Qual é a região da Terra em que a incidência da luz solar é quase a mesma ao longo do ano?

Qual é a região da Terra em que a incidência da luz solar é quase a mesma ao longo do ano?
A incidência dos raios solares

A Terra realiza diferentes movimentos, e esse processo é responsável pela alternância de radiação solar em um determinado ponto terrestre. A variação do recebimento de energia solar depende do movimento de rotação, movimento de translação e da latitude do lugar.

Para demonstrar aos alunos esse fenômeno, realize uma experiência que proporciona a confirmação das mudanças de luminosidade na superfície terrestre ao longo do ano.

Para isso, serão necessários os seguintes materiais:
- cabo de vassoura
- trena métrica

Finque o cabo de vassoura em um local da escola que receba luz solar ao meio-dia. Posteriormente, solicite a formação de duplas de alunos, onde cada integrante terá uma função. A cada semana, sempre ao meio-dia, cada dupla, utilizando a trena métrica, terá que medir a sombra gerada pelo cabo de vassoura. Enquanto um aluno mede, o outro anota as informações na caderneta. Esse acompanhamento terá que ser realizado no período de um semestre.

Durante as medições, esclareça aos estudantes de que o resultado dependerá do lugar em que eles se encontram sobre a superfície da Terra. No entanto, durante parte do ano e independentemente do lugar, a sombra da ponta do cabo de vassoura se deslocará para o norte, fato que se deve ao movimento de translação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em determinado dia, a sombra para e começa a voltar. Se sua cidade está no Hemisfério Sul, ou seja, abaixo da Linha do Equador, esse instante marca o Solstício de Verão. Quando ela para novamente e começa a retornar para o norte, é caracterizado o Solstício de Inverno. Quando a sombra passa pelo ponto médio entre os dois Solstícios, ocorrem os Equinócios, tanto o de primavera como o de outono, sendo que esse ciclo se repete todo ano.

É importante que o professor, durante a realização da experiência, esclareça qual o fenômeno responsável pelas alternâncias verificadas, a fim de que os alunos compreendam a dinâmica terrestre. As estações do ano também devem ser enfatizadas, ressaltando o responsável por esse processo - o movimento de translação.

Após o período estabelecido para as medições, realize um debate com os alunos abordando os dados coletados. Não se esqueça de destacar os meses nos quais ocorreram a maior e a menor incidência de luz solar no local utilizado para o acompanhamento.
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Qual é a região da Terra que recebe maior incidência da luz solar?

No mar, o ponto de maior incidência do Sol foi localizado no oceano Pacífico, ao sul do Havaí e a leste de Kiribati. Em terra, uma área do deserto do Saara no Níger, perto das ruínas de um forte colonial em Agadem, foi o lugar com menor cobertura de nuvens.

Qual zona do planeta recebe maiores incidências de raios solares ao longo do ano?

Zonas tropicais ou intertropicais: são áreas próximas à linha do Equador, onde os raios solares incidem na superfície de maneira perpendicular, ou seja, com grande intensidade. Nessas regiões as temperaturas são elevadas, sendo assim, são consideradas as mais quentes do planeta.

Onde ocorre a maior incidência dos raios solares?

No hemisfério de verão as alturas do Sol são maiores, os dias mais longos e há mais radiação solar. No hemisfério de inverno as alturas do Sol são menores, os dias mais curtos e há menos radiação solar. A quantidade total de radiação solar recebida depende não apenas da duração do dia como também da altura do Sol.