Qual dessas imagens representa a unidade morfofisiológica dos seres vivos

Hoje em dia é muito difundida a ideia de que os seres vivos são formados por células, com exceção apenas dos vírus. Essa ideia, no entanto, surgiu apenas após diversas observações e posterior formulação da chamada Teoria Celular.

Ideias que levaram à criação da Teoria Celular

Até 1665, as pessoas não sabiam o que eram células e, tampouco, a função que elas desempenhavam. A descoberta foi feita por Robert Hookeapós analisar cortes de cortiça no microscópio. Esse cientista percebeu que o material era formado por pequenas cavidades, o que denominou de célula (do latim cellula, que significa pequeno compartimento).

Hooke não percebeu nesse estudo que as células apresentam outros componentes. Isso ocorreu porque sua análise foi feita em um material biológico com células vegetais mortas, por isso, ele conseguiu observar apenas as paredes celulares.

Após essa descoberta, diversos estudos foram realizados a fim de observar as células em outros seres vivos. Mathias Schleiden (1804-1881) e Theodor Schwann (1810-1882) propuseram de forma independente, após vários estudos, que todos os seres vivos eram formados por células. Essa ideia tornou-se a base da teoria celular.

Após a aceitação de que os seres vivos eram constituídos por células, começou-se a estudar como essas estruturas surgiam. Segundo Rudolph Virchow (1821-1902), uma célula poderia apenas surgir de outra célula preexistente. Uma frase muito famosa desse pesquisador é: Omnis cellula ex cellula”, que significa “Toda célula origina-se de outra célula”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pontos fundamentais da Teoria Celular

A Teoria Celular é formada por ideias de Schleiden, Schwann e Virchow. Os dois primeiros propuseram a base dessa teoria. A Teoria celular pode ser dividida em três postulados:

  1. Todos os seres vivos são formados por células e por estruturas delas derivadas. Assim sendo, as células são as unidades morfológicas dos seres vivos;

  2. Na célula são realizados processos que são fundamentais à vida. Isso significa, então, que as células são as unidades funcionais ou fisiológicas dos seres vivos;

  3. Todas as células só se originam de outras células preexistentes. Com esse postulado, considera-se que as células realizam divisão celular.

Os vírus e a Teoria Celular

Como todos sabemos, os vírus não são formados por células, característica que faz com que alguns autores não os considerem seres vivos. Os vírus, no entanto, apresentam grande dependência de células para realizar suas atividades, sendo considerados parasitas intracelulares obrigatórios. Assim sendo, mesmo que não tenham células, os vírus necessitam de células para seu funcionamento.


Por Ma. Vanessa dos Santos

As células são estruturas microscópicas que fazem parte da organização do corpo dos seres vivos. Essa estrutura foi inicialmente descrita por Robert Hooke ao analisar um corte de cortiça. O termo célula vem do latim cella, que significa pequeno compartimento, e faz referência ao que Hooke visualizou ao analisar o corte do vegetal. Por ter observado células mortas, o pesquisador viu apenas a parede celular das células vegetais e, por isso, achou que se tratava de um compartimento, e não uma estrutura viva e complexa.

Tópicos deste artigo

  • 1 - → Teoria celular
  • 2 - → Estrutura básica de uma célula e sua classificação
  • 3 - Mapa Mental - Células
  • 4 - → Funções das principais partes da célula

→ Teoria celular

A teoria celular baseia-se na hipótese de que todo organismo vivo possui células. Essa teoria é sustentada por três pilares:

  1. Todos os seres vivos são constituídos por células, sendo estas, portanto, a unidade morfológica dos organismos vivos;

  2. As células realizam importantes atividades em seu interior e, por isso, são as unidades funcionais dos seres vivos;

  3. Uma célula é formada apenas a partir de outra célula preexistente.

Assim sendo, utilizando essa teoria como base, podemos dizer que a célula é a menor unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

→ Estrutura básica de uma célula e sua classificação

É comum dizer que uma célula é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Essa informação, no entanto, é incorreta quando analisamos alguns tipos de células. Todas as células possuem membrana plasmática e citoplasma, mas o núcleo é estrutura ausente em células procariontes. Nesse tipo celular, o material genético está disperso no citoplasma.

