Quais são os fatores do movimento saiba que são os mesmo utilizados em dança?

  1. Início
  2. Jornalismo
  3. Anos Iniciais do Fundamental

Jornalismo

Quem dança tem mais facilidade para construir a imagem do próprio corpo, o que é fundamental para o crescimento e a maturidade do indivíduo e a formação de sua consciência social

PorNOVA ESCOLA

25/11/2009

A dança é uma expressão artística baseada no movimento corporal. Ela aparece em duas formas: a teatral e a social. No primeiro caso, é executada num palco, tendo como estilos principais o medieval e o balé (clássico, moderno e contemporâneo). No outro, ela é praticada ao ar livre ou em clubes de baile. Nesse grupo estão os gêneros populares - como o frevo, o forró, o carimbó etc. - e as danças de salão, do ventre e de rua. Nos dois casos, os passos cadenciados são acompanhados de música e transmitem sensações e sentimentos por meio de um conjunto ordenado (teatral), chamado coreografia.  

A dança surgiu com a função de permitir ao homem adorar os deuses e a natureza. Nas cavernas de Lascaux (França), Altamira (Espanha) e serra da Capivara (no Piauí) é possível observar desenhos com cenas de pessoas em roda, saltando e se comunicando com o corpo. É como se nossos antepassados quisessem reproduzir graficamente os sentimentos proporcionados por uma boa caça e uma colheita frutífera, a alegria causada pela chuva ou o medo provocado por um predador. A primeira coreografia que os estudiosos imaginam ter sido criada é a do homem que veste uma pele de animal e tenta imitar seus ataques ou fugas.

Ao longo do tempo, essa forma de Arte passou por transformações. Uma das mais importantes foi realizada na França do século 17, durante o reinado de Luís XIV. Exímio bailarino, ele fundou em 1661 a Academia Real da Música e da Dança. Nascia assim o conceito de balé, um tipo de dança executada pelos nobres nas festas da corte, que duravam dias. O gênero foi bastante difundido em toda a Europa. Na virada do século 19 para o 20, a francesa Isadora Duncan (18721927) mudou completamente o jeito teatral de dançar. Ela causou enorme sensação ao rejeitar as sapatilhas de ponta, símbolo sagrado do balé. Descalça, Isadora fazia seus passos arrojados e menos rígidos, interpretando as músicas a seu modo. Em 1913, o russo Vaslav Nijinsky (18901950) coreografou A Sagração da Primavera, peça musical dissonante e assimétrica do russo Igor Stravinski (18821971) que tinha movimentos diferentes para os vários bailarinos. Assim, ele eliminou o conceito de corpo de baile. (Veja essas e outras transformações no pôster "A arte no tempo")

Do ponto de vista corporal, a dança é uma forma de integração e expressão individual e coletiva: exercitam-se a atenção, a percepção e a colaboração entre os integrantes do grupo. Quem a pratica tem mais facilidade para construir a imagem do próprio corpo - fundamental para o crescimento e a maturidade do indivíduo e a formação de sua consciência social.

Como a ação física é a primeira forma de aprendizagem, é importante que essas atividades estejam sempre presentes na escola. A criança estimulada a se movimentar explora com mais freqüência e espontaneidade o meio em que vive, aprimora a mobilidade e se expressa com mais liberdade. Geralmente, nos primeiros sete anos de vida, os pequenos têm um vocabulário gestual muitas vezes maior do que o oral. De acordo com pesquisas recentes feitas na área da neurociência, é cada vez maior a relação entre o desenvolvimento da inteligência, os sentimentos e o desempenho corporal. Fica para trás, portanto, aquela visão tradicional que separava corpo e mente, razão e emoção.

"As descobertas feitas com o corpo deixam marcas, são aprendizados efetivos, incorporados. Na verdade, são tesouros que guardamos e usamos como referência quando precisamos ser criativos em nossa profissão e resolver problemas cotidianos. Os movimentos são saberes que adquirimos sem saber, mas que também ficam à nossa disposição para serem colocados em uso" 

Esteban Levin, psicólogo argentino e pesquisador em psicomotricidade

Na escola

Educação Infantil 

Na creche e na pré-escola, a criança precisa ser orientada a:

? Conhecer o próprio corpo.
? Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais e utilizá-los em situações de interação.

