Qual o impacto da cultura organizacional nos resultados das empresas?

Ir para o conteúdo

  • Home
  • Soluções
    • Desempenho e Desenvolvimento
    • Planejamento Estratégico de Pessoas
    • Remuneração
    • Educação Corporativa
    • Dossiê Profissional
    • Pesquisa de Clima
  • Sobre a SER
  • Conteúdos
  • Blog
    • Cases
  • Contato
    • Carreiras
  • Idioma
    • Português (BR)
    • Português (PT)
    • English
    • Español
  • Fale com especialista

Cultura Organizacional: o que é e como impacta a sua empresa

O conceito de Cultura Organizacional vem ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo. Isso ocorre devido à grande influência que tal dimensão possui dentro das organizações.

Quanto mais se estuda a dinâmica ocupacional, mais se descobrem fatores implícitos que podem determinar o desempenho de equipes e o resultado da empresa como um todo.

Mas o que significa realmente o conceito de Cultura Organizacional (CO) e como ele pode impactar uma empresa?

O que é Cultura Organizacional?

Como os estudos na área são muito amplos, separamos três diferentes visões de autores importantes no meio organizacional para que você conheça de maneira mais completa esse conceito.

1ª “É o jeito que nós fazemos as coisas por aqui.”

Essa frase foi tirada de depoimentos de gestores em uma pesquisa dos teóricos Deal e Kennedy. Embora pareça simples demais, expressa de forma objetiva e resumida o que é a cultura organizacional sob um olhar de quem vive a prática do dia a dia. Tal afirmativa pode ser traduzida como a maneira pela qual as coisas são feitas dentro de uma empresa.

2ª “Conjunto de hábitos e crenças compartilhados na organização.”

Essa forma de olhar para a Cultura Organizacional, de Idalberto Chiavenato, inclui o papel do conteúdo que é compartilhado entre pessoas de uma mesma empresa. Esse conteúdo é estabelecido através de valores, regras, atitudes e expectativas, sendo transmitido de forma consciente e inconsciente.

3ª “A cultura é modelada com a sinergia de práticas.”

Trazendo uma visão mais atual da CO, essa frase serve como resposta para um questionamento comum no meio organizacional, que é: por que algumas características são internalizadas na cultura e outras não?

Essa questão encontra resposta na palavra sinergia, a qual pode servir como uma justificativa do fato de cada empresa ter sua cultura, pois consiste no comum acordo entre seus membros e na continuidade de pensamentos e práticas ao longo do tempo. Tal ponto é considerado crucial para definir uma cultura organizacional.

Como ela impacta a empresa?

Toda nova estratégia que a empresa adotar influenciará e será influenciada pela cultura organizacional. Logo, podemos mensurar a importância desse aspecto ao pensarmos na quantidade e variedade de ações que constituem a rotina de uma empresa, levando em conta que toda e qualquer ação é impactada pela CO.

O impacto incide tanto nas pessoas quanto nos negócios, já que a visão atual do sistema organizacional nos permite compreender que as duas faces representam uma coisa só e precisam ser trabalhadas juntamente.

Por isso, a CO influencia nos processos de Recrutamento e Seleção, de Comunicação Interna e Externa, em Planos e Carreiras, Qualidade no Trabalho, Relacionamento com Parceiros, etc.

Um exemplo desse impacto pode ser visto muitas vezes na dificuldade que algumas organizações enfrentam quando necessitam modernizar sistemas e procedimentos. O grau de resistência dos colaboradores em relação a essa mudança varia de acordo com a cultura interna da empresa.

Percebeu como a Cultura Organizacional pode gerar impacto na sua empresa? Baixe agora o nosso e-book com tudo que você precisa saber sobre CO!

Compartilhar este Artigo

Posts Relacionados

Como business e team engagement coach, tenho tido a oportunidade de trabalhar com empresas dos mais variadíssimos sectores e algo que têm em comum é o facto de (ainda) não se perceber a importância do ambiente de trabalho e da cultura organizacional na empresa. Não me interpretem mal, cada vez mais se fala de engagement e do impacto da motivação dos trabalhadores nos resultados da empresa, mas continua a abordar-se a questão numa óptica de formação pura, como se bastasse falar ou discutir um problema, como se ditar truques funcionasse para mudar a postura de alguém que não percebe porque se há de esforçar mais e resolvesse as questões de fundo que o causam… E é aqui que se começa a perder a importância dos recursos humanos na empresa. Perde-se tanto tempo e energia a programar formações e a negociar budgets, que facilmente se negligencia aquele que é o valoroso propósito dos recursos humanos: cumprir a missão e assegurar que toda a equipa está activamente a contribuir para atingir a visão da empresa.

Quando aliamos o pensamento que Peter Drucker nos trouxe com “as pessoas determinam a capacidade de performance de uma organização. Nenhuma organização pode fazer melhor do que as pessoas que tem” às estatísticas da GALLUP que nos dizem que apenas 16% da massa trabalhadora está realmente envolvida e activamente comprometida com a empresa em que trabalham, não podemos deixar de reflectir sobre os resultados actuais das nossas empresas e o enorme potencial que existe para esses mesmos recursos. De acordo com o mesmo estudo, 34% dos colaboradores activamente descomprometidos bem podia ser deitado directamente no lixo, na medida em que estes trabalhadores se tornam tóxicos para a empresa. Quantos de vocês conhecem alguém que “não faz nem deixa fazer”?

Abordemos ainda a questão de que um estudo da Deloitte referiu que quando analisados os dados para um intervalo de 10 anos, as empresas com alma apresentavam um nível de engagement e retenção mais elevado que as empresas que não tinham missão e propósito definido e partilhado, um melhor serviço ao cliente e uma maior rentabilidade de longo prazo, na medida em que obtiveram um retorno médio de 1026%!

Sabendo estes dados, termino desafiando-vos a responderem às seguintes questões:

Porque é que lancei este projecto ou entrei para esta empresa? Estou onde imaginei estar passado este tempo? Estou contente com a minha equipa? Gosto do ambiente da minha empresa? Sei onde vou estar daqui a 5 anos e tenho a equipa certa para lá chegar?

Qual o impacto da cultura organizacional nos resultados das empresas?

Tendo tido um contacto inicial com a ActionCOACH como cliente, a Coach Teresa Teles rapidamente percebeu a mais valia na forma como o sistema está criado, observando o crescimento rápido dos resultados das empresas que trabalham com um coach. Imediatamente percebeu que os seus objectivos passavam por fazer parte desta equipa levando outros empresários a crescer e a ganhar tempo para si.

Focada em obter os melhores resultados, acredita que o sucesso só depende da determinação e estará sempre ao seu lado ajudando a manter o foco e a encontrar as estratégias para atingir o seu sonho. ()

Qual e o impacto da cultura organizacional?

Além das expectativas futuras da organização. Dessa forma, a cultura organizacional afeta a produtividade e o desempenho de toda a organização. Ela fornece orientações sobre atendimento e serviço ao cliente, qualidade e segurança do produto, pontualidade e, até mesmo, preocupação com o meio ambiente.

Como a cultura organizacional interfere nos resultados da empresa?

A Cultura Organizacional é fundamental para a corporação. Ela traz valores, uma missão, intenções e ideias básicas para orientar as ações de trabalho. É um elemento muito importante para motivar, criar um bom clima na empresa e orientar os colaboradores na realização de boas atitudes.

Qual o impacto da cultura organizacional na estratégia empresarial?

A cultura organizacional ajuda a atingir metas Somente com colaboradores engajados, que se identifiquem com a cultura da empresa, é possível definir com precisão e alcançar com objetividade as metas delimitadas para o seu negócio.

Qual e a importância da cultura organizacional para as empresas?

Uma cultura organizacional eficiente transforma o ambiente de uma empresa, trazendo mais objetividade, produtividade e sintonia entre todos os envolvidos.