Qual a relação do filme Tempos Modernos com as condições de trabalho?

'Tempos Modernos' é obra-prima do cinema. Seu enredo é denúncia contra a exploração capitalista, numa linha de montagem taylorista-fordista, que tem por objetivo racionalizar o tempo e aumentar a produção. À época, o discurso oficial do patronato dizia ser para o bem dos trabalhadores. O filme traz à tona o desespero de um homem simples, um operário, sem direito à voz, que não se adapta ao sistema produtivo. Seu mundo é o da pobreza, do desemprego, da fome. Ele se rebela, conscientemente ou não, contra essa lógica da modernidade capitalista que se impôs. É uma realidade diferente da sua. Sua revolta é um protesto que mostra as péssimas condições de trabalho. Ou seja, luta contra a exploração a que é submetido e se recusa aceitar passivamente o que lhe é imposto. Foi isso o que ocorreu durante a Revolução Industrial inglesa (1760-1850). Um exemplo é o movimento ludita, no século 19, que foi uma reação dos trabalhadores temendo o desemprego e dessa forma destruíam as máquinas industriais.       

Para Karl Marx (1818-1883) alienação é uma situação resultante dos fatores materiais dominantes da sociedade, sobretudo no sistema capitalista, em que o trabalho do homem se processa de modo que produza coisas que imediatamente são separadas dos interesses e do alcance de quem as produziu, para se transformarem, indistintamente, em mercadorias. Em outras palavras, 'Tempos Modernos' revela o processo de alienação a que é submetido o operário no interior de uma fábrica capitalista. De que forma isso ocorre? Isso pode ser constatado no momento, no ápice do filme, em que Chaplin repete, exaustivamente e freneticamente, o gesto de apertar parafusos e, em seguida, é tragado pela máquina.

Este longa-metragem é uma crítica contra a linha de montagem industrial, pois nela os operários se tornam meros executores de gestos mecânicos repetitivos. Dessa forma, perdem o contato com a realidade e se esquizofrenizam. É um trabalhador que não se apropria do bem que produz. Ele é uma peça de uma gigantesca cadeia de produção que se 'vende' por baixo salário. Por isso, Chaplin se recusa a ser um homem-máquina, que coisifica. É preso muitas vezes. Isso mostra sua insatisfação e dificuldade de se ajustar socialmente. Afinal, não quer se desumanizar e nem ser burguês. Na verdade, quer encontrar o seu espaço ao sol. Seu modo de ser, de vida, não é compatível com o mundo do trabalho que está a sua volta. É regido por ordem draconiana, disciplina inflexível e hierarquia rígida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Revela-nos, portanto, como o mundo burguês fabril foi se constituindo e sua relação direta com a fábrica. São duas realidades similares, o mundo da fábrica e o mundo burguês. Ambos se constituem e se regem pela mesma lógica, mesma identidade, mesmos objetivos que é a busca pelo lucro. Tudo isso com as suas maneiras, com os seus rituais e com as suas tradições. Ao chegar ao trabalho, o operário cumpre um ritual. Bater o cartão de ponto pontualmente e se apresentar a sua função.

'Tempos Modernos' é o contraponto que contesta à realidade do mundo burguês e a ordem burguesa. Melhor dizendo, o filme retrata a luta de classes. De um lado, o protagonista é a representação simbólica do operário que é explorado pelo sistema capitalista, do outro, o sistema capitalista que confere à burguesia acumulação de capital e os meios de produção. Ou seja, é a relação entre dominante e dominado. Contudo, apesar do poder que o capital outorga ao capitalista, isso não impede que esse sistema seja duramente criticado como fez Chaplin. Ao fim, ele consegue emprego num bar e se integra a realidade capitalista como assalariado adaptado a um novo modo de vida e mundo.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

Índice:

  1. Qual a relação do filme Tempos Modernos com os dias atuais resumo?
  2. O que mostra o filme Tempos Modernos?
  3. O que Charles Chaplin crítica no filme dirigido por ele mesmo Tempos Modernos?
  4. O que o filme Tempos Modernos tem a ver com a sociologia?
  5. Como o trabalho foi retratado no filme Tempos Modernos?
  6. Qual é a ideia central do filme Tempos Modernos?
  7. Qual a relação do filme Tempos Modernos com a saúde do trabalhador?
  8. Qual a relação do filme Tempos Modernos com as condições de trabalho?
  9. O que o capitalismo tem a ver com o filme Tempos Modernos?
  10. O que o capitalismo tem a ver com o filme Tempos modernos?
  11. Quais os pontos positivos e negativos do filme Tempos Modernos?
  12. Qual noção de trabalho está presente nessa cena de Tempos Modernos?
  13. Como era o trabalho automatizado no filme Tempos Modernos?
  14. Qual foi a doença ocupacional retratada no filme Tempos Modernos e qual foi a sua causa?
  15. Que tipo de trabalho era exposto no filme Tempos Modernos?
  16. Qual a relação das idéias de Karl Marx com o sistema de trabalho caracterizado é criticado no filme Tempos Modernos?
  17. Quais são os pontos positivos do filme Tempos Modernos?
  18. Como era o trabalho dos empregados em Tempos Modernos?