Ensino Fundamental 

O aluno de 1ª a 8ª série precisa aprender a:

? Compreender a capacidade e o funcionamento do corpo para usá-lo com expressividade, inteligência, harmonia, responsabilidade e sensibilidade.
? Reconhecer os diferentes tecidos que constituem o corpo (pele, músculos e ossos) e suas funções (proteção, movimento e estrutura).
? Observar e analisar as diferentes características corporais, como forma, volume e peso.
? Experimentar por meio de pesquisas vários tipos de locomoção, deslocamento e orientação (caminhos, direções e planos).
? Sentir o corpo no espaço, considerando as mudanças de velocidade, tempo, ritmo e o espaço ocupado pelas diversas atividades.
? Improvisar e criar seqüências de gestos com os outros colegas.
? Reconhecer e distinguir diferentes modalidades de movimento e suas combinações como são apresentadas nos vários estilos de dança.
? Contextualizar a produção em dança e compreender como ela é uma manifestação autêntica, sintetizadora e representante de determinada cultura.
? Pesquisar e freqüentar os grupos de dança e assistir a manifestações culturais e espetáculos em geral.
? Elaborar registros pessoais para a sistematização das experiências observadas e vividas.

Fonte: Parâmetros Curriculares Nacionais

Quer saber mais?

Bibliografia 

? A Educação pela Dança, Paulina Ossona, 176 págs., Ed. Summus, tel. (11) 3862-3530 31,60 reais
? Capoeira - Pequeno Manual do Jogador, Nestor Capoeira, 240 págs., Ed. Record, tel. (21) 2585-2407, 33,90 reais
? Dança, Educação, Educação Física, Nilda Barbosa Cavalcante Rangel, 80 págs.,  Ed. Fontoura, tel. (11) 4587-9611, 15 reais
? Dança e Educação em Movimento, vários autores, 272 págs., Ed. Cortez, tel. (11) 3873-7111, 32 reais
? Dança Escolar - Um Novo Ritmo para a Educação Física, Vanja Ferreira, 80 págs., Ed. Sprint, 
tel. (21) 2264-8080, 18 reais
? Dança... Ensino, Sentido e Possibilidades na Escola, Débora Barreto, 163 págs., Ed. Autores Associados, tel. (19) 3289-5930, 28 reais
? Dança Brasil - Festas e Danças Populares, Gustavo Cortes, 182 págs. Ed. Leitura, tel. (31) 3371-4902, 48 reais
? Manuais de Ensino-Dança, Eliana Caminada e Vera Aragão, 132 págs., Ed. Universidade,
tel. (21) 2536-5191, 27 reais
? Ensino de Dança Hoje, Isabel Marques, 128 págs., Ed. Cortez, 18 reais
? Espaço e Corpo - Guia de Reeducação do Movimento, Ivaldo Bertazzo, 235 págs., Ed. Sesc SP,
tel. (11) 3179-3400, 25 reais
? História da Dança no Ocidente, Paul Bourcier, 340 págs., Ed. Martins Fontes, tel. (11) 3259-8836, 47,80 reais
? O Livro da Dança, Ines Bogéa, 96 págs., Ed. Cia. das Letrinhas, tel. 0800-014-2829, 21 reais
? Pequena Viagem pelo Mundo da Dança, Lenira Rengel e Rosana Van Langendonck, 80 págs., Ed. Moderna, tel. 0800-172-002, 36,50 reais
? Dança na Escola, Erica Beatriz Verderi, 120 págs., Ed. Sprint, tel. (21) 2264-8080, edição esgotada
? Dança, Símbolos em Movimento, Maria-Gabriele Wosien, 128 págs., Ed. Anhembi-Morumbi, tel. (11) 3847-3146, 55 reais

continuar lendo

Quais são os tipos de movimento na dança?

Famílias de movimentos: os diferentes movimentos são organizados em famílias da dança: transferências, locomoções, saltos, voltas, quedas e elevações. Refere-se ao trajeto do corpo, do início ao fim.

Quais são os fatores de movimento na dança?

Os fatores do movimento da dança são: tempo, peso, fluência e espaço.

Quais são os fatores de movimento saiba que são os mesmos utilizados em dança?

São quatro os fatores que imprimem qualidades específicas ao movimento: Fluência, Espaço, Peso e Tempo.

Quais são os quatro movimentos da dança?

Espaço - forma direta ou flexível; 2. Tempo – rápido, lento ou moderado; 3. Peso - leve ou forte; 4. Fluência (fluxo) – livre ou controlado.