Quando dois genes ou mais influenciam uma característica?

Epistasia: o que é, tipos e exercícios!

  • O que é epistasia?
    • Termos genéticos
  • Tipos de epistasia
    • Epistasia dominante
    • Epistasia recessiva
  • Exercícios de epistasia
    • Resolução
    • Resolução
    • Resolução

Quando dois genes ou mais influenciam uma característica?

Uma das últimas matérias a serem dadas no conteúdo de Biologia para os alunos do ensino médio, a Genética é um tema constantemente cobrado no Enem e em outros vestibulares tradicionais. Para quem deseja ser aprovado e conquistar a tão sonhada vaga no ensino superior, é fundamental aprender mais sobre os tipos de interações genéticas que existem, como é o caso da epistasia.

De origem grega, a palavra epistasia (epi = sobre + stasia = inibição) nos remete a algo que está sendo inibido; sendo assim, utilizamos esse termo no campo da Genética quando um determinado gene atua de forma a inibir a função de um outro.

Entretanto, o assunto vai muito além do conceito de inibição de genes. Confira abaixo.

Como já destacamos acima, é um tipo de interação genética (não necessariamente ocorrendo no mesmo cromossoma) em que dois genes ou mais são responsáveis por controlar um certa característica após inibirem a ação de um outro.

Termos genéticos

Para compreender melhor quais os tipos de epistasia e seus exemplos, é interessante conceituarmos primeiramente alguns termos genéticos.

Gene alelo

Genes que estão relacionados com a determinação de uma mesma característica, ocupando o mesmo lócus em cromossomos homólogos.

Gene epistático

É um tipo de gene que inibe a ação dos alelos de um outro par de gene.

Genótipo

Parte da composição genética de uma célula, sendo fundamental para a determinação de uma característica específica.

Fenótipo

É a resultante da expressão dos genes juntamente com a influência de agentes externos (fatores ambientais).

Tipos de epistasia

Quando dois genes ou mais influenciam uma característica?

Há dois tipos de epistasia na Genética: epistasia dominante e recessiva.

Epistasia dominante

Como o próprio nome sugere, esse é o tipo de epistasia em que um gene dominante impede que um gene recessivo manifeste suas características. Nesse caso, o gene epistático age de forma simples e já consegue inibir a atuação de um outro gene.

Desse modo, um alelo qualquer dominante “C” é capaz de “dominar” a atuação de um alelo “A”, por exemplo. Com isso, as características de “A” só se manifestarão caso o par de alelos “cc” for presente, já que apenas um alelo “C” já é o suficiente para inibir as características do alelo “A”.

Epistasia recessiva

Já na epistasia recessiva, o alelo atuante se manifesta apenas de forma dupla (ao contrário da epistasia dominante). Para entender melhor, veja o exemplo abaixo, onde é determinada a cor dos pelos do labrador.

Epistasia labrador

Os labradores podem apresentar pelos nas cores dourada (representada pelo alelo “d” em dose dupla — alelo epistático), preta (representado pelo alelo “B”) e marrom (representada pelo alelo “b”).

Quando dois genes ou mais influenciam uma característica?

Com isso, os labradores que têm alelo “B” e “D” obrigatoriamente terão pelo preto, já os cachorros que apresentam alelos “bb”, “Dd” e “DD” terão pelo marrom. O restante dos labradores que têm alelos “dd” serão obrigatoriamente dourados, seja qual for o alelo “B”.

Exercícios de epistasia

Veja agora exercícios sobre epistasia e confira como esse assunto pode ser cobrado na prova do Enem.

1. (FATEC/SP) Pares de genes, com segregação independente, podem agir, conjuntamente, na determinação de uma mesma característica fenotípica. Este fenômeno é conhecido como:

a) interação gênica.

b) epistasia.

c) herança quantitativa.

d) poligenia.

e) dominância completa.

Resolução

Alternativa correta letra “a”.

CADASTRE-SE E GARANTA O STOODI AGORA!

