Qual é a especialidade do sistema esquelético?

Ouça este artigo:

Ortopedia é a especialidade médica que utiliza métodos clínicos, físicos e cirúrgicos para tratar, corrigir enfermidades, lesões e deformidades ósseas, dos músculos, dos tendões, articulações e ligamentos, e tudo o que relaciona-se ao aparelho locomotor, ao sistema esquelético e estruturas associadas.

Relação com outras áreas

A Ortopedia está diretamente relacionada à Traumatologia que é a especialidade médica que lida com as lesões corporais resultantes de traumatismos do aparelho músculo-esquelético, focando-se porém em lesões ósseas e tendinosas da coluna, bacia, e membros superiores e inferiores, sendo que outros tipos de traumas deverão ser atendidos pela especialidade à qual relacionam-se.

Outra área relacionada à Ortopedia que também nos chama a atenção é a área desportiva, pois o grande desenvolvimento de atividades físicas ocorrido no Brasil, vem acompanhado algumas vezes de lesões dos aparelhos locomotor e esquelético às pessoas praticantes de esportes e exercícios físicos. Os atletas em geral, hoje, já buscam o profissional da Medicina Esportiva para tratarem de restauração de funções de segmentos comprometidos, fazendo com que o médico ortopedista procure um maior conhecimento nesta área.

Atuação do ortopedista

O médico ortopedista atua em diversas áreas, e dependendo da sua formação ele poderá tratar de pacientes politraumatizados, realizar cirurgias, tratar de fraturas ósseas simples ou mais complicadas, orientar e tratar pacientes com problemas de postura, má formação óssea, coluna, enfim, especializando-se na área que melhor lhe convier.

A especialização hoje, inclusive é vista como um requisito importante no mercado de trabalho, e segundo dados da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), há aproximadamente dez mil ortopedistas atuando em todo o território nacional, e entre eles oito mil com o título concedido pela Sociedade.

Fontes
BVS Ministério da Saúde
Coordenação de Biblioteca/CGDI/SAA/SE
Revista Brasileira de Ortopedia (RBO) OUT/1993
Artigo: Medicina esportiva: noções básicas para o ortopedista
Autor: Carazzato,JG

Hospital Geral Portal de Notícias
Autor do artigo: Título é referencial para prática em Ortopedia
Autor: Morais, A.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/medicina/ortopedia/

ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA

A Ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças relacionadas aos elementos do aparelho locomotor, como ossos, músculos, ligamentos e articulações. A Traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho músculo-esquelético.

Outro importante campo de atuação da especialidade é na área do esporte, onde temos as lesões esportivas com características próprias de cada esporte em particular. As lesões decorrentes das atividades esportivas envolvendo o sistema músculo-esquelético de modo geral envolvem os músculos, tendões, cápsula e ligamentos articulares e os ossos nos mais diversos graus de comprometimento.

No Brasil as especialidades são unificadas, recebendo o nome de "Ortopedia e Traumatologia".

A SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia) é uma associação nacional de especialidade médica, unidade conveniada da Associação Médica Brasileira (AMB), responsável por congregar os especialistas em Ortopedia e Traumatologia. A SBOT promove e tem a responsabilidade na formação de especialistas, além de prover condições para atualização permanente, sob a forma de ensino, pesquisa e educação continuada.


Qual é a especialidade do sistema esquelético?

Cirurgia da Mão e do Punho

A mão representa um grande passo na evolução do homem. Sua refinada sensibilidade permitiu o desempenho de tarefas precisas e complexas.

Durante a Segunda Guerra Mundial percebeu-se a necessidade de um profissional que dominasse a anatomia do membro superior e conhecesse técnicas de Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular e Neurocirurgia para cuidar especificamente das mãos dos feridos. Motivada por essa necessidade, foi fundada a Sociedade Americana de Cirurgia da Mão em 1946. A Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão foi criada em 1959 e em 1983 a Cirurgia da Mão tornou-se especialidade médica no Brasil.

Com o avanço da medicina, os traumatismos na mão ganharam uma abordagem especializada. Esses tipos de lesões requerem conhecimento anatômico detalhado, técnica cirúrgica de alta precisão, uso de implantes resistentes, porém delicados, e esforços de orientação para reabilitação funcional. Por isso, a cirurgia da mão é hoje considerada uma especialidade médica com residência específica.

No Brasil, há poucos profissionais especializados em cirurgia de mão. Para se tornar um especialista desta área é necessário que após a conclusão do curso de medicina, o médico deverá cursar a residência em umas das duas categorias - Ortopedia e Traumatologia ou Cirurgia Plástica - período que dura entre 3 e 5 anos; para somente então estar apto a fazer os dois anos de residência em Cirurgia da Mão.

Microcirurgia Reconstrutiva

É a área de atuação dentro da especialidade da cirurgia da mão e do punho que foca na realização de procedimentos cirúrgicos com a utilização de lentes de microscopia e materiais especificamente desenvolvidos para realização de cirurgias que exijam máxima precisão na abordagem de estruturas muito pequenas e delicadas.

Qual é a especialidade do sistema esquelético?
A SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão) é a associação médica responsável pela avaliação, por meio de provas de título de especialista, da formação e aptidão técnica dos médicos dedicados a esta especialidade.