Quais são os exemplos de fenômenos químicos?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Fenômeno químico é uma mudança na composição de uma substância. Um fenômeno químico, como a combustão, transforma uma substância em outra, com diferentes propriedades químicas. Combustíveis como madeiras ou carvão transformam-se com a combustão e formam cinzas. A matéria após sofrer uma reação química (um fenômeno químico), não pode mais tornar a ser como era anteriormente.

Exemplos:

  • Mudança de cor: Colocar fogo no papel, na madeira ou no carvão; água sanitária em tecido colorido; queima de fogos de artifício.
  • Efervescência: bicarbonato de sódio (fermento)+ (vinagre)
  • formação de um sólido (precipitado):

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Fenômeno físico
  • Reação química
  • Modelos físicos

Fala Gás Nobre, hoje falaremos sobre os Fenômenos Físicos e Químicos, sobre o que são, o que os difere e apresentarei exemplos de cada um deles. Bora reagir?

Gás Nobre, a Química tem como área de interesse e estudo a matéria e suas transformações, isto é, tudo o que é matéria e qualquer transformação ou mudança que ocorra com ela. Essas transformações ou mudanças da matéria são chamadas de fenômenos e podem ser de natureza física ou química. Vale lembrar aqui que apesar desta nomenclatura “Fenômenos” estes não precisam ser necessariamente impressionantes, inclusive, a grande maioria dos fenômenos físicos e químicos que presenciamos no dia a dia são bem simples, como por exemplo, ferver a água para passar o café que tomamos de manhã.

Leia mais em: O que a Química estuda? 

Ok, sabemos que fenômenos físicos e químicos são mudanças e transformações da matéria, mas que mudanças e transformações são essas?

Como citei anteriormente, essa transformação pode ser de caráter físico ou químico e o que basicamente a diferenciará será a composição química final da matéria. 

Um fenômeno físico é aquele em que a substância sofre uma mudança, mas preserva a sua identidade, a sua composição química. Por exemplo, a água evaporando, ela está sofrendo uma mudança do estado líquido para o gasoso, mas continua sendo água (H2O). 

Quais são os exemplos de fenômenos químicos?

Já um fenômeno químico é aquele em que a substância sofre uma mudança e devido a isso sofre alteração da sua composição química, isto é, ocorre a formação de uma ou mais novas substâncias. Por exemplo, um prego de ferro enferrujando, temos o ferro sofrendo oxidação e formando ferrugem (óxido de ferro, Fe2O3). 

Quais são os exemplos de fenômenos químicos?

De forma geral, podemos distinguir um fenômeno físico de um fenômeno químico pela composição da matéria. Se a matéria possui a mesma composição após a mudança/transformação, tem-se um fenômeno físico. Se a matéria sofreu alteração da sua composição, com a formação de uma ou mais novas substâncias, tem-se um fenômeno químico. 

Bora conferir alguns exemplos de fenômenos físicos e químicos no nosso dia a dia?

Fenômenos Físicos

Os fenômenos físicos estão relacionados com o aspecto do material. De forma geral, fenômenos físicos são representados pelas mudanças de estado físico (evaporação, fusão, condensação, sublimação, entre outros) do material e por deformações mecânicas (amassar, triturar, rasgar, entre outros). 

Leia mais em: 
Mudanças de Estado Físico da Matéria
O que é uma mudança de estado físico da matéria? 

São alguns exemplos de fenômenos físicos: 

– Gelo/Geleiras derretendo
– Água evaporando/fervendo
– Perfume evaporando
– Álcool evaporando
– Bebida congelando no freezer 
– Sublimação da naftalina
– Metal fundindo
– Amassar um papel
– Amassar uma lata
– Quebrar uma rocha/pedra
– Quebrar um objeto de vidro

Quais são os exemplos de fenômenos químicos?

Fenômenos Químicos

Um fenômeno químico caracteriza-se pela mudança da composição química do material, ou seja, caracteriza-se pela presença e ocorrência de reações químicas. De forma geral, temos transformações em que ocorrem rearranjo dos átomos constituintes da matéria formando novas substâncias.  

São alguns exemplos de fenômenos químicos: 

– Apodrecimento de alimentos (frutas, verduras, entre outros)
– Cozimento de alimentos
– Caramelização do açúcar
– Crescimento de um bolo
– Digestão dos alimentos
– Fermentação (Produção de bebidas)
– Transformação do vinho em vinagre
– Oxidação de superfícies metálicas (ferrugem)
– Queima de combustíveis (madeira, carvão, gasolina, gás de cozinha, diesel)
– Efervescência de um comprimido
– Fogos de artifício

Leia mais em: 
A Química dos Fogos de Artifício
Combustíveis no ENEM 

Quais são os exemplos de fenômenos químicos?

