Quanto tempo demora para cair depósito feito no envelope Santander?

Quanto tempo demora para o depósito com envelope cair na conta? Sem enrolação, já informamos que o prazo pode levar até quatro dias úteis. Mas existem algumas informações importantes que podem te ajudar a ter o dinheiro na conta mais rápido. 

Tudo é uma questão de entender como o processo bancário funciona. Sabendo disso, você descobrirá não apenas quanto tempo o seu depósito vai levar para ser compensado, mas também qual é o melhor dia e horário para que a compensação seja mais rápida. 

Então, se quer ter a melhor experiência ao realizar um depósito em cheque ou dinheiro, sugerimos que não pare a leitura por aqui. Também ensinaremos o passo a passo de como depositar e o que fazer se o depósito não cair no prazo correto. 

Um depósito por envelope não é uma transação puramente eletrônica. Ao contrário de um PIX, por exemplo, de uma transferência ou até mesmo de um saque, ele demanda trabalho humano. 

Depois que você insere seu envelope no caixa eletrônico, ele passará por um funcionário da agência bancária que checará seus dados e o valor depositado. 

Somente depois da checagem, o valor é adicionado ao sistema e creditado na sua conta bancária. 

O tempo necessário para esse processo ser realizado é o chamado de compensação bancária. 

Como é um trabalho realizado por funcionários, ela só ocorre em dias úteis e no horário bancário (até as 16h). 

O prazo de compensação é identificado da seguinte forma: “D + quantidade de dias úteis”. A letra “D” corresponde ao dia em que o depósito está sendo realizado. 

Por exemplo: D + 3, significa que o prazo é de três dias úteis, contados a partir do dia seguinte ao da realização do depósito. 

Os prazos para compensação são os mesmos em todos os bancos, mas podem variar de acordo com o tipo de depósito: se é cheque ou dinheiro; e com o horário. 

Confira os prazos de depósito com envelope no caixa eletrônico:

  • Em dinheiro, feito até as 16h de um dia útil: D + 0, ou seja, no mesmo dia
  • Em dinheiro, feito após as 16h: D + 1, um dia útil
  • Com cheque, feito até as 16h: D + 3, três dias úteis
  • Com cheque, feito após as 16h: D + 4, quatro dias úteis

Como você pode reparar, os depósitos em cheque são mais demorados. Muitas vezes a compensação nem chega a quatro dias úteis, mas pode levar mais tempo se o cheque é de outro banco ou se o valor é muito alto. 

Qual é o melhor dia para fazer um depósito?

Se o seu objetivo é que o depósito por envelope caia na conta o mais rápido possível, o melhor é depositar em dias úteis antes das 16h. Dessa forma, o valor será creditado no mesmo dia. 

Outra opção, é realizar o depósito no guichê de atendimento. Se o depósito for em dinheiro, o valor também é creditado na conta bancária no mesmo dia. 

No caso do cheque, o prazo é o mesmo do caixa eletrônico: três dias úteis. 

Lembre-se que o atendimento no guichê só é realizado em dias úteis, até as 16h. Se tiver fila, vale mais a pena realizar o depósito pelo caixa. Caso não saiba como fazer, ensinaremos a seguir.

+ É possível pagar boleto com dinheiro no caixa eletrônico? Saiba como!

Depósitos com envelope podem levar até quatro dias úteis

O processo para realizar um depósito com envelope é fácil e bastante intuitivo. Mas vale destacar que você só pode fazer isso no caixa de uma agência bancária, na Rede 24 horas não é possível. 

Ao chegar na agência, procure pelos envelopes próprios para depósito, disponibilizados pelo próprio banco, geralmente próximo ao caixa. Não use nenhum outro envelope. 

Outra informação importante é sobre o tipo de envelope.

Alguns bancos podem ter apenas um modelo, que serve tanto para cheque quanto para cédulas de dinheiro. Mas outros diferenciam os envelopes por cor, como azul para dinheiro e amarelo para cheque, por exemplo. 

