Qual é o maior responsável pelo aquecimento desigual do ar na atmosfera?

Qual é o maior responsável pelo aquecimento desigual do ar na atmosfera?

Sol: indispensável para a vida na Terra

Para o desenvolvimento da vida no planeta Terra é necessário luz e calor e o responsável por fornecê-los é o Sol. O calor emitido por essa estrela é fundamental para os seres vivos. De toda luz emitida, somente 51% atinge a litosfera, os 49% restante ficam aderidos na atmosfera.

O calor e a luminosidade proveniente dos raios vindos do Sol que alcançam a litosfera terrestre são chamados de insolação.

A quantidade de insolação varia de acordo com a posição geográfica, uma vez que a Terra possui forma esférica que determina o ângulo de incidência dos raios solares. Quanto mais se afasta da linha do equador menor é a insolação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual é o maior responsável pelo aquecimento desigual do ar na atmosfera?

Em áreas próximas à linha do Equador, os raios atingem a superfície da Terra formando um anglo de 90º, por outro lado, nas regiões dos polos os raios incidem de forma inclinada, assim recebe pouco calor e luminosidade.

À medida que os raios solares incidem na superfície terrestre as massas continentais e oceanos concentram e liberam uma parcela de energia recebida. Essa energia refletida aquece a atmosfera, como se fosse uma estufa, denominada de irradiação.

Qual é o maior responsável pelo aquecimento desigual do ar na atmosfera?

Se não houvesse esse fenômeno, a Terra teria uma temperatura muito fria.

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Aquecimento terrestre"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/aquecimento-terrestre.htm. Acesso em 31 de agosto de 2022.

De estudante para estudante


Mande sua pergunta

Atualidades


O que é responsável pelo aquecimento da Terra de forma desigual?

O aquecimento terrestre, por meio do sol, é fundamental para a vida humana. Para o desenvolvimento da vida no planeta Terra é necessário luz e calor e o responsável por fornecê-los é o Sol.

Quem é o maior responsável pelo aquecimento do planeta?

Com isso, os países industrializados, como os Estados Unidos, o Japão, a China e a Rússia, são os maiores responsáveis pelo aquecimento global, muito embora as queimadas, sobretudo de florestas tropicais,++ contribuam para o desequilíbrio do clima na Terra.

O que causa o aquecimento do ar da atmosfera?

Essa emissão é provocada por atividades antrópicas, como queima de combustíveis fósseis, gases emitidos por escapamentos de carros, tratamento de dejetos, uso de fertilizantes, atividades agropecuárias e diversos outros processos industriais.

Quais são os principais responsáveis pelo aquecimento global?

Fenômenos responsáveis pelo aquecimento global.
Práticas humanas não sustentáveis. Os seres humanos, que serão diretamente prejudicados pelo aquecimento global, ironicamente são culpados pelo fenômeno. ... .
Desmatamento das áreas naturais. ... .
Emissão de gases-estufa. ... .
Poluição das águas..