Quando uma onda se choca com um obstáculo ela retorna Esse fenômeno e chamado de?

Quando uma onda se choca com um obstáculo ela retorna Esse fenômeno e chamado de?

Ondas em superfície de um líquido, causadas por uma perturbação

Ao deixarmos cair uma pedra sobre a superfície de um líquido, veremos a formação de ondulações em forma de círculos concêntricos. A essas ondulações damos o nome de ondas, as quais, por terem pequenas amplitudes, consideramos ondas transversais. No decorrente movimento dessas ondas, elas tanto podem ser refletidas como podem ser refratadas.

O fenômeno denominado difração nada mais é do que o desvio ou espalhamento sofrido pela onda quando esta contorna ou transpõe obstáculos colocados em seu caminho. Podemos dizer que tal fenômeno acontece a todos os tipos de ondas e é facilmente perceptível em se tratando de ondas sonoras. Um exemplo da difração sonora é quando estamos ouvindo uma música sendo tocada do outro lado de um muro.

A maior ou menor capacidade que uma onda tem de sofrer difração está relacionada ao tamanho do obstáculo a ser contornado ou à largura da passagem a ser transposta e o seu comprimento de onda.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A difração será tanto mais intensa quanto maior for o comprimento de onda quando comparado ao tamanho do obstáculo. Em outras palavras, a onda contorna mais facilmente os obstáculos quando estes são pequenos, se comparados ao comprimento de ondas das ondas.

Quando uma onda se choca com um obstáculo ela retorna Esse fenômeno e chamado de?

Esse fenômeno, assim como a reflexão e a refração de ondas, pode ser explicado com base no princípio de Huygens. O princípio de Huygens pode ser aplicado a qualquer tipo de onda e é usado para determinar a posição de uma frente de onda em um determinado instante, desde que se conheça sua posição em um instante anterior.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Difração de ondas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/difracao-ondas.htm. Acesso em 31 de agosto de 2022.

De estudante para estudante


Mande sua pergunta

Videoaulas


Atualidades


Quando uma onda se choca com um obstáculo ela retorna?

Quando uma onda sonora propaga-se e encontra um obstáculo, como uma parede, incide sobre a barreira e retorna para o meio no qual estava propagando-se. Desse acontecimento, originam-se dois outros, os quais são chamados de eco e reverberação.

O que acontece com uma onda quando incide num obstáculo?

A reflexão da onda acontecerá sempre que ela encontrar um obstáculo. Quando isso acontecer, a onda incidente sofrerá reflexão, o que dará origem à onda refletida. Como existem diversos tipos de ondas (mecânicas, eletromagnéticas, transversais e longitudinais), a reflexão pode acontecer com qualquer uma delas.

Qual e o fenômeno que ocorre quando uma onda se depara com um obstáculo e tende a contorná lo marque a alternativa correta?

O fenômeno denominado difração nada mais é do que o desvio ou espalhamento sofrido pela onda quando esta contorna ou transpõe obstáculos colocados em seu caminho.

Qual e o fenômeno no qual uma onda e capaz de contornar um obstáculo?

Difração é a capacidade das ondas de desviar ou contornar os obstáculos que encontram durante sua propagação, bem como o espalhamento ou alargamento das ondas após atravessar fendas e orifícios. A difração acontece tanto com as ondas mecânicas quanto com as ondas eletromagnéticas.