Qual e o nome do paralelo que divide a Terra em Hemisfério Norte e sul?

Qual e o nome do paralelo que divide a Terra em Hemisfério Norte e sul?

Qual é o nome da linha que divide a Terra em hemisfério oriental e ocidental?

Meridiano de Greenwich O Meridiano de Greenwich – também chamado de Meridiano Principal – é uma linha imaginária que, por convenção, demarca a divisão das longitudes do globo terrestre, tendo ele o valor de 0º de longitude e, tecnicamente, não posicionado nem a leste nem a oeste.

Como se chama a linha que divide a Terra em dois hemisférios?

O paralelo principal, a linha do equador, foi traçado a igual distância dos pólos e divide a Terra horizontalmente em duas partes iguais: o hemisfério Norte, também chamado setentrional ou boreal, e o hemisfério Sul, também chamado meridional ou austral.

Qual é o lado oriental e ocidental?

O hemisfério ocidental fica a oeste da longitude 0° e a leste da longitude 180°. Ele inclui as Américas do Norte, Central e do Sul, além de partes da Europa, da África e da Oceania. ... O hemisfério oriental fica a leste da longitude 0° e a oeste da longitude 180°.

Qual paralelo que divide a Terra em hemisfério Norte e sul?

Linha do Equador O maior e mais importante desses paralelos é a Linha do Equador por dividir o planeta em hemisfério norte (também chamado de Boreal e Setentrional) e hemisfério sul (chamado também de Austral e Meridional).

Qual é o paralelo que corta o Brasil?

O território brasileiro é atravessado por dois paralelos de referência: o Equador, na latitude de 0o e o trópico de Capricórnio, na latitude de 23,5o S.

Qual é o principal paralelo que divide a terra em duas partes iguais?

linha do Equador Essas linhas são denominadas ​paralelos e meridianos. Os​ paralelos​ são linhas imaginárias horizontais que circundam o planeta. O principal é a linha do Equador, que divide a Terra em duas partes iguais chamadas hemisférios: o Hemisfério Norte e o Hemisfério Sul.

Quais são os 2 hemisférios?

Meridiano de ​Greenwich ou ​Principal e seu antemeridiano dividem verticalmente a Terra em dois hemisférios: ​Ocidental (Oeste) e Oriental​ (Leste).

Quais os nomes das linhas imaginárias que dividem os quatros hemisférios?

Hemisfério (geografia)

  • Divisão norte-sul: é feita pela linha do equador. ...
  • Divisão leste-oeste: é feita pelo meridiano de Greenwich com o meridiano de 180° (antimeridiano de Greenwich).

Qual é a parte oriental e ocidental?

Geograficamente, o Meridiano de Greenwich, a Linha do Equador de pé, divide o mundo em Oriente (também chamado de Leste) e Ocidente (tcd Oeste). Mas quando falamos Oriente, assim, com mais pompa, ecos, negritos e itálicos, não estamos nos referindo apenas à divisão geográfica, mas também a religião, valores e cultura.

Quando o Muro de Berlim caiu qual lado o povo correu?

O Muro de Berlim não impediu que as pessoas fugissem do leste para o oeste. Cerca de 5 mil pessoas conseguiram passar para o lado capitalista e ao menos 136 morreram tentando.

Equador No caso da Terra representada nos mapas, o Equador é o principal paralelo. Ele também divide o globo em dois hemisférios. O principal paralelo é a Linha do Equador, que possui 0º de latitude. Já o principal meridiano é o de Greenwich, que possui 0º de longitude. Podemos afirmar que o Principal Paralelo trata-se da Linha do Equador, que divide nosso planeta exatamente pela metade na posição horizontal, servindo como base para os outros paralelos (linhas e trópicos) existentes. ... Meridianos são exatamente linhas horizontais. O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha. Círculo polar ártico terrestre O Círculo Polar Ártico (AO 1945: Círculo Polar Árctico) terrestre corresponde ao paralelo da latitude 66º 33' 44" (ou 66.5622°) Norte. O território brasileiro é atravessado por dois paralelos de referência: o Equador, na latitude de 0o e o trópico de Capricórnio, na latitude de 23,5o S. Além da Linha do Equador, os principais paralelos são:

  • Trópico de Câncer (latitude de 23º27'N);
  • Trópico de Capricórnio (latitude de 23º27'S);
  • Círculo Polar Ártico (latitude de 66º33'N);
  • Círculo Polar Antártico (latitude de 66º33'S).
Os meridianos são as linhas verticais imaginárias que formam semicircunferências no globo, os quais ligam os polos norte e sul e auxiliam na medição da longitude. Dentre os meridianos, o meridiano de grau zero é o mais importante, denominado de Meridiano de Greenwich. O maior e mais importante desses paralelos é a Linha do Equador por dividir o planeta em hemisfério norte (também chamado de Boreal e Setentrional) e hemisfério sul (chamado também de Austral e Meridional). Os meridianos são as linhas imaginárias dispostas verticalmente sobre o globo terrestre, formando semicírculos, ou seja, curvas que representam a metade de um círculo. O Paralelo Central. O Mais importante paralelo é A Linha do Equador, que divide o planeta em hemisférios Norte e Sul. São 5 paralelos importantes que dividem a Terra em zonas térmicas ou climáticas esses paralelos são: Circulo Polar Ártico, Trópico de Câncer, Equador, o Trópico de Capricórnio e o Circulo Polar Antártico !! Além do Equador existem outros paralelos com nomes especiais, os quais são: o círculo polar ártico (HN) e o antártico (HS), trópico de câncer (HN) e o trópico de capricórnio (HS). Há outros quatro paralelos que recebem nomes especiais: O Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, ao Norte; o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico, ao Sul. O território brasileiro é atravessado por dois paralelos de referência: o Equador, na latitude de 0o e o trópico de Capricórnio, na latitude de 23,5o S. O território do Brasil é cortado pelo Trópico de Capricórnio e pela Linha do Equador. Quanto mais próximo à Linha do Equador, maior será a incidência solar naquele local. Logo, os estados brasileiros que estão próximos a este paralelo, no caso o Norte e Nordeste, são mais quentes e de clima tropical. 180 paralelos, 90 paralelos norte e 90 paralelos sul. Além da Linha do Equador, os principais paralelos são:
  • Trópico de Câncer (latitude de 23º27'N);
  • Trópico de Capricórnio (latitude de 23º27'S);
  • Círculo Polar Ártico (latitude de 66º33'N);
  • Círculo Polar Antártico (latitude de 66º33'S).
O meridiano de Greenwich divide a Terra em dois hemisférios: o ocidental e o oriental" (Moreira, Igor, 2002, p. 436). Podemos traçar 360 meridianos, sendo 180 para cada lado do Planeta (Oeste e Leste). Dois meridianos se destacam nesse conjunto. Note que os meridianos são muito importantes para medir os fusos horários. Isso porque eles determinam os múltiplos de 15° (equivalente a 1 hora), sendo divididos em 24 eixos (12 a leste e 12 a oeste). Juntos, eles constituem o total de 360° da circunferência terrestre.

cc silva

Há mais de um mês

Linha do Equador
Linha do Equador

Shikamaru

Há mais de um mês

Felipe Lima

Há mais de um mês

A famosa linha do equador

Essa pergunta já foi respondida!

Paralelos e meridianos são linhas muito importantes para facilitar a nossa localização. Conheça-os!

A fim de facilitar os estudos sobre a Terra, os cientistas a dividiu em linhas imaginárias que a cortam nas posições vertical e horizontal. Essas linhas são chamadas de paralelos e meridianos.


Os paralelos sempre na horizontal e os meridianos sempre na vertical.

Os paralelos são linhas que passam paralelamente à Linha do Equador, que “corta” a Terra ao meio, ocasionando a divisão entre os hemisférios norte e sul. Os paralelos mais conhecidos são o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.

Os paralelos mais conhecidos.

Os meridianos são linhas traçadas verticalmente com relação à Linha do Equador. O meridiano mais conhecido é o Meridiano de Greenwich.

O único meridiano a receber um nome é o de Greenwich.

Os paralelos vão dar origem àquilo que chamamos de latitudes. Já os meridianos vão dar origem àquilo que chamamos de longitudes.

Juntas, as latitudes e longitudes formam as coordenadas geográficas. A partir das coordenadas geográficas é possível localizar qualquer ponto existente na Terra, o que é muito útil para viajantes, marinheiros, e para quem gosta de saber exatamente onde está.

Os paralelos e meridianos são linhas imaginárias traçadas para definir cartograficamente os diferentes pontos da Terra. A principal função dessas linhas é estabelecer as latitudes e as longitudes para assim precisar as coordenadas geográficas dos diferentes lugares do planeta. Trata-se, portanto, de círculos ou semicírculos que circundam a Terra nos sentidos norte-sul e leste-oeste.

