Quando cauterizar ferida no utero

A cauterização do colo do útero é um tratamento feito pelo ginecologista, indicado nos casos de feridas no útero provocadas por HPV, alterações hormonais ou infecções vaginais, por exemplo, assim como em casos de corrimento ou sangramento excessivo após o contato íntimo.

Geralmente, durante a cauterização do colo do útero, o ginecologista utiliza um aparelho para queimar as lesões no colo do útero, permitindo que novas células saudáveis se desenvolvam no local afetado.

A cauterização do colo uterino pode ser feita no consultório do ginecologista com anestesia local e, por isso, não dói, porém algumas mulheres podem sentir algum desconforto no momento em que o médico realiza a cauterização. Veja as principais causas de ferida no útero, que podem precisar de cauterização.

Quando é indicada

A cauterização do colo do útero é indicada para:

  • Sangramento vaginal ou corrimento excessivo após o contato íntimo;
  • Lesões no colo do útero causadas por infecção pelo HPV;
  • Ectrópio cervical, que surge devido ao crescimento de células glandulares na superfície do colo do útero;
  • Inflamação crônica do colo do útero;
  • Feridas no colo do útero causadas por infecções, como clamídia, sífilis, gonorreia e herpes

Além disso, a cauterização do colo do útero pode ser indicada no caso de feridas no útero causadas por alterações hormonais ou uso de anticoncepcionais, por exemplo.

Como é feita a cauterização

A cauterização do colo do útero é feita de forma semelhante ao papanicolau e, por isso, a mulher deve retirar a roupa abaixo da cintura e ficar deitada na maca do ginecologista, com as pernas ligeiramente afastadas, para permitir a introdução de um objeto que mantém o canal vaginal aberto e que é chamado de espéculo.

Depois, o ginecologista coloca anestesia no colo do útero, para evitar que a mulher sinta dor durante o procedimento, e insere um aparelho mais comprido para queimar as lesões do colo do útero, o que pode demorar entre 10 a 15 minutos.

Como é a recuperação após a cauterização

Após a cauterização a mulher pode voltar a casa sem precisar ficar internada, no entanto, não deve conduzir devido aos efeitos da anestesia, sendo, por isso, recomendado que seja acompanhada por um familiar.

Além disso, durante a recuperação da cauterização do colo uterino é importante saber que:

  • Podem surgir câimbras abdominais nas primeiras 2 horas após o procedimento;
  • Podem acontecer pequenos sangramentos até 6 semanas após a cauterização;
  • Deve-se evitar contato íntimo, utilizar tampões ou duche vaginal até que os sangramentos desapareçam;
  • Não realizar esportes ou atividades físicas intensas até que os sangramentos desapareçam.

Nos casos em que a mulher apresenta muitas câimbras abdominais após a cauterização, o médico pode receitar analgésicos, como o paracetamol ou ibuprofeno, para ajudar a aliviar a dor.

Quando ir ao médico

É recomendado ir ao pronto-socorro quando surge:

  • Febre acima de 38ºC;
  • Corrimento com cheiro fétido;
  • Aumento do sangramento;
  • Cansaço excessivo;
  • Vermelhidão na região genital.

Estes sintomas podem indicar o desenvolvimento de uma infecção ou hemorragia e, por isso, deve-se ir imediatamente ao hospital para iniciar o tratamento adequado e evitar o desenvolvimento de complicações graves.

Quando é necessário cauterizar o útero?

A cauterização do colo do útero está indicada quando há a lesão intraepitelial de baixo grau. Já a lesão de alto grau deve ser tratada com um procedimento chamado conização do útero ou cirurgia de alta frequência, e requer anestesia.

O que acontece se não cauterizar ferida no útero?

Essa ectopia é normal e não precisa ser tratada ou cauterizada. Ela não aumenta o risco de infecção pelo HPV ou de câncer de colo do útero. A cauterização não impede o aparecimento destas doenças.

O que acontece depois da cauterização do colo do útero?

Sangramentos breves podem acontecer até seis semanas depois da cauterização, bem como câimbras abdominais nas duas primeiras horas após a cauterização. Também é recomendável o uso de absorventes até que cessem todos os sangramentos vaginais.

O que a ferida no útero pode causar?

A presença de ferida no colo do útero nem sempre provoca sintomas, no entanto em alguns casos pode haver corrimento vaginal, cólica e sangramentos, sendo importante que o ginecologista seja consultado para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado, que normalmente envolve o uso de remédios, ...