Qual a temperatura do corpo humano

O corpo humano não aguenta grandes variações em sua temperatura interna. Aos 42 ºC, apenas 5 graus acima do normal, as proteínas começam a cozinhar e todo o organismo entra em pane. Já o frio faz o metabolismo diminuir, mas não é tão fatal quanto o calor. O termômetro precisa descer até 20 ºC para acontecer uma parada cardíaca irreversível.

Mas bem antes desses limites extremos o corpo já começa a reagir. “Com 40 ºC começa a chamada hipertermia (excesso de calor) e com 35 ºC a hipotermia (falta de calor)”, diz o fisioterapeuta Sérgio Cravo, da Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp). Para evitar variações abruptas, o corpo dispõe de uma série de mecanismos para manter a temperatura interna constante, independentemente do clima. Para conter o calor, o principal mecanismo é a transpiração. O suor diminui a temperatura porque, para evaporar, ele retira calor da pele, refrescando-a.

Qual a temperatura do corpo humano

Em ambientes úmidos, a transpiração evapora com mais dificuldade, por isso sentimos mais as temperaturas elevadas. Para enfrentar o frio, um dos truques do organismo é fazer a pessoa tremer, o que ajuda a produzir calor internamente. Mas é claro que em situações extremas esses mecanismos não funcionam. No livro A Vida no Limite – A Ciência da Sobrevivência, a fisiologista britânica Frances Ashcroft fala sobre a reação do corpo às temperaturas ambientais limites. Segundo ela, a marca de -29 ºC, que seria suportável com roupa apropriada, pode se tornar fatal se somada a um vento de 40 km/h, o que produziria uma sensação térmica equivalente a -66 ºC, o suficiente para congelar a carne em 30 segundos. Já no calor, o recorde de sobrevivência é de 20 minutos a 127 ºC, em ar seco.

No final das contas, a capacidade de resistência do corpo humano depende da temperatura externa, da umidade, do vento, do tempo de exposição ao meio ambiente e até do fato de a pessoa estar imersa na água. Como a água resfria rápido, basta alguém ficar imerso a cerca de 20 ºC para correr o risco de morrer.

Da febre ao calafrio

Organismo resiste mais à queda do que ao aumento da temperatura interna

42 ºC

O corpo está literalmente perto de cozinhar e o funcionamento dos órgãos e todo o metabolismo é afetado. A pessoa pode entrar em coma. A essa temperatura, não há mais garantias de que a vida possa ser salva

40 ºC

Aqui começa a hipertermia (excesso de calor). A perda de líquido e sais minerais causa tontura, náusea e vômito, confusão e perda de consciência. Nesse ponto, a pessoa pode até parar de suar, sinal de que está desidratada

Continua após a publicidade

38 ºC

Em estado febril, a pessoa começa a suar muito, sentir espasmos musculares e exaustão. O pulso fica fraco e podem ocorrer desmaios. A recomendação é evitar o sol, jogar água fria no corpo e tomar bebida gelada não alcoólica

36,5 a 37,5 ºC

Temperatura normal do corpo

35 ºC

Aqui começa a hipotermia, ou perda excessiva de calor. A pessoa sente calafrios, cansaço, apatia e perde um pouco de coordenação motora. O raciocínio fica lento e a capacidade de julgamento é afetada — a pessoa pode não cooperar com quem tenta ajudá-la

30 ºC

Neste patamar, o fluxo sanguíneo no cérebro diminui, causando confusão mental e problemas de raciocínio. A frequência cardíaca pode chegar ao ritmo de apenas um ou dois batimentos por minuto, situação em que a pessoa parece estar morta

20 ºC

Conforme a temperatura corporal abaixa, o metabolismo diminui cada vez mais, até que o coração pára e a atividade cerebral cessa completamente. Um corpo com temperatura interna de 20 ºC não pode viver mais

Continua após a publicidade

  • FEBRE
  • metabolismo
  • Organismo
  • temperatura

Qual a temperatura do corpo humano

Qual é a temperatura máxima e o mínima que o corpo pode atingir?

Na dúvida, prefira o ar condicionado. Nosso organismo resiste mais à queda do que ao aumento da temperatura interna

Transforme sua curiosidade em conhecimento. Assine a Super e continue lendo

Qual a temperatura do corpo humano

Seja o primeiro a compartilhar

Existe uma temperatura normal para o corpo humano? Embora os 37 °C tenham se popularizado como "a temperatura normal", ela pode variar ao longo do dia em cerca de 0,5 °C como resultado de processos normais fisiológicos, como o sono, variações metabólicas e conforme a atividade de cada pessoa em seu dia a dia.

Isso demonstra que, na realidade, não há uma temperatura corporal normal exata. Cada ser humano tem seu próprio "normal" — e até isso será um valor móvel e não fixo.

Faixa corporal de temperatura

Qual a temperatura do corpo humano
(Fonte: Mufid Majnun/Unsplash)

Quando tratamos da medida de temperatura de nosso corpo, o melhor é pensarmos em termos de faixa de temperatura corporal. Isso porque ela sobe e desce ao longo do dia, mas permanece dentro de um recorte, que pode variar conforme sua idade e a região do planeta em que você viva.

