegida?

A paciente só vai estar plenamente protegida contra a gravidez após 7 dias de uso da pílula.

Quanto tempo o anticoncepcional ainda faz efeito no corpo?

Essa é uma dúvida que muitas mulheres podem ter durante a vida, principalmente quando começam a considerar a ideia de engravidar. Aqui está sua resposta em poucas palavras: geralmente dentro de três meses as funções reprodutivas voltam ao normal.

Quantos meses tem que tomar anticoncepcional para fazer efeito?

Se você iniciou o anticoncepcional corretamente e no primeiro dia da menstruação, você já estará protegida contra a gravidez a partir do primeiro comprimido. É um mito ter que aguardar mais de 1 mês para que o anticoncepcional tenha o seu efeito na prevenção da gravidez.