Qual é o perfil desejável para o profissional de administração do século XXI?

O profissional de sucesso não é mais aquele especializado em determinado assunto, atualmente é preciso ter uma visão globalizada para atender a um consumidor exigente

Com a globalização econômica, a prioridade na área empresarial passou a ser a competitividade e os administradores reduzem cada vez mais os cargos objetivando o máximo de autonomia com o mínimo de intervenção humana.

Como resposta a estas mudanças surge à necessidade de um novo perfil profissional, que estejam mais voltadas para os processos de interpretação, elaboração e transformação de informações.

O profissional de sucesso não é mais aquele especializado em determinado assunto, atualmente é preciso ter uma visão globalizada para atender a um consumidor exigente.

Para atender a este nova expectativa, o administrador deve desenvolver algumas habilidades, assim como segue:

Habilidades Técnicas - são as habilidades ligadas à execução do trabalho, e ao domínio do conhecimento específico para executar seu trabalho operacional.

Habilidades Humanas - são as habilidades necessárias para um bom relacionamento. Administradores com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipes e atuam de maneira eficiente e eficaz como líderes. São imprescindíveis para o bom exercício da liderança organizacional.

Habilidades Conceituais - São essas habilidades que possibilitam a visão da organização como um todo, influenciando diretamente no direcionamento e no gerenciamento da empresa.

Algumas características são consideradas fundamentais ao bom Administrador moderno, por exemplo,capacidade de identificar prioridades, de operacionalizar ideias; saber delegar funções; habilidade para identificar oportunidades; liderança;disposição para correr riscos, domínio de métodos e técnicas de trabalho;

Devemos entender que atualmente, o administrador, além de ter uma boa formação profissional, necessita possuir “um lado humano” bem desenvolvido e compreender que o maior patrimônio da empresa é o colaborador, acreditando e investindo nas pessoas, pois o conhecimento, a tecnologia e as informações estão disponíveis a todos, porém o capital intelectual somente o ser humano possui.

Qual o perfil ideal do profissional do século XXI?

Portanto, o perfil do profissional do século XXI deve possuir múltiplas características, entre elas, empreendedorismo, relacionamento interpessoal, pró-atividade, liderança, comunicação, assertividade, criatividade e cultura, mas não se trata de buscar profissionais supra-humanos, sendo que essa condição “hiper-laboral ...

Qual o perfil do administrador na atualidade?

Desta forma o perfil do administrador na atualidade baseia-se num profissional especializado, proativo, decidido e disposto a novos desafios, competitivo, responsável, pois o sucesso da empresa depende da forma como gerencia os negócios, a produção, vendas e a área financeira no momento atual.

Quais as competências necessárias para um administrador do século XXI?

Competências indispensáveis para o profissional deste tempo:.
Conhecimento tecnológico e de novas tendências. ... .
Aprendizado contínuo. ... .
Relacionamento interpessoal. ... .
Visão Global. ... .
Automotivação. ... .
Equilíbrio emocional. ... .
Inovação..

Quais são as habilidades do profissional no século 21?

Para o gerente do Sebrae, entre as habilidades exigidas dos estudantes do século 21 estão a flexibilidade, criatividade e a capacidade de trabalhar em equipe. “Também podemos citar a capacidade de se conectar e interagir com os outros, ou seja, empatia, além da comunicação, pensamento crítico e liderança.