Mas como podemos diferenciar um fenômeno físico de um químico?

Basicamente, podemos diferenciar os dois tipos de transformações ao constatar a formação ou não de uma ou mais novas substâncias. Caso uma nova substância tenha sido formada isso indica de que ocorreu um processo químico, se não, um processo físico. 

De forma geral, identificamos um fenômeno físico quando ocorre uma mudança de estado físico da matéria ou alguma deformação mecânica do material. Já o fenômeno químico podemos identificar a partir da ocorrência ou não de uma reação química. 

Para identificar a ocorrência de uma reação química devemos estar atentos a: 

– Mudança de temperatura
– Liberação de gases
– Mudança de textura
– Mudança de cor
– Mudança de odor
– Produção de som
– Emissão de luz
– Formação de precipitado

Leia mais em:
Cinética Química e Velocidade das Reações
Reações com Compostos Orgânicos 

Gás Nobre, lembrando aqui que em caso de reações desconhecidas NUNCA deve-se sentir o aroma do produto produzido e nem manuseá-lo sem o devido uso de equipamentos de proteção individual adequados, pois a substância pode ser tóxica e/ou corrosiva. 

Além disso, podemos identificar um processo químico de um físico, pois o químico pode ser desfeito apenas de uma nova reação química, sendo que em alguns casos o processo é irreversível. Por exemplo, ao queimarmos uma madeira não conseguimos obtê-la de volta a partir de suas cinzas. 

Leia mais em: Reações Reversíveis e Irreversíveis 

Já nos fenômenos físicos temos mudanças na aparência, como tamanho, forma, estado físico, mas a identidade da matéria, isto é, sua composição química permanece inalterada. 

Beleza Gás Nobre? Espero que tenha gostado de saber mais sobre os fenômenos físicos e químicos. Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para ter acesso a esse e outros conteúdos exclusivos. Reage!

Gás Nobre! Você tem dificuldades para entender conteúdos de Ciência da Natureza? Não fique triste! Eu, professor Paulo Valim, quero te contar um segredinho que os melhores estudantes do Brasil já conhecem, com a minha plataforma Ciência em Ação, você vai conseguir aprender QuímicaFísica e Biologia de forma rápida e efetiva e garantir a sua aprovação ainda em 2020.

Não importa se você tem dificuldades com as matérias ou se essa é a primeira vez que você vai estudar Química, Física ou Biologia. No Ciência em Ação, nossos cursos são completos e aprofundados. Eu e a minha equipe ensinamos todo o conteúdo do começo ao fim de forma didática.

Que foi? Você tem dúvidas de que o que eu estou falando é verdade? Então, saca só, Gás Nobre! Liberei o primeiro módulo completo da minha plataforma Ciência em Ação totalmente grátis pra você experimentar! Curtiu? Clique aqui e aproveite para conhecer a melhor plataforma de Ciência da Natureza da web!

Bora reagir e realizar os seus sonhos? 

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha  página no Facebook, siga o meu Instagram, se inscreva no canal do Youtube e entre no meu canal do Telegram.

Quais são os exemplos de fenômenos químicos?

Leia mais:

Quais são exemplos de fenômenos químicos?

Outros exemplos de fenômenos químicos ou reações químicas são:.
Queima de papel;.
Alimento decompondo-se no lixo;.
Queima do carvão;.
Produção de queijo a partir do leite;.
Queima de combustíveis no motor dos automóveis;.
Fotossíntese realizada pelas plantas;.
Azedamento do leite..

O que é um fenômeno químico cite pelo menos 5 Exemplos?

Exemplos: Mudança de cor: Colocar fogo no papel, na madeira ou no carvão; água sanitária em tecido colorido; queima de fogos de artifício. Efervescência: bicarbonato de sódio (fermento)+ (vinagre) formação de um sólido (precipitado):

São exemplos de fenômenos químicos é físicos?

Por exemplo, o derretimento do gelo é um fenômeno físico, pois embora tenha mudado de estado a matéria continua sendo água. A queima da madeira é um fenômeno químico, que ocorre por meio de uma reação de combustão enquanto a madeira (combustível) inflama.

É um exemplo de fenômeno físico?

Fenômeno Físico é aquele que não altera a estrutura ou a constituição da matéria. Por exemplo, se amassarmos um papel, ele apenas mudará seu formato, no entanto, continuará sendo papel, isto é, tendo a mesma composição química. Entretanto, se o queimarmos, ele terá sua estrutura química alterada.