Charles Chaplin em seu clássico filmeTempos Modernos” evidencia a relação do empregado frente às mudanças advindas da Revolução Industrial, no século XX, com a criação e expansão das máquinas, o elemento homem passa a ser o principal condutor desse meio de produção, criando valor para o capital.

O que mostra o filme Tempos Modernos?

O filme Tempos Modernos focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 1930, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome.

O que Charles Chaplin crítica no filme dirigido por ele mesmo Tempos Modernos?

O filme é uma forte crítica sobre o capitalismo, ao nazifascismo e ao imperialismo, bem como aos maus-tratos que os trabalhadores recebiam na época desde a Revolução Industrial durante a Grande Depressão.

O que o filme Tempos Modernos tem a ver com a sociologia?

O filme tem um importante apelo social, enfatizando as linhas de produção e as conseqüências dessa forma de organização sobre o trabalho. ... O filme focaliza a vida do na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho.

Como o trabalho foi retratado no filme Tempos Modernos?

O filme de Charles Chaplin Tempos Modernos retratou modo da produção capitalista e a reprodução burguesa as péssimas condições de trabalho dos operários, mostrando a extensa carga horária, a má remuneração salarial, o abuso de poder por parte dos burgueses, etc.

Qual é a ideia central do filme Tempos Modernos?

O tema do filme é a vida numa sociedade capitalista moderna, industrial, e os males decorrentes da concentração da riqueza, por um lado, e das formas alienadas e alienantes do trabalho sob o fordismo, onde a máquina e os processos de produção dominam o operário e impõem-se a ele.

Qual a relação do filme Tempos Modernos com a saúde do trabalhador?

No filme Tempos Modernos, de 1936, Charlie Chaplin encarna um operário de uma fábrica. As cenas clássicas dessa obra mostram a repetição do trabalho, a cobrança do chefe e a frustração do funcionário por não conseguir realizar todas as tarefas.

Qual a relação do filme Tempos Modernos com as condições de trabalho?

As condições eram precárias como o horário de almoço era visto pelos patrões como prejuízo e as empresas queriam que os empregados almoçassem e trabalhassem no mesmo tempo como podemos ver no filme, também da pra notar a carga horária que chegava a incríveis 16 horas por dia ou seja o dobro de hoje, a remuneração não ...

O que o capitalismo tem a ver com o filme Tempos Modernos?

'Tempos Modernos' é obra-prima do cinema. Seu enredo é denúncia contra a exploração capitalista, numa linha de montagem taylorista-fordista, que tem por objetivo racionalizar o tempo e aumentar a produção. ... Ele se rebela, conscientemente ou não, contra essa lógica da modernidade capitalista que se impôs.

O que o capitalismo tem a ver com o filme Tempos modernos?

'Tempos Modernos' é obra-prima do cinema. Seu enredo é denúncia contra a exploração capitalista, numa linha de montagem taylorista-fordista, que tem por objetivo racionalizar o tempo e aumentar a produção. ... Ele se rebela, conscientemente ou não, contra essa lógica da modernidade capitalista que se impôs.

Quais os pontos positivos e negativos do filme Tempos Modernos?

Logo de inicio foi um ponto positivo para as empresas, mas negativo para os operários que deveriam manusear aqueles tipos de maquinas, a qual era nova para todos. No começo as empresas estavam fabricando muito, e com isso as economias cresciam na mesma proporção.

Qual noção de trabalho está presente nessa cena de Tempos Modernos?

Tempos Modernos”, foi feito em 1936 e faz uma analogia à época da Revolução Industrial. Nesta época o artesão é substituído pelo operário que não tem mais noção do que a sua força de trabalho produz, já que desempenhava uma função isolado processo global de fabricação de um determinado bem material.

Como era o trabalho automatizado no filme Tempos Modernos?