A maior parte da flutuação dos valores acontece pela manhã, quando são mais baixos, e no fim da tarde, momento em que os índices sobem. Essa variação pode ser da ordem de até dois graus. A melhor forma para que você consiga determinar a sua faixa de temperatura é verificar três vezes ao dia, em horários que sejam fáceis de lembrar, como manhã, meio-dia e à noite.

Mantendo um registro destes resultados, é possível calcular a média e identificar o que é o "normal" para você em diferentes momentos do dia. Também é importante ter em mente que outros fatores podem influenciar os valores, como o uso de medicamentos como paracetamol e ibuprofeno, bem como de anti-inflamatórios.

Em termos gerais, as faixas de temperatura do corpo ficariam desta maneira, conforme a fase da vida: 

  • Bebês e crianças até 10 anos: 35,5 °C a 37,5 °C;
  • De 11 a 65 anos: 36,4 °C a 37,6 °C;
  • Acima de 65 anos: 35,8 °C a 36,9 °C.

Qual temperatura indica febre?

Qual a temperatura do corpo humano
(Fonte: Winel Sutanto/Unsplash)

Questionar qual seria o número normal para a temperatura corporal é uma pergunta muito comum de ser feita, em especial nos momentos em que sentimos que algo pode estar se passando em nosso corpo e precisamos identificar se estamos doentes.

O aumento da temperatura corporal é um bom sinal: o sistema de defesa do corpo está protegendo nosso organismo de alguma infecção, inflamação ou lesão. Como mostramos acima, a faixa de valores indica que a determinação do que é febre dependerá da idade de cada pessoa. Para bebês em fase de amamentação até o terceiro mês de vida, por exemplo, só é considerado febre se o valor estiver acima dos 38 °C. Nos Estados Unidos, considera-se febre apenas acima de 38 °C.

Há referências na literatura médica que apontam 37,5 °C como valor de corte, mas entre os médicos tem prevalecido o consenso de compreender febre a toda temperatura maior ou igual a 37,8 °C. A partir desta faixa, os profissionais de saúde quantificam a gravidade do estado infeccioso:

  • Leve: até 38,5 °C;
  • Moderado: 38,5 °C a 39,4 °C;
  • Grave: 39,5 °C para cima.

Quais termômetros são mais eficazes?

Qual a temperatura do corpo humano
(Fonte: Maksim Goncharenok/Pexels)

Existem três dispositivos comuns para aferição da temperatura corporal: os de contato (eletrônico digital) e os remotos (temporal e timpânico com sensor infravermelho). Ambos conseguem, geralmente, medir a temperatura em menos de 1 minuto.

O de contato digital é considerado o mais prático e acessível para uso pessoal, podendo ser usado em crianças, jovens, adultos e idosos. Os remotos são mais caros, mas são outra boa opção para o uso cotidiano. Receberam o aval da literatura médica no que tange sua precisão, e são muito confortáveis, já que basta apontá-lo para a testa e apertar um botão para descobrir qual a temperatura do corpo.

Os antigos termômetros de vidro que utilizam mercúrio deixaram de ser comercializados em virtude do risco que ofereciam. Uma eventual quebra, além do risco óbvio de causar um ferimento de corte, também levava à dispersão do mercúrio, elemento químico tóxico. Caso você possua um, descarte-o em uma embalagem plástica e o deposite em locais que realizam descarte de lâmpadas fluorescentes.

Qual a maneira correta de medir a temperatura?

Qual a temperatura do corpo humano
(Fonte: Gustavo Fring/Pexels)

Para que não haja influência considerável de alimentos ou bebidas, aguarde entre 30 e 40 minutos antes de medir a temperatura. Dito isso, vamos aos passos:

  • Enxugue a axila antes de iniciar;
  • Acomode a parte mais fina do termômetro no meio da axila;
  • Mantenha o braço apertado e aguarde o sinal sonoro. No caso de medição em crianças, procure conter os movimentos dela.

Especialistas indicam que, em dias quentes, você refaça a aferição após retirar o termômetro. Se sua leitura estiver acima do normal, mas não houver nenhum outro sintoma, passe a monitorar a temperatura em intervalos regulares. Sem outros sinais, pode ser que a temperatura retorne ao normal no próximo dia.

Caso a temperatura seja alta, paracetamol e ibuprofeno podem aliviar a febre, mas o ideal é que sejam indicados por um médico. E faça a ingestão do máximo de líquidos possível, pois auxilia ao corpo a eliminar infecções.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

É normal ter 35 graus de temperatura?

Qual é a temperatura corporal normal? A temperatura corporal normal para o ser humano varia entre 36,1ºC e 37,2ºC. Quando esse valor cai de forma repentina, atingindo um nível abaixo de 35ºC, é considerado que o corpo entrou em estado de hipotermia.

Qual é a temperatura ideal do corpo humano?

“Grandes estudos mais recentes mostram temperaturas normais variando de 36,1 a 37,2 graus, e muitos indivíduos podem ficar fora dessa faixa e estar perfeitamente bem”.

Qual é a temperatura da febre?

febre – mais de 37,8°C (no ânus) ou mais de 38°C (na axila).

Estou com 35.6 é normal?

É considerado normal a temperatura média do corpo que varia de 35, 9°C a 37, 2ºC. A alteração da temperatura, sendo ela baixa ou alta, é indicação que algo não está bem em nosso organismo.