Qual a principal característica de uma solução é de dois exemplos?

Uma solução concentrada é aquela que contém uma grande quantidade de soluto em relação à quantidade que pode dissolver; enquanto uma solução diluída tem uma baixa concentração de soluto. Uma solução diluída pode ser preparada a partir de uma solução concentrada adicionando solvente ou, se possível, extraindo soluto.

O conceito pode ser relativo, pois o que define uma solução concentrada são os altos valores em algumas de suas propriedades; Por exemplo, um encurtamento de encurtamento tem uma alta concentração de açúcar, o que é comprovado por seu sabor doce.

Qual a principal característica de uma solução é de dois exemplos?

Fonte: Gabriel Bolívar

A concentração de soluto de uma solução concentrada é próxima ou igual à de uma solução saturada. A principal característica de uma solução saturada é que ela não pode solubilizar uma quantidade adicional de soluto a uma determinada temperatura. Portanto, a concentração do soluto em suas soluções saturadas permanece constante.

A solubilidade, na maioria dos solutos, aumenta com o aumento da temperatura. Desta forma, uma quantidade adicional de soluto pode ser solubilizada em uma solução saturada.

Então, quando a temperatura diminui, a concentração de soluto da solução saturada é aumentada. Falar é o caso de uma solução supersaturada.

Característica de uma solução concentrada

A concentração de uma solução, isto é, a relação entre a quantidade de um soluto e a quantidade de uma solução ou solvente, pode ser expressa como uma porcentagem de soluto na solução (P / V ou P / P).

Também pode ser expresso em moles de soluto por litro de solução (molaridade) e equivalentes de soluto por litro de solução (normal).

Da mesma forma, é comum expressar a concentração de uma solução em mols de soluto por quilograma de solvente (molalidade) ou expressá-la em moles de um soluto em relação ao total de moles da solução (fração molar). Em soluções diluídas, é comum encontrar a concentração de uma solução em ppm (partes por milhão).

Qualquer que seja a forma de expressão da concentração de uma solução, uma solução concentrada possui uma alta proporção de soluto, neste caso expresso em massa, em relação à massa ou volume da solução ou solvente. Esta concentração é igual à solubilidade do soluto no solvente ou muito próxima do seu valor.

Propriedades coligativas das soluções

Eles são um conjunto de propriedades das soluções que depende do número de partículas na solução, independentemente do seu tipo.

As propriedades coligativas não discriminam entre as características das partículas, se forem sódio, cloro, glicose, etc. O importante é o seu número.

Por esse motivo, foi necessário criar uma maneira diferente de expressar a concentração de uma solução relacionada às chamadas propriedades coligativas. Em resposta a isso, foram criadas as expressões osmolaridade e osmolalidade.

Osmolaridade e Osmolaridade

A osmolaridade está relacionada à molaridade da solução e a osmolaridade à sua molalidade.

As unidades de osmolaridade são osm / L de solução ou mosm / L de solução. Enquanto as unidades de osmolaridade são osm / kg de água ou mosm / kg de água.

Osmolaridade = mvg

m = molaridade da solução.

v = número de partículas nas quais um composto é dissociado em solução aquosa. Por exemplo: para NaCl , v tem um valor de 2; para CaCl 2 , v tem um valor de 3 e para glicose, um composto não eletrolítico que não se dissocia, v tem um valor de 1.

g = coeficiente osmótico, fator de correção para a interação de partículas eletricamente carregadas em solução. Esse fator de correção tem um valor próximo a 1 para soluções diluídas e tende a zero à medida que a molaridade do composto eletrolítico aumenta.

As propriedades coligativas são mencionadas abaixo, o que permite determinar quanto uma solução está concentrada.

Esgotamento da pressão de vapor

Quando aquecida, a água evapora e o vapor formado exerce uma pressão. À medida que o soluto é adicionado, a pressão do vapor diminui.

Portanto, soluções concentradas têm baixa pressão de vapor. A explicação é que as moléculas de soluto deslocam as moléculas de água na interface água-ar.

