Qual a importância dos equipamentos de proteção individual e coletivo?

Qual a importância dos equipamentos de proteção individual e coletivo?

Dia 27 de Julho é o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho, e pensando nesse tema, resolvemos trazer um texto sobre a importância de se utilizar equipamentos de proteção individuais e coletivos em uma empresa.

A segurança de seus colaboradores é uma das maiores preocupações de um gestor, além de fazer com que a legislação seja cumprida. Um dos principais meios de garantir a segurança e a prevenção de acidentes no trabalho é o fornecimento de EPI e EPC.

Os Equipamentos de Proteção Individual – EPIs – são equipamentos de proteção individuais que os funcionários devem utilizar para garantir a sua segurança no exercício de suas atividades.

Os EPIs são separados de acordo com o tipo de proteção que oferecem e se tornam necessários de acordo com o tipo de atividade que a empresa realiza. Em um canteiro de obras, por exemplo, é necessário utilizar capacetes, luvas, protetores auriculares, óculos e botas. Enquanto que em uma empresa do varejo, em muitos casos, requer apenas a utilização de botas. Abaixo seguem alguns exemplos de EPIs.

- Proteção de cabeça: capacete; - Proteção da face: máscaras e óculos; - Proteção dos ouvidos: abafadores e protetores auriculares; - Proteção do tronco: coletes; - Proteção dos membros superiores: luvas; - Proteção de membros inferiores: calças e botas.

Qual a importância dos equipamentos de proteção individual e coletivo?

Os EPCs são os Equipamentos de Proteção Coletiva. Ou seja, dispositivos utilizados para auxiliar na prevenção de acidentes da equipe como um todo.

Entre os EPCs mais comuns estão: cones e correntes que delimitam espaços, sirenes nas empilhadeiras, alertas luminosos, placas com indicações de alertas e caminhos, faixa de segurança, grades de contenção, barreiras contra radiação, corrimãos, plataformas, entre outros.

Qual a importância dos equipamentos de proteção individual e coletivo?

A utilização de EPI e EPC serve para minimizar ou eliminar os riscos inerentes às atividades realizadas pelos colaboradores da empresa, garantindo a segurança da equipe. É importante salientar que a preocupação com ambas as formas de proteção deve existir, pois cada uma possui um propósito específico e uma não elimina a outra.

Dessa forma, mesmo que um colaborador utilize seus equipamentos de proteção individual como capacete e botas, por exemplo, é necessário utilizar cones, correntes e alertas para indicar os riscos e evitar acidentes.

A importância de se utilizar os equipamentos de segurança usados em conjunto é grande pois somente assim é possível preservar a saúde e a segurança de forma ampla. A utilização de apenas um ou outro não cobre a maior parte dos riscos inerentes a uma operação. Cada empresa deve saber quais deles são necessários de acordo com o tipo de atividade que realizam — em algumas a necessidade pode ser maior do que em outras.

Deve-se salientar que o simples fornecimento dos EPIS e EPCs e a exigência do seu uso não podem evitar acidentes. Um sistema eficaz de segurança é caracterizado não apenas pelo cumprimento das exigências legais, mas principalmente pela preocupação em fornecer aos empregados um ambiente seguro, com equipamentos de proteção individual e segurança coletiva mais adequados e um eficiente treinamento sobre a utilização do mesmo, não levando em conta apenas a minimização dos custos da empres

Qual a importância da proteção coletiva e individual?

Eles servem para garantir e sinalizar a segurança do ambiente de trabalho, e quando são usados, agem como prevenção contra os riscos de trabalho. A NR 9 é responsável por identificar os riscos do ambiente de trabalho, e estabelece medidas de prevenção contra eles.

Qual a importância dos equipamentos de proteção coletiva?

Além das questões legais, a importância da utilização dos EPCs vai muito além, uma vez que preza pela saúde dos trabalhadores, afetando diretamente as condições de trabalho, a produtividade, o cronograma e os custos da empresa. Os equipamentos aumentam não só a segurança, mas também o bem-estar no canteiro de obras.

Qual é a importância do Equipamento proteção individual?

Os Equipamentos de Proteção Individual são capazes de prevenir grande parte dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Eles tornam a empresa mais segura tanto para empregados quanto para empregadores, já que, dentro do local de trabalho, acidentes podem acontecer com qualquer pessoa.

Qual a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual e coletivo no ambiente ocupacional NR 06?

O seu papel é auxiliar a eliminação, redução e controle dos riscos no ambiente de trabalho. A definição das medidas de segurança é o que irá definir quais são os EPIs que o trabalhador deve utilizar!