Qual dos hemisférios norte ou sul recebe mais iluminação do Sol em cada uma dessas posições?


As esta��es do ano existem devido � inclina��o do eixo terrestre (de aproximadamente 23027')em rela��o ao plano da �rbita da Terra ao redor do Sol, e ao movimento de transla��o da Terra ao redor do Sol.
Observe a figura abaixo:
Qual dos hemisférios norte ou sul recebe mais iluminação do Sol em cada uma dessas posições?
�rbita da Terra ao redor do Sol:
Qual dos hemisférios norte ou sul recebe mais iluminação do Sol em cada uma dessas posições?
Percebemos na figura acima que ao percorrer sua �rbita ao redor do Sol a Terra � iluminada pelos raios solares de maneiras diferentes conforme sua posi��o.
Observamos que nos dias 23 de setembro e 21 de mar�o, ambos os hemisf�rios terrestres s�o igualmente iluminados. Por�m nos dias 22 de dezembro e 22 de junho, os hemisf�rios sul e norte diferem quanto a ilumina��o.
Em 22 de dezembro, devido � inclina��o do eixo terrestre o hemisf�rio sul recebe mais luz solar, marcando assim o in�cio do ver�o neste hemisf�rio, conseq�entemente o in�cio do inverno no hemisf�rio norte.
Em 22 de junho a Terra se encontra em posi��o inversa, isto �, o hemisf�rio norte � que est� mais voltado para o Sol, de maneira que recebe mais luz, marcando assim o in�cio do ver�o neste hemisf�rio e in�cio do inverno no hemisf�rio sul.
Em 21 de mar�o e 23 de setembro a Terra se encontra em posi��es tais que ambos os hemisf�rios s�o igualmente iluminados, marcando assim o in�cio das 'meias esta��es', outono e primavera.
Chama-se de solst�cio �s posi��es em que a Terra se encontra em 22 de dezembro e 22 de junho. Por exemplo, dizemos que dia 22 de dezembro � solst�cio de ver�o no hemisf�rio sul e solst�cio de inverno no hemisf�rio norte.
Chama-se equin�cio �s posi��es em que a Terra se encontra em 23 de setembro e 21 de mar�o. Por exemplo, dizemos que dia 23 de setembro � equin�cio de primavera no hemisf�rio sul e equin�cio de outono no hemisf�rio norte.

Qual dos hemisférios norte ou sul recebe mais iluminação do Sol?

Em 22 de junho a Terra se encontra em posição inversa, isto é, o hemisfério norte é que está mais voltado para o Sol, de maneira que recebe mais luz, marcando assim o início do verão neste hemisfério e início do inverno no hemisfério sul.

Por que o Hemisfério Norte aparece mais iluminado que o hemisfério sul?

A Terra tem um ângulo de inclinação de 23º27' em seu eixo. Essa inclinação, combinada com a translação, tem como resultado uma diferença na insolação (incidência de raios solares no planeta) em alguns dias do ano quando comparamos os Hemisférios Norte e Sul.

Quando Hemisfério Sul e Hemisfério Norte recebem a mesma quantidade de luz e calor e?

→ Equinócio: fenômeno astronômico que compreende o início da primavera e do outono. Nesse período, que ocorre duas vezes ao ano, os dois hemisférios recebem a mesma quantidade de luz. No equinócio, os dias e as noites têm igual duração.

Qual a parte da superfície terrestre recebe mais luz solar?

Na verdade, onde o planeta Terra recebe mais luz do Sol é nas localidades de Eureka e de Alert, na ilha Ellesmere, no extremo norte do Canadá. Estes pontos do globo recebem altos índices de incidência solar.