Descida do ponto crioscópico

À medida que a osmolaridade de uma solução aumenta, a temperatura na qual a solução aquosa congela diminui. Se a temperatura de congelamento da água pura for 0 ° C, a temperatura de congelamento de uma solução aquosa concentrada se torna menor que esse valor.

Elevação do ponto de ebulição

De acordo com a lei de Raoult, a elevação do ponto de ebulição do solvente puro é diretamente proporcional à molaridade da solução causada pela adição de soluto. Portanto, soluções concentradas têm um ponto de ebulição mais alto que a água.

Pressão osmótica

Existem dois compartimentos com concentrações diferentes, separados por uma membrana que deixa a água passar, mas que restringe a passagem de partículas de soluto.

A água fluirá da solução que tem a menor concentração de soluto para a solução que tem a maior concentração de soluto.

Esse fluxo líquido de água desaparecerá à medida que a água acumulada no compartimento com maior concentração gera uma pressão hidrostática que opõe o fluxo de água a este compartimento.

O fluxo de água através da osmose geralmente ocorre em direção a soluções concentradas.

Diferenças com solução diluída

– Soluções concentradas têm uma alta proporção de soluto em relação ao volume ou massa da solução. As soluções diluídas têm uma baixa razão de soluto em relação ao volume ou massa da solução.

-Possuem molaridade, molalidade e normalidade superiores às apresentadas por soluções diluídas.

-O ponto de congelamento das soluções concentradas é menor que o das soluções diluídas; isto é, congelam a temperaturas mais baixas.

-Uma solução concentrada tem menor pressão de vapor que uma solução diluída.

-As soluções concentradas têm um ponto de ebulição mais alto que as soluções diluídas.

-Contatada em contato através de uma membrana semipermeável, a água fluirá das soluções diluídas para as soluções concentradas.

Exemplos de soluções

Concentrado

-O dinheiro é uma solução saturada de açúcar. É comum observar a ocorrência de recristalização de açúcar, evidenciada nas tampas dos recipientes que contêm mel.

Água do mar com alta concentração de vários sais.

– Urina de pessoas com desidratação grave.

-Água de carbono é uma solução saturada de dióxido de carbono.

Diluído

-A urina de uma pessoa com uma ingestão excessiva de água.

-O suor é geralmente de baixa osmolaridade.

-Muitos medicamentos fornecidos como solução têm baixa concentração.

Referências

  1. Wikipedia (2018). Concentração Recuperado de: en.wikipedia.org
  2. Falst L. (2018). Concentração de soluções: definição e níveis. Estudo Recuperado de: study.com
  3. O Companheiro de Química para Professores do Ensino Médio – Amostra. (sf). Soluções e Concentração. [PDF]. Recuperado de: ice.chem.wisc.edu
  4. Soluções Aquosas – Molaridade. Recuperado de: chem.ucla.edu
  5. Whitten, Davis, Peck e Stanley. (2008). Química (8a ed.). Aprendizagem CENGAGE.

Quais as principais características de uma solução?

A principal característica das soluções é serem homogêneas, pois isso significa que o soluto está dissolvido de modo uniforme por toda a sua extensão. Isso é importante porque mostra que as soluções possuem propriedades iguais em todos os seus pontos.

O que é uma solução Cite um exemplo?

Um exemplo de solução é a mistura de água e açúcar, tendo a água como solvente e o açúcar como soluto. A água é considerada o solvente universal, devido ao fato de dissolver uma grande quantidade de substâncias.

Quais são os três tipos de soluções?

Tipos de soluções As soluções podem ser classificadas de acordo com o estado físico em que se encontram à temperatura ambiente, sendo essa denominação dada em: sólidas, líquidas ou gasosas.

Quantos tipos de soluções existem?

Soluções de acordo com a concentração A concentração do soluto no solvente nos diz sobre a concentração. A partir disso, podem obter três tipos de soluções: Soluções saturadas: são aquelas em que há maior quantidade de soluto dissolvido, isto é, está no limite em termos da quantidade de soluto em solvente.