Assim sendo, analisando a estrutura básica de uma célula, podemos classificá-la em procarionte e eucarionte. Procariontes são aquelas que não possuem um núcleo definido envolto por membranas. Já a célula eucarionte apresenta um núcleo delimitado pelo envoltório nuclear, possuindo, portanto, uma proteção ao seu material genético.

Qual dessas imagens representa a unidade morfofisiológica dos seres vivos

Na célula eucarionte, é possível observar a presença de um núcleo definido.

Além da diferença no que diz respeito ao núcleo, as células procariontes ainda apresentam diferenças quando comparadas às eucariontes. Em procariontes, por exemplo, não existem organelas citoplasmáticas envolvidas por membranas, como a mitocôndria e o retículo endoplasmático. As células eucariontes, por sua vez, são células mais complexas, maiores e possuem organelas membranosas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mapa Mental - Células

Qual dessas imagens representa a unidade morfofisiológica dos seres vivos

* Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

→ Funções das principais partes da célula

Como vimos, uma célula obrigatoriamente possui uma membrana plasmática, um citoplasma e um material genético que pode ou não estar em um núcleo definido. A seguir vamos falar um pouco sobre cada uma dessas importantes partes.

  • Membrana plasmática: é formada por uma bicamada lipídica com proteínas inseridas de maneira assimétrica. Esse modelo de organização da membrana é conhecido como modelo do mosaico fluído.

    A membrana plasmática proporciona a seleção de substâncias que entram e saem da célula, uma propriedade conhecida como permeabilidade seletiva. Moléculas pequenas, como oxigênio e água, passam pela membrana por processo de difusão simples. Já moléculas maiores e carregadas, como íons e glicose, são transportadas por difusão facilitada. Substâncias que entram na célula contra um gradiente eletroquímico fazem-no por um processo chamado de transporte ativo. Existem ainda aquelas que entram por invaginações da membrana (endocitose) e aquelas que saem e virtude da fusão de vesículas à membrana (exocitose).

    Externamente à membrana plasmática, algumas células possuem a chamada parede celular. Em uma célula vegetal, as paredes celulares são formadas basicamente de celulose e garantem rigidez, previnem a ruptura da membrana, protegem a célula, entre outras funções.

  • Citoplasma: região que abriga o citoesqueleto, as organelas celulares e o núcleo. O citoplasma é uma matriz fluida que é formada basicamente de água, mas apresenta substâncias como proteínas e carboidratos. O espaço entre essas organelas é chamado de citosol. Entre as principais organelas celulares, podemos citar a mitocôndria, o retículo endoplasmático, complexo Golgiense, peroxissomos e ribossomos. Apenas essa última organela é encontrada também em procariontes.

  • Núcleo: presente apenas em eucariontes, o núcleo é delimitado por duas membranas chamadas de envoltório nuclear ou carioteca. Essas membranas apresentam pequenos poros que garantem o fluxo de substâncias entre o interior do núcleo e o citoplasma. Essa estrutura, por conter a informação genética do organismo, é essencial para o funcionamento adequado da célula, garantindo o metabolismo celular.

Curiosidade: Você sabia que o corpo humano adulto é formado por mais de 70 trilhões de células?

Por Ma. Vanessa dos Santos

O que é uma unidade Morfofisiologica?

Morfofisiológico É o que dá forma e é responsável pelas funções do organismo. A célula é a unidade básica do corpo humano, é a unidade morfofisiológica que compõe o corpo humano. Morfo responsável pelas formas, fisiológicas responsáveis pelas funções do organismo.

Qual representa a unidade Morfofisiologica dos seres vivos?

Com base nessa pesquisa a célula é uma unidade morfofisiológica de todos os seres vivos, ou seja, ela corresponde a menor unidade da vida.

Qual é a unidade estrutural de todos os seres vivos?

Célula é a unidade estrutural e funcional dos seres vivos. Menor porção da matéria viva, ela pode existir independentemente, produzir seus componentes e, consequentemente, crescer e multiplicar-se. Alguns organismos, como é o caso das bactérias, são unicelulares, ou seja, têm o corpo formado por uma única célula.