Qual a diferença de componentes internos e componentes externos cite 4?

Hardware é todo componente físico, interno ou externo do seu computador, ou celular, que determina do que um dispositivo é capaz e como você pode usá-lo. Embora dependa de um software para funcionar (e vice-versa), o hardware é um elemento a parte e igualmente importante.

  • O que é CPU?
  • Como diminuir o uso da CPU
Qual a diferença de componentes internos e componentes externos cite 4?
O que é hardware (Imagem: Vítor Pádua/ Tecnoblog)

Hardware é todo e qualquer componente ou equipamento físico, tanto dentro quanto fora da Tecnologia da Informação. De uma maneira geral, qualquer máquina, ferramenta ou utensílio, de uma máquina de fresa a uma chave-inglesa, passando pelo seu celular ou computador é um hardware. Talheres, peças, dobradiças, engrenagens, parafusos, chips, processadores, tudo isso é hardware.

Em Tecnologia da Informação, o conceito se aplica aos componentes de dispositivos em geral, como processador, placa-mãe, memória RAM, unidades de armazenamento (HDs, SSDs e memória Flash), bem como a dispositivos de entrada e saída (teclado, mouse, monitor, caixas de som, controle remoto, controle de videogame, etc).

Em geral, o termo é usado para se referir aos componentes internos de um computador, celular, tablet e outros dispositivos. Eles precisam de softwares para serem operados, mas são elementos distintos. Sobre isso, uma antiga piada em TI separa bem o software do hardware: “software é o que você xinga. Hardware é o que você chuta”.

Sem um software é impossível fazer um hardware funcionar, da mesma forma que não é possível usar um software sem o hardware adequado, para o qual ele foi desenvolvido.

O hardware se divide em dois tipos distintos:

1. Hardware interno

É todo aquele que não está visível e integra as partes internas de seu dispositivo. Em Ciência da Computação, entende-se como hardware interno componentes como processador, placa-mãe, memória RAM, placa de vídeo, coolers e ventoinhas, cabos internos, fonte, HD, SSD, unidades ópticas (drives de CD/DVD/Blu-ray), etc.

Qual a diferença de componentes internos e componentes externos cite 4?
Placa de vídeo GeForce RTX 2060 (imagem: divulgação/Nvidia)

Estes componentes existem na maioria dos dispositivos eletrônicos que usamos hoje, com algumas diferenças básicas dependendo de cada caso, como computadores, celulares, tablets e outros.

2. Hardware externo

Esta categoria contém todos os componentes visíveis e que são acessados diretamente pelo usuário. Entram aqui monitor, teclado, mouse, controle remoto, controle de videogame, cabos externos, fones de ouvido, microfone, câmera de vídeo, impressora, projetor, scanner, alto-falantes, unidades de armazenamento externas (HDs e SSDs externos, pendrives) e etc.

Qual a diferença de componentes internos e componentes externos cite 4?
Smart Monitor Samsung M5 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Basicamente, a diferença do externo para o interno é a possibilidade de o primeiro ser usado de forma direta, enquanto o segundo é parte integrante do dispositivo e até pode ser trocado, mas este não é um procedimento trivial.

Hardware

Qual a diferença entre componentes internos e externos cite 4 de cada?

componentes internos são as peças usadas dentro do computador para o funcionamento do mesmo.. exemplo: placa mãe, memória, processador, HD,... componentes externos são os periféricos utilizados para que o usuário consiga interagir com a máquina: monitor, teclado, Mouse, caixas de som, impressora...

Quais são os componentes internos e externos de um computador?

Nesse sentido, temos duas definições de hardware que podemos entender como básicas: interno e externo. Hardware interno é aquele que faz parte da estrutura do seu dispositivo, como processador e memória RAM, enquanto o externo é tudo que se conecta para complementar o funcionamento, como monitor, teclado e periféricos.

Quais são os 4 partes principais do computador?

Computador: Quais são as partes principais?.
Processador. Também chamado de CPU, que significa Unidade Central de Processamento, é conhecido como o cérebro do computador. ... .
HD do computador. ... .
Placa de vídeo do computador. ... .
Cooler do computador..

Quais são os componentes externos de um computador?

Entram aqui monitor, teclado, mouse, controle remoto, controle de videogame, cabos externos, fones de ouvido, microfone, câmera de vídeo, impressora, projetor, scanner, alto-falantes, unidades de armazenamento externas (HDs e SSDs externos, pendrives) e etc.