No filme "Tempos Modernos" (1936), o cineasta Charles Chaplin já demonstrava preocupação com a classe trabalhadora frente ao processo de industrialização. A automação pode livrar as pessoas de atividades repetitivas e mecânicas, mas também pode trazer o desemprego.

Qual foi a doença ocupacional retratada no filme Tempos Modernos e qual foi a sua causa?

No filme Tempos Modernos, de 1936, Charlie Chaplin encarna um operário de uma fábrica. As cenas clássicas dessa obra mostram a repetição do trabalho, a cobrança do chefe e a frustração do funcionário por não conseguir realizar todas as tarefas.

Que tipo de trabalho era exposto no filme Tempos Modernos?

No filme, o vagabundo Carlitos, ironicamente, encontra-se na condição de operário. É ao auge do predomínio do padrão de acumulação taylorista-fordista, em que os trabalhadores tem suas habilidades substituídas por um trabalho rotineiro e alienado.

Qual a relação das idéias de Karl Marx com o sistema de trabalho caracterizado é criticado no filme Tempos Modernos?

Relação dos conceitos de Karl Marx com o filmeTempos Modernos” “Tempos Modernos”, foi feito em 1936 e faz uma analogia à época da Revolução Industrial. ... Segundo Marx, o operário recebia um salário tão baixo que nem ao menos dava para adquirir aquilo que passou dias produzindo na esteira fabril.

Quais são os pontos positivos do filme Tempos Modernos?

Pontos positivos e negativos do filme tempos modernos. informações para todas pessoas (conhecimento funcional, técnico e geral); abordagem de Kotler capacidade de planejamento estratégicos; abordagem de Nintzberg capacidade decidir. Segundo Hisrich, como ocorre o processo empreendedor?

Como era o trabalho dos empregados em Tempos Modernos?

As condiçoes de trabalho eram desumanas, desenvolviam uma atividade repetitiva em uma velocidade controlada por uma máquina, os trabalhadores também não tinham muita segurança, pois muitas vezes o ritmo era aceleradíssimo, correndo o risco de até ser engolido pela máquina.

Leia também

  • Qual a primeira temporada de Império Romano?
  • O que é o que é atividade paranormal?
  • Em que ano foi gravado o filme Olhar de anjo?
  • Qual o gênero do filme a cinco passos de você?
  • Tem Meu Malvado Favorito 2 na Netflix?
  • Tem o filme Busca Implacável na Netflix?
  • Quem fez o filme Escorpião rei?
  • Quando foi lançada a 3 temporada de Anne with an E?
  • Onde tem os filmes Cinquenta Tons?
  • Quem é Inês em cidade invisível?

Tópicos populares

  • O que assistir na Amazon 2021?
  • O que acontece com cachinhos em Vis a Vis?
  • O que aconteceu com os atores da série Arnold?
  • Quem dubla a voz da Lilo?
  • Onde foi gravado o filme Gone?
  • Como se escreve cavaleiros do Zodíacos?
  • Quem já morreu de Todo Mundo Odeia o Chris?
  • Qual é o nome verdadeiro do guaxinim?
  • Qual a ordem para assistir os defensores?
  • Quem são os dubladores brasileiros do filme Enrolados?

Quais são as condições de trabalho no filme Tempos Modernos?

As condiçoes de trabalho eram desumanas, desenvolviam uma atividade repetitiva em uma velocidade controlada por uma máquina, os trabalhadores também não tinham muita segurança, pois muitas vezes o ritmo era aceleradíssimo, correndo o risco de até ser engolido pela máquina.

Como e retratado a relação de trabalho no filme Tempos Modernos?

Charles Chaplin em seu clássico filmeTempos Modernos” evidencia a relação do empregado frente às mudanças advindas da Revolução Industrial, no século XX, com a criação e expansão das máquinas, o elemento homem passa a ser o principal condutor desse meio de produção, criando valor para o capital.

Qual a relação do filme Tempos Modernos com a saúde do trabalhador?

No filme Tempos Modernos, de 1936, Charlie Chaplin encarna um operário de uma fábrica. As cenas clássicas dessa obra mostram a repetição do trabalho, a cobrança do chefe e a frustração do funcionário por não conseguir realizar todas as tarefas.

Qual a relação do vídeo Tempos Modernos com os dias de hoje?

Analisando as cenas mostradas no filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin e comparando com a situação atual, concluímos que apesar dos avanços tecnológicos empregadas, atualmente na produção industrial, a situação sócio-econômica do homem continua em segundo plano, através do filme percebemos que com, a implantação do ...