Quantas vezes o porco deve comer por dia?

Leia este artigo em: Nutrição 1 comentários

Gerir com êxito a alimentação das porcas durante a lactação poderia ser resumido em "maximizar a ingestão de alimento".

Isto pode ser resumido muito brevemente como "começa alto e aumenta rápidamente". Um bom principio é garantir que o consumo de ração, no dia seguinte ao parto, seja retomado com a mesma quantidade dada durante os últimos 14 dias de gestação: os consumos de ração devem ser de, pelo menos, 2,5 kg, mas frequentemente vêem-se porcas a comer 3 a 4 kg por dia após o parto em situações em que a alimentação das porcas gestantes está bem controlada e as porcas se encontram em boa condição corporal (sem excesso de peso). A quantidade diária de ração oferecida deve aumentar rapidamente nos dias seguintes ao parto, pelo menos em 0,5 kg/dia, mas de preferência, de 1,0-1,5 kg/dia. A pesquisa demonstrou repetidamente que os padrões de alimentação muito restritivos durante o inicio da lactação (para evitar os problemas de congestionamento do úbere, hipogalactia, diarreias em leitões, obstipação da porca e alguma rejeição de ração) podem reduzir o consumo total de ração na lactação por duas razões:

  1. o consumo nas três últimas semanas de lactação não é influenciado pelo consumo no início da lactação, e
  2. as oportunidades perdidas de consumir maior quantidade de alimento no início da não podem ser recuperadas nas últimas etapas da lactação (Quiniou et al, 1998;. Aherne, 2001; Quiniou et al, 2000; Noblet et al, 1998).

Finalmente, estudos em grande escala têm demonstrado que cerca de 30-35% das porcas apresentam uma quebra notável no consumo de alimento durante 2-3 dias na segunda semana de lactação, embora 30% das porcas não mostrem, em absoluto, nenhuma rejeição da ração (Aherne, 2001). Portanto é melhor adaptar o nosso maneio da alimentação aos 2/3 das porcas que não mostram uma marcada diminuição no consumo e definir estratégias de gestão para aquelas que rejeitam o alimento, em vez do contrário. Se uma porca reduzir o consumo ou deixar de comer uma refeição ou num dia, há que verificar os seus sinais vitais (temperatura, estado do úbere, etc...), esvaziar o comedouro se necessário e voltar a encher o mais rápido possível com a quantidade fornecida no momento anterior à rejeição do alimento.

Quantas vezes o porco deve comer por dia?

A quantidade de ração administrada deve ser registada diariamente em fichas de alimentação, sistemas acoplados ao comedouro ou ao distribuidor de alimento ou qualquer outro sistema que permita registar o consumo diário de alimento (Goodband et al., 2006). Isto também melhora a comunicação e coordenação entre os diferentes trabalhadores.

Às porcas deve-se deixar, sempre, tempo suficiente para comer; não há pressa, já que a cada hora dão de mamar a uma ninhada de 10-12 leitões. É preferível distribuir 2 ou 3 refeições ao dia em intervalos iguais de tempo. A alimentação em forma de papa, com a adição de água, estimula a ingestão em 3 a 12% (Quiniou et al, 1998;. Genest y D'Allaire, 1995), mas não se deve adicionar muita água o que poderia conduzir a um desperdício de ração e a uma diluição excessiva da mesma, assim como a uma possível fermentação e a problemas higiénicos. Deve haver sempre ração disponível no comedouro durante a maior parte do dia, mas os comedouros devem estar limpos. Estas práticas conhecem-se como "alimentar de acordo com o apetite", o qual deve ser o mais parecido possível com alimentar "ad libitum". Segundo KSU, se 20% dos comedouros estão vazios, em qualquer momento, ao longo da lactação, significa que as porcas estão sendo limitadas no consumo de alimento segundo a vontade do produtor (Tokach, 2002).

Conclusões

Gerir alimentação de porcas durante a lactação com sucesso poder-se-á resumir em ''maximizar a ingestão de alimento''. Em numerosas investigações e sistemas comerciais de produção observaram-se consequências positivas de maximizar os consumos na lactação das porcas de genótipo magro e prolífico, melhorando o intervalo desmame-cobrição, a taxa de partos e o tamanho da ninhada seguinte (Figura 5 e 6). Parece simples, mas na realidade é um desafio diário. Às vezes, é necessário superar algumas "crenças" que nos dificultam a mudança e aplicar a ciência para a resolução dos problemas práticos. Prestando atenção à alimentação da porca gestante, ao maneio na lactação, à temperatura ambiente, à água, ao equipamento e às pessoas, conseguiremos o êxito.

Quantas vezes o porco deve comer por dia?

Figura 5. Relação entre o consumo em lactação e a taxa de partos (Goodband et al., 2006)

Quantas vezes o porco deve comer por dia?

Figura 6. Relação entre o consumo em lactação e o nº de nascidos vivos na ninhada seguinte. (Goodband et al., 2006)

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

02-Abr-2014

Quantas vezes o porco deve comer por dia?
Djalma Paulo de JesusPara quem quer aumentar o seu lucro na criação de suíno, deverá manter em sua propriedade pequenas produções de Abobora, Barata, Mandioca/Aipim, se possível de Cana de Açúcar.

Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Quantas vezes alimentar o porco por dia?

Dê de comer aos porcos uma ou duas vezes por dia. Se isso não for possível, só dê de comer aos animais uma vez pela manhã e outra pela noite. Além de tudo, reduza o volume de alimento de forma geral.

Quantos quilos de ração um porco tem que comer por dia?

O porco de granja na fase de engorda consome diariamente de 2,5 a 3 kg de ração. Com alimentação de qualidade, cada animal pode engordar de 800 ou 900 g por dia.

Quanto um leitão come por dia?

Com uma média de ingestão de 2,0 kg de alimento por dia, cada macho consome por ano 730 kg de ração, ou 2,32 kg por leitão.

Pode dar arroz cozido para porco?

O arroz é usado de forma limitada na dieta de suínos. Porém, sua farinha traz um rendimento aos animais parecido ou até mesmo igual ao dos alimentados com milho. O ideal é usar arroz integral, cujos compostos não causam efeitos negativos nos animais. A aveia tem muitas fibras.