Qual o método de separação de mistura pode ser utilizado em líquidos imiscíveis não se misturam?

Licenciatura Plena em Química (Universidade de Cruz Alta, 2004)
Mestrado em Química Inorgânica (Universidade Federal de Santa Maria, 2007)

Ouça este artigo:

Na natureza, raramente encontramos substâncias em seu estado puro. Em função disso, é necessária a utilização de métodos de separação se quisermos obter uma determinada substância. Alguns dos métodos empregados laboratorialmente ou industrialmente possuem grande equivalência com aqueles em nosso dia-a-dia.

Para a separação dos componentes de uma mistura, ou seja, para a obtenção separada de cada uma das suas substâncias puras que deram origem à mistura, utilizamos um conjunto de processos físicos denominados fracionamento de misturas. Esses processos não alteram a composição das substâncias que formam uma dada mistura, uma vez que toda mistura trata-se de um fenômeno físico.

A escolha dos melhores métodos para a separação de misturas exige um conhecimento anterior de algumas das propriedades das substâncias inicialmente presentes. Assim, por exemplo, se tivermos uma mistura de açúcar e areia, devemos levar em conta que o açúcar se dissolve na água, enquanto a areia não se dissolve.

Muitas vezes, dependendo da complexidade da mistura que se deseja isolar os componentes, é necessário a utilização de vários processos diferentes, numa seqüência que deve se basear nas propriedades das substâncias presentes na mistura.

Sistema constituído por LÍQUIDO – LÍQUIDO

Decantação: separam-se líquidos imiscíveis, que apresentam por essa razão densidades diferentes; sistema no qual o líquido mais denso acumula-se na parte inferior do recipiente. Em laboratório, pode-se utilizar o funil de bromo, também conhecido como funil de decantação, ou ainda, funil de separação. Num sistema formado por água e óleo, por exemplo, a água, por ser mais densa, localiza-se na parte inferior do funil e é escoada abrindo-se a torneira de modo controlado. A decantação pode ser feita de uma maneira mais rudimentar, utilizando-se um sifão (sifonação).

Sistema constituído por GÁS – SÓLIDO

Decantação: a mistura entre gás e sólido pode ser separada por um processo também conhecido por decantação, onde a mistura passa através de obstáculos, em forma de ziguezague, onde as partículas sólidas perdem velocidade e acabam se depositando. Esse processo é muito utilizado na indústria, onde é feito em equipamento denominado câmara de poeira ou chicanas.

Filtração: A simples filtração também presta-se muito bem na separação entre gases e sólidos, onde a mistura passa através de um filtro, no qual o sólido fica retido. Esse processo é muito utilizado nas indústrias, principalmente para evitar o lançamento de partículas sólidas na atmosfera. A filtração é também usada cotidianamente nos aspiradores de pó, onde o sólido é retido (poeira) à medida que o ar é aspirado.

Referências:
SARDELLA, Antônio; MATEUS, Edegar; Curso de Química: química geral, Ed. Ática, São Paulo/SP – 1995.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/quimica/separacao-de-misturas-liquido-liquido-e-gas-solido/

A presente prática tem por finalidade demonstrar propriedades de misturas heterogêneas (misturas que apresentam duas ou mais fases e os componentes da mistura são perceptíveis). O professor pode ainda introduzir o conceito de solubilidade de substâncias, destaque o aspecto do corante se dissolvendo em líquidos.

Material

Óleo vegetal

Álcool

Água

2 variedades de corante alimentício

1 proveta (frasco cilíndrico alto)

Observação: a proveta pode ser substituída por um frasco com formato parecido.

Procedimentos

Vá adicionando ao recipiente quantidades pequenas e iguais de cada um dos líquidos, utilize a seguinte ordem:

1. Água contendo gotas de corante
2. Óleo vegetal
3. Álcool contendo gotas de corante

Nota: A ordem de adição dos líquidos é importante para que estes não se misturem. Os corantes de cores diferentes acrescentados à água e álcool têm a finalidade de diferenciar estes líquidos um do outro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Resultados

Ao final do experimento, o recipiente conterá os diferentes líquidos separados em camadas, como na imagem a seguir:

Qual o método de separação de mistura pode ser utilizado em líquidos imiscíveis não se misturam?

Repare que nenhum dos líquidos se misturou. Líquidos que não se misturam entre si são chamados de imiscíveis. Mas esperem, o álcool não é miscível com a água? Sim, por que então eles não se misturaram dentro do recipiente? O álcool não se mistura com a água porque a camada de óleo separa os dois líquidos.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Qual o método de separação de mistura que pode ser utilizado em líquidos imiscíveis?

Decantação: separa líquidos imiscíveis com a utilização de um funil de decantação. Após a decantação, abre-se a torneira, deixando passar o líquido mais denso. Catação: separação manual dos sólidos com diferentes tamanhos de partículas.

Como separar dois líquidos que não se misturam?

Filtração: método utilizado para separar sólidos e líquidos que não se misturam utilizando um filtro. Exemplo: Na preparação de café, utilizamos o filtro para separar o pó do café da bebida em questão.

Qual método você usaria para separar dois líquidos imiscíveis que não se misturam como por exemplo água é óleo?

Decantação é o método utilizado para separar os componentes de misturas de líquidos imiscíveis (líquidos que não se dissolvem). Um exemplo disto é a mistura de água e óleo. A decantação é feita por meio de um aparelho específico: o funil de decantação ou funil de bromo.

Qual o nome do método laboratorial utilizado para separar líquidos imiscíveis líquidos que não se misturam ou um sólido precipitado em um líquido suspensão )?

O método da destilação permite a separação de líquidos imiscíveis (que não se misturam) ou de um sólido precipitado em um líquido.