Acesse gratuitamente por 14 DIAS mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

2. (Vunesp 2004) Epistasia é o fenômeno em que um gene (chamado epistático) inibe a ação de outro que não é seu alelo (chamado hipostático). Em ratos, o alelo dominante B determina cor de pelo acinzentada, enquanto o genótipo homozigoto bb define a cor preta. Em outro cromossomo, um segundo lócus afeta uma etapa inicial na formação dos pigmentos dos pelos. O alelo dominante A nesse lócus possibilita o desenvolvimento normal da cor (como definido pelos genótipos B_ ou bb), mas o genótipo aa bloqueia toda a produção de pigmentos e o rato torna-se albino. Considerando os descendentes do cruzamento de dois ratos, ambos com genótipo AaBb, os filhotes de cor preta poderão apresentar genótipos:

a) Aabb e AAbb.

b) Aabb e aabb.

c) AAbb e aabb.

d) AABB e Aabb.

e) aaBB, AaBB e aabb.

Resolução

Alternativa correta letra “a”.

3. (UEM 2016) Considere o cruzamento de parentais duplo heterozigotos para os genes A e B localizados em cromossomos diferentes, e assinale o que for correto:

01) Se a proporção fenotípica em F1 for de 9 : 3 : 3 : 1 para uma única característica, temos um caso de interação gênica.

02) Se a proporção fenotípica em F1 for de 9 : 3 : 3 : 1 para duas características, temos um caso de segregação independente.

04) Se a proporção fenotípica em F1 for de 9 : 3 : 4 para uma única característica, temos um caso de epistasia recessiva.

08) Se a proporção fenotípica em F1 for de 1: 4 : 6 : 4 : 1 para uma única característica, temos um caso de herança poligênica.

16) Se a proporção fenotípica em F1 for de 13 : 3 para uma única característica, temos um caso de pleiotropia.

Resolução

Apenas a sentença 16 é falsa, já que na pleiotropia um gene influencia duas ou mais características do indivíduo.

Após a leitura deste post, fica mais simples entender o que é epistasia, quais seus tipos e de que forma esse processo atua na inibição da manifestação de um outro gene. Cabe enfatizar ainda que, na matéria de Genética, há muitos termos parecidos e que podem causar confusão entre os alunos, por isso, é fundamental que você, antes de prosseguir com os exercícios, revise o significado de cada expressão.

O post sobre epistasia foi interessante para você? Conheça nosso plano de estudos e tenha acesso a centenas de outros conteúdos que também são cobrados nos exames. Com ele, você pode estudar de forma mais organizada e ainda montar um ótimo cronograma de estudos para o Enem!

Quando dois genes ou mais influenciam uma característica?

Que nome se dá ao fato de dois ou mais genes?

Na interação gênica, dois ou mais genes atuam para condicionar uma determinada característica. O tom de pele é determinado pela interação gênica.

Como os genes influenciam as características dos indivíduos?

Os alelos determinam a mesma característica, porém de maneiras diferentes. À constituição genética de um indivíduo, ou seja, ao conjunto de seus genes dá-se o nome de genótipo. O genótipo será responsável, portanto, por determinar as características mensuráveis de um indivíduo (fenótipo).

Quando uma característica é condicionada por 2 ou mais genes mais impede a expressão do gene do outro Esse processo é chamado de?

Interação gênica epistática Também chamada de epistasia. Ocorre quando uma característica é condicionada por dois ou mais genes, mas um dos alelos impede a expressão de outro. Neste caso, temos dois tipos de genes: o gene epistático, que exerce a ação inibitória e o gene hipostático, que sofre a inibição.

Quando o produto de um ou mais genes interagem e afetam uma ou mais características fenotípicas é chamado de?

Interação gênica é a denominação de um processo que ocorre quando dois ou mais genes interagem controlando apenas uma característica. Para que ocorra essa interação, não é necessário que os genes estejam localizados no mesmo cromossomo.