Quais são os pontos positivos da modernização da telefonia?

  • Destaque
  • Notícias
Modernização: Prefeitura implanta novo sistema de telefonia e divulga nova agenda de telefones

By

ascom

-

janeiro 17, 2022

3199

Facebook

Twitter

Pinterest

WhatsApp

Quais são os pontos positivos da modernização da telefonia?

A administração municipal deu mais um passo no processo de modernização da gestão pública, a partir de 1º de fevereiro de 2022 novo sistema de telefonia entra em funcionamento em todos os setores da prefeitura. O objetivo da mudança consiste em estruturar e atualizar a máquina pública com as melhores ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado, aliando tecnologia, economia e melhor qualidade na prestação dos serviços públicos.
De acordo com o Secretário de Administração Felipe Batista o município utilizava as linhas de telefonia com tecnologia analógica / par metálico, sendo esse serviço muito arcaico e em processo de desativação por parte das empresas prestadoras. Com o novo serviço o município terá uma economia de aproximadamente 70%, em relação aos valores do antigo contrato.
O responsável pelo Setor de T.I e Contas Paulo Bittencourt, informou que com as diretrizes de modernização foram realizadas pesquisas pela equipe visando identificar a melhor solução, sendo identificada, considerando diversos aspectos, como a melhor hipótese a mudança para o sistema GSM (Global System for Mobile), chip de celular que será instalado em aparelho fixo de mesa nos setores, e que não necessita de cabos de transmissão, sendo de maior cobertura e melhor qualidade de chamadas.
“Este novo sistema possui diversos pontos positivos, além de mais econômico, tem valor fixo da mensalidade sem surpresa no planejamento dos gastos. Os gastos com a tecnologia fixa atual são variáveis, uma vez que hoje pagamos pela linha e ligações realizadas. No modelo de Tecnologia Fixo/Móvel esse tipo de cobrança não existe garantindo assim uma previsibilidade de custo. Não existência de cobranças adicionais em caso ligação nacional, ou seja, ligações para outras cidades ou de DDD diferente, seja ela para número fixo ou móvel, independente da operadora. Praticidade em caso de mudança do local, por se tratar de tecnologia GSM (Global System for Mobile), basta remover o aparelho da tomada e ligar no novo local”, explicou Paulo Bittencourt. Com isso não é mais necessário entrar em contato com a empresa para solicitar alteração de endereço ou mobilizar um servidor para fazer novo cabeamento no local de destino, o que gera gastos com material e tempo para execução do serviço. Informou ainda que será disponibilizada durante 120 dias nos números antigos, mensagem informando acerca da mudança.
Considerando que trata-se de mudança de tecnologia não é possível fazer a portabilidade dos números atualmente utilizados pelo município, mas se atentando aos impactos da mudança e para facilitar o acesso aos novos a Administração Municipal disponibilizará em seu site oficial a nova listagem telefônica possibilitando aos interessados realizar o download. A nova agenda está disponível no site oficial do município, www.conselheirolafaiete.mg.gov.br e nas redes sociais facebook.com/prefeituralafaiete e instagram.com/prefeituralafaiete.
Para facilitar ainda mais o acesso da população aos setores da prefeitura a Secretaria Municipal de Administração por meio do Departamento de T.I e Contas destaca que encontram-se em fase de desenvolvimento o Projeto Central de Atendimento Automatizado, onde o munícipe terá um número de referência para acessar opções pré-programadas, selecionar o setor no qual deseja falar, sendo direcionado automaticamente.
Acesse aqui a nova lista de telefones

Facebook

Twitter

Pinterest

WhatsApp

Previous articleCom a estiagem prefeitura inicia serviços de manutenção e reparos em vias e estradas rurais

Next articlePrazo para inscrição no edital de chamamento público do terminal rodoviário termina dia 29 de janeiro

ascom

Seguindo o movimento do mercado em geral, a mutação contínua da sociedade e sua forma de perceber e atuar nos negócios, é que a modernização decorrente da era digital chegou – também – ao mercado segurador.

Evidente que não se pode dizer que já é um mercado que atende cem por cento dos anseios da era digital, mas, considerando a atual volatilidade da forma de trabalho e entrega de serviços e resultados em quaisquer áreas de negócios, o que importa é o start, porque depois de iniciadas as mudanças, a caminhada será contínua.

Essas transformações e a reinvenção do mercado segurador, bem como, a necessidade de constante evolução e disrupção no gerenciamento e regulação foi, inclusive, mencionada no XIV Congresso de Direito de Seguro e Previdência – ocorrido final de abril em Gramado/RS – tamanha a importância da questão.

E, tudo sempre girando em torno de dados, seu armazenamento, compartilhamento, velocidade com que os mesmos são tratados e, evidentemente, a questão da segurança digital que é tão fundamental.

Assim, foi com foco na atualização desse mercado tão amplo e rentável é que surgiram as insurtechs – nome que vem da junção dos termos em inglês insurance (seguro) e technology (tecnologia). Em outras palavras, são startups voltadas à entrega simplificada de soluções e serviços relacionados ao mercado segurador.

Seguindo o propósito geral das startups e, ainda, a inclusão de mais tecnologia sólida no mercado de seguros, é que essas empresas empreendedoras e inovadoras vieram trazer mudanças nessa área, especialmente através do investimento em Big Data, Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) – o que inclusive justifica o sufixo tech na nomenclatura.