Os paralelos são os eixos que circundam imaginariamente o planeta no sentido horizontal. A partir deles, são medidas, em graus, as latitudes, que variam de -90º a 0º para o sul e de 0º a 90º para o norte.

Existem alguns paralelos “especiais”, como é o caso da Linha do Equador. Essa linha imaginária possui o mérito de possuir uma igual distância em relação aos dois polos do planeta. Desse modo, tudo que está acima dela representa o hemisfério norte, também chamado de boreal ou setentrional, e tudo o que está abaixo representa o hemisfério sul, também chamado de austral ou meridional. O Equador também é importante por ser a zona da Terra que mais recebe os raios solares no sentido perpendicular, quando eles são mais fortes.

Existem outros importantes paralelos: os trópicos. O Trópico de Câncer, localizado ao norte na latitude de 23º27 (23 graus e 27 minutos), é a linha que indica o limite máximo em que os raios solares incidem verticalmente sobre a Terra durante os solstícios. O Trópico de Capricórnio, por sua vez, possui a mesma função em relação ao hemisfério sul, com latitude de -23º27'.

Além desses exemplos, também merecem destaque os círculos polares. Ao norte, o círculo polar ártico, com latitude de 66º33', assinala o limite da zona de iluminação solar sobre as regiões polares durante os solstícios. O mesmo acontece com o círculo polar antártico em relação ao sul, apresentando, dessa forma, uma latitude inversa de -66º33'.

Quando os solstícios acontecem, iluminando o hemisfério norte, tem-se o chamado “longo dia” nas zonas localizadas acima do círculo polar ártico, não havendo noite e deixando as regiões ao sul do círculo polar antártico em um longo período de escuridão. Seis meses depois, o processo inverte-se e é o polo sul quem se ilumina e o polo norte quem fica no escuro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Observe o esquema a seguir e note a importância dos paralelos mencionados para medir a precisão dos solstícios conforme o nível de inclinação dos raios solares.


Esquema dos paralelos da Terra durante o solstício

Os meridianos representam as linhas imaginárias traçadas verticalmente sobre o globo terrestre. Nesse sentido, ao contrário do que acontece com a Linha do Equador, não existe uma zona de iluminação mais acentuada, não havendo, portanto, um “centro” da Terra. Eles são utilizados para medir as longitudes, que variam de -180º a 0º a oeste e de 0º a 180º a leste.

No final do século XIX, por convenção, foi criado o Meridiano de Greenwich, com longitude de 0º. Esse meridiano divide a Terra no sentido vertical, originando, dessa forma, o hemisfério leste ou oriental, com longitudes positivas, e o hemisfério oeste ou ocidental, com longitudes negativas.

O Meridiano de Greenwich “corta” a cidade de Londres ao meio, representando, de certa forma, a visão de mundo na época de seu estabelecimento, nitidamente eurocêntrica, ou seja, com a Europa colocada no cerne principal do mundo.

Acrescenta-se a isso a função dos meridianos em relação aos fusos horários, igualmente contados a partir de Greenwich. Assim, dividiram-se 24 eixos (12 a leste e 12 a oeste), em que cada um representa a alteração de uma hora em relação ao meridiano mencionado, com horários somados quando se desloca para o leste e diminuídos quando se desloca para o oeste. 

Por Rodolfo Alves Pena
Mestre em Geografia

Qual e o nome do paralelo que divide a Terra em hemisfério Norte e sul?

O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha. O ponto em que um paralelo cruza com um meridiano é chamado de COORDENADA GEOGRÁFICA.

Qual e o nome do principal paralelo?

O principal paralelo é o equador que divide a Terra em dois hemisférios: norte e sul. Há outros quatro paralelos que recebem nomes especiais: o trópico de Câncer e o círculo polar Ártico, o trópico de Capricórnio e o círculo polar Antártico.

Quais são os paralelos que dividem a Terra?

Além da Linha do Equador, os principais paralelos são:.
Trópico de Câncer (latitude de 23º27'N);.
Trópico de Capricórnio (latitude de 23º27'S);.
Círculo Polar Ártico (latitude de 66º33'N);.
Círculo Polar Antártico (latitude de 66º33'S)..

Quais são os paralelos localizados no Hemisfério Sul?

Os principais paralelos são os trópicos e os círculos: Trópico de Câncer, no hemisfério norte e, Trópico de Capricórnio, no hemisfério sul; Circulo Polar Ártico, no hemisfério norte, e Círculo Polar Antártico, no hemisfério sul.