Verifique esta informação na agência, com um funcionário presente no local, ou lendo a descrição no próprio envelope. 

Para fazer o depósito, você precisará preenchê-lo com alguns dados pessoais, como nome e CPF, além dos números de agência e conta bancária.

Sabendo disso tudo, é só seguir o passo a passo:

  1. Preencha o envelope disponibilizado pela agência com seus dados bancários
  2. No campo indicado, informe o valor que vai depositar (informe o valor exato, sem erros)
  3. Coloque o cheque ou as cédulas de dinheiro, no valor informado, dentro do envelope e retire a fita da cola para lacrar. Não deposite sem lacrar
  4. Vá ao caixa eletrônico e insira seu cartão ou sua senha, dependendo de como funciona o atendimento do seu banco
  5. No menu principal, seleciona a opção de depósito
  6. Digite o valor a ser depositado (exatamente como está no envelope)
  7. Siga as instruções na tela e insira o envelope na máquina, no local indicado
  8. Confirme a transação e aguarde a impressão do comprovante

Não deixe de esperar a impressão do comprovante de depósito. É importante ter esse documento, caso ocorra algum erro na transação.

O que fazer se o depósito não cair na conta no prazo?

Se você realizou um depósito por envelope e o dinheiro não caiu na sua conta bancária no prazo, contacte o banco. Faça isso assim que perceber a demora, por telefone ou presencialmente. 

Nesse momento, é importante ter seu CPF em mãos, assim como os números de agência e conta bancária, além do comprovante de depósito. O banco é obrigado a lhe dar uma resposta rápida justificando o ocorrido.

Geralmente, quando o prazo não é cumprido, é por causa de um desses motivos:

  • alguma informação foi preenchida incorretamente
  • as notas eram falsas ou cheque sem fundo

No primeiro caso, se houve um erro de digitação ou no preenchimento do envelope, o banco abrirá um requerimento solicitando estorno. 

Já se o banco consta que havia notas falsas ou cheque sem fundo no envelope, ele informará o cliente, mas não tem qualquer responsabilidade de estornar valores. O repasse de dinheiro falso é proibido. 

Para evitar esse tipo de falha, é que algumas pessoas preferem realizar depósitos diretamente no guichê ou em casas lotéricas. A desvantagem é que esse tipo de atendimento, geralmente, tem filas. 

O artigo respondeu às suas perguntas? Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários! Descubra mais dicas e conteúdo financeiro seguindo o FinanceOne no Facebook, Instagram, TikTok e Linkedin!

Tamires Silva

Jornalista e Redatora do FinanceOne, onde suas finanças começam.

Quanto tempo demora para cair um depósito por envelope Santander?

Os depósitos em cheque podem demorar 3 ou 4 dias úteis. Já os depósitos em dinheiro caem até o final do dia, se depositado até as 16h, ou no dia útil seguinte, se depositado após as 16h. Quanto tempo depois de depositar o dinheiro cai na conta?

Quanto tempo demora para cair o dinheiro depositado no envelope?

Confira os prazos de depósito com envelope no caixa eletrônico: Em dinheiro, feito até as 16h de um dia útil: D + 0, ou seja, no mesmo dia. Em dinheiro, feito após as 16h: D + 1, um dia útil. Com cheque, feito até as 16h: D + 3, três dias úteis.

Como acompanhar depósito Santander?

Maneiras para consultar o extrato no Santander.
Internet Banking. No Internet Banking, o cliente Santander pode realizar diversas ações, sendo uma delas, a consulta do extrato. ... .
Aplicativo. Se preferir o aplicativo Santander: ... .
Caixa eletrônico..

Quanto tempo depois de depositar o dinheiro cair na conta?

Depósitos em dinheiro feitos na “boca do caixa” das agências bancárias são creditados imediatamente. Para depósitos em cheques, o prazo de compensação pode ir de um a três dias.

Toplist

Última postagem

Tag