Qual é o pigmento de cor verde responsável pela absorção de luz durante a realização da fotossíntese?

If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se você está atrás de um filtro da Web, certifique-se que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

A clorofila é um pigmento verde encontrado nos cloroplastos (organelas celulares de plantas e algas). Estão presentes nas folhas e outras partes que ficam expostas ao sol, sendo responsáveis pela absorção da luz solar no processo da fotossíntese. Também estão presentes nas cianobactérias e em organismos protistas (dinoflagelados, algas vermelhas) que são autótrofos.

Para que Serve a Clorofila?

A clorofila faz a absorção da energia luminosa, durante a fase clara da fotossíntese, que será transformada em energia química, sendo usada na produção dos carboidratos resultantes do processo.

Como é feita a absorção da luz?

As clorofilas a e b são substâncias que absorvem os comprimentos de onda correspondentes ao seu espectro de absorção e refletem os comprimentos de onda da sua cor, o verde. Desse modo, um pimentão verde absorve todos os comprimentos de onda do espectro visível exceto o verde, o qual reflete. Já o pimentão vermelho, absorve todos os comprimentos menos o vermelho que ele reflete.

Qual é o pigmento de cor verde responsável pela absorção de luz durante a realização da fotossíntese?
Espectro Eletromagnético

Vale lembrar que o espectro de luz visível compreende os comprimentos de onda desde 400 nm até 760 nm, composto pelas cores violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho que são decompostas ao atravessar um prisma. As clorofilas a e b absorvem melhor as faixas que vão do violeta ao azul ( entre os 400 e 500 nm) e do vermelho (por volta de 700 nm).

Leia Também Espectro Eletromagnético.

Como é a Clorofila?

É uma molécula do grupo das porfirinas, assim como a hemoglobina (pigmento do sangue), composta por anéis que têm em sua composição carbono, hidrogênio e nitrogênio e o magnésio ao centro.Ligada a um dos anéis há uma cadeia de fitol (tipo de terpeno, com carbonos e hidrogênios).Existem 4 tipos: as clorofilasa e b nas plantas e em outros organismos existem as clorofilas c e d. A diferença entre as duas primeiras está na composição química, a clorofila a possui o radical CH3 no lugar do CHO presente na clorofila b.

Qual é o pigmento de cor verde responsável pela absorção de luz durante a realização da fotossíntese?
Molécula de Clorofila, com o radical R, que muda de acordo com o tipo a ou b

Onde é encontrada?

As moléculas de clorofila são produzidas pelos cloroplastos. Estão concentradas nas membranas dos tilacoides, que são estruturas lamelares localizadas no interior dos cloroplastos.

Se quiser saber mais sobre os cloroplastos, leia o artigo.

Outros Pigmentos Associados

Os carotenoides são pigmentos amarelos e alaranjados, localizados junto às clorofilas nos cloroplastos e em grande quantidade nos xantoplastos, conferindo cor às flores, frutos e outras partes das plantas. Possuem papel acessório na fotossíntese, pois eles absorvem comprimentos de onda diferentes daqueles captados pela clorofila e transferem energia para ela.

Carotenoides na alimentação

A zeaxantina (milho), o licopeno (tomate) são tipos de carotenoides; outro muito comum é o caroteno b, que é convertido em vitamina A durante o processo digestivo dos animais, sendo portanto essencial a ingestão de vegetais que o contenha. Exemplos de alimentos ricos em carotenoides são: mamão, manga, cenoura, milho, tomate, entre outros.

Qual e o pigmento responsável pela absorção de luz durante a realização da fotossíntese?

Os pigmentos podem ser definidos como qualquer tipo de substância capaz de absorver luz. A clorofila é o pigmento mais importante dos vegetais para a absorção da energia dos fótons durante a fotossíntese. Outros pigmentos também participam do processo, como os carotenoides e as ficobilinas.

Como e chamado o pigmento de cor verde responsável pela fotossíntese?

Nas folhas dos vegetais existem células com pequenas estruturas que são chamadas de cloroplastos. No interior dessas estruturas encontramos um pigmento chamado clorofila. Essa substância é capaz de absorver os comprimentos de onda azul, violeta e vermelho, bem como refletir a luz verde, dando à planta essa coloração.

Qual pigmento de cor verde e usado pelas plantas para absorção de energia luminosa?

A clorofila atua absorvendo a luz, principalmente nos comprimentos de onda azul, violeta e vermelho. Ela reflete a cor verde, por isso a coloração das folhas de alguns vegetais é verde. Existem alguns tipos de clorofilas: a clorofila A, clorofila B e clorofila C.

Que nome recebe o pigmento verde que absorve a luz do solo durante o processo da fotossíntese?

A clorofila é o pigmento mais importante no processo fotossintético das plantas, ela capta a radiação luminosa e transforma essa forma de energia em energia química. A energia luminosa utilizada para essa reação é provinda da luz solar e absorvida pela clorofila.