Mas é claro que, como em toda e qualquer mudança e evolução, podemos tentar identificar e mencionar quais são as reais vantagens e quais são as, eventuais, desvantagens que seguirão esses movimentos e é sobre isso que teceremos breves comentários.

Vantagens da modernização do mercado segurador

Big Data é um conceito utilizado para definir o processo de coleta, armazenamento e processamento de grandes volumes de dados de forma rápida e precisa, o que se faz imprescindível nesse ramo, em razão da imensurável quantidade de dados que envolvem as negociações relacionadas aos mais variados tipos e coberturas de seguros.

Isso é alicerçado pela implementação e uso de ferramentas que auxiliam em Serviços Estratégicos através do Business Intelligence e Machine Learning, que fazem a análise dessa enorme quantidade de dados e trazem as soluções específicas necessárias de acordo com o que for parametrizado.

Como reforço disso, a aplicação da Internet das Coisas (rede de objetos físicos capaz de reunir e transmitir dados) em soluções relacionadas ao ramo de seguros promove o fechamento desta modernização do mercado segurador pelas insurtechs, interligando os envolvidos através de objetos de uso diário que estejam munidos de tecnologia e/ou aplicações que os tornem conectados. Assim, a busca pelas informações e o acesso aos documentos relacionados ao contrato ou negociação seria realizado pela internet de forma, praticamente, imediata.

Desvantagens

Mesmo com todos os pontos positivos, nota-se um crescimento da atuação de criminosos digitais quase que na mesma proporção do crescimento das soluções. A fim de obter vantagem ilícita através do sequestro ou uso das informações coletadas, esses criminosos trabalham incansavelmente na busca de maneiras ilegais de burlar os pontos de segurança e bloqueio.

E esse é o ponto negativo da ultramodernização dos negócios, ao qual podemos nomear de vulnerabilidade ou risco cibernético. Caso não sejam muito bem especificadas e monitoradas, essas tecnologias podem se tornar grandes vilãs e ocasionar, até mesmo, a inviabilidade do negócio empresarial.

Como minimizar riscos?

Em razão disso é que, conjuntamente com todo o arcabouço de soluções práticas desenvolvidas, essas startups sempre devem colocar foco no investimento da segurança cibernética. Além da óbvia contratação de uma apólice de Seguro Cyber, a segurança de fato envolve muitos outros pontos que devem ser levantados, estudados com critério e implementados.

Para isso, é imprescindível que a empresa – por menor que seja – tenha muito bem estruturado o seu Plano de Gerenciamento de Riscos, que irá seguir todo o fluxo da cadeia produtiva dos serviços digitais prestados, visando identificar as áreas sensíveis e no que o investimento de segurança deve ser aplicado. A equipe responsável pelo gerenciamento de riscos deve ser fixa e antenada em toda e qualquer inovação, buscando sempre estar um passo à frente de eventuais hackers que possam tentar invadir o sistema e praticar ilicitudes.

Importante salientar que essa equipe deve ter respaldo e apoio jurídico sempre que precisar, a fim de manter a legalidade da estrutura. Ou seja, que todos os atos, procedimentos e serviços sigam o padrão da legislação vigente no país, bem como, para que tenham completo e imediato suporte na eventualidade da ocorrência de ataque que possa, além de comprometer as atividades da empresa, atingir os seus clientes.

Logo, a consultoria jurídica de uma bancada bem estruturada segue essencial para a implementação, desenvolvimento, acompanhamento e continuidade tanto das insurtechs quanto de qualquer outra empresa de ramo distinto.

O mercado de seguros vem passando por uma positiva e necessária transformação, mas que demanda cuidados a fim de que as inovações tragam os resultados e as soluções objetivadas e todos os riscos inerentes às atividades sejam ao máximo minimizados, tanto pela equipe interna quanto pelo suporte jurídico especializado.

Anelise Roberta Belo Bueno Valente, advogada no escritório Rücker Curi Advocacia e Consultoria e gestora da equipe Smart Law.

Quais os aspectos positivos da modernização do telefone?

O processo de modernização do telefone apresenta uma diversidade de aspectos positivos, dentre os quais pode-se destacar: a possibilidade de comunicação otimizada, de forma mais veloz; a utilização do celular para visualização das pessoas, o emprego dos telefones para realização de transações comerciais.

Quais os aspectos positivos da modernização?

Uma das principais vantagens do processo de modernização do campo foi o aumento significativo da produtividade, incluindo a geração e distribuição de alimentos pelo mundo, o que contrariou perspectivas pessimistas que acreditavam que o crescimento populacional superaria a disponibilidade de recursos.

Quais são os pontos positivos do uso do celular?

Em funções de menos risco o celular pode ser usado como ferramenta de trabalho, trazendo os benefícios de uma comunicação mais rápida e direta e uma administração mais organizada com as várias ferramentas disponíveis através de aplicativos.

Quais são os aspectos negativos da modernização do telefone?

Resposta verificada por especialistas Dinamismo nas comunicações e velocidade são os pontos positivos da modernização do telefone, já os negativos são a dependência e o vício que as pessoas estão tendo sobre